Beneflex: como funcionam os benefícios flexíveis?

Por

Manoela Mitchel

Por

Manoela Mitchell

Publicado em

21/10/21

O conjunto de benefícios que uma empresa oferece influencia a atração, retenção e motivação de talentos. 

Segundo a pesquisa Global Benefits Attitudes - Brasil, 37% das pessoas pensam em mudar de emprego justamente pela falta de benefícios em saúde, mas 41% das empresas ainda não oferecem benefícios de bem-estar, os mais procurados da categoria. 

Uma ótima saída é investir no beneflex: formato que permite que os colaboradores escolham entre os benefícios flexíveis que fazem mais sentido para a vida deles.

Afinal, se os funcionários possuem estilo de vida e necessidades diferentes, faz sentido oferecer os mesmos benefícios para todos eles? 

Como o recurso ainda é novo no Brasil e desperta muitas dúvidas, resolvi escrever este conteúdo para você entender melhor como ele funciona!

Veja as informações que você vai encontrar no artigo:

O que é beneflex?

Beneflex, ou benefícios flexíveis, é um tipo de programa oferecido pelas empresas em que os colaboradores podem escolher a quais benefícios querem aderir.

Veja só: para um funcionário que adora ir ao cinema e a shows, o vale-cultura pode ser um benefício muito vantajoso. 

Já para um colaborador que não gosta muito de sair, mas precisa economizar e quer ser mais saudável, o plano de saúde corporativo pode ser um benefício indispensável.

Tudo é feito de maneira estratégica. Por exemplo: para que um funcionário não receba mais do que o outro na mesma função, é preciso que o pacote de benefícios, ainda que composto por itens diferentes, tenha valores equivalentes.

Por isso, geralmente, o valor de cada benefício é transformado em pontos e a empresa determina uma quantidade máxima de pontos que cada colaborador pode aproveitar mensalmente.

É importante mencionar, entretanto, que o beneflex se refere aos benefícios opcionais. Todos os benefícios obrigatórios pela CLT continuam sendo fixos

A saber: 

  • 13º salário, 
  • FGTS, 
  • contribuição ao INSS, 
  • licença maternidade, 
  • férias remuneradas,
  • vale-transporte. 

Vantagens da contratação do beneflex

Os benefícios flexíveis dão mais liberdade para os colaboradores aproveitarem ao máximo os recursos que são disponibilizados pela empresa. 

Desta forma, eles melhoram a sua qualidade de vida, se sentem valorizados pela organização e tudo isso impacta no desempenho de cada um deles no trabalho.

Veja as principais vantagens que o beneflex pode proporcionar:

Atração e retenção de talentos

Oferecer benefícios flexíveis favorece o employer branding e o employee experience da organização. Dessa forma, a empresa consegue atrair os melhores candidatos e fazer com que eles tenham vontade de fazer carreira dentro dela. 

Isso porque, além de oferecer benefícios, a possibilidade da personalização dá a sensação de que a empresa está oferecendo mais por menos. Ou seja, independente do perfil do candidato ou colaborador, ele ficará satisfeito!

Melhora no clima organizacional

Aumentar a valorização, confiança e bem-estar dos funcionários, contribui para criar um ambiente corporativo mais saudável. E, num ambiente corporativo mais saudável, as pessoas produzem mais e melhor. 

Além disso, conseguir oferecer isso sem precisar necessariamente gastar mais - uma vez que alguns desses benefícios já seriam oferecidos, mas de maneira fixa - é uma boa vantagem!

E mais: oferecer o que atende melhor às necessidades dos colaboradores também favorece a melhora do clima organizacional.

Aumento do engajamento

Funcionários felizes são mais engajados, produtivos e conseguem propor melhores soluções para os desafios da empresa. Além disso, vários benefícios flexíveis podem contribuir para que os colaboradores tenham mais saúde física, financeira e mental. 

Aliás, vale a pena lembrar que o engajamento no trabalho, segundo a International Stress Management Association é um agente preventivo à síndrome de Burnout - que afeta mais de 30% da população brasileira. 

E que ela não é mais considerada um transtorno mental pela OMS, mas uma doença ocupacional, ou seja, a empresa tem que arcar com uma série de gastos relacionados a cada funcionário afastado. 

Redução de absenteísmo e presenteísmo

Quanto maior for a taxa de engajamento dos funcionários no trabalho, menor serão os níveis de absenteísmo e presenteísmo

Afinal, eles existem justamente pela falta de motivação no trabalho. Esta falta de motivação, por sua vez, pode estar ligada a problemas de saúde ou até mesmo a questões profissionais. 

Ou seja, além de aumentar a energia para o trabalho, o beneflex ainda permite que o colaborador, caso precise, possa se cuidar através de um plano de saúde.

E tem mais: a diminuição de afastamentos, gerados justamente pelo adoecimento físico ou mental, ainda diminui alíquotas como FAP e RAT

Melhora do posicionamento no mercado 

Funcionários querem bons benefícios, assim como empresas querem atrair e reter talentos. 

Uma consequência bastante valiosa gerada por esse ciclo de retroalimentação é que, com melhores profissionais na equipe, a empresa não só produz mais, mas consegue obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Benefícios fixos vs beneflex

É necessário salientar que oferecer benefícios flexíveis não dispensa a empresa de disponibilizar os benefícios obrigatórios previstos pela CLT, como vale-transporte, férias e 13º salário ou mesmo os benefícios estipulados pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). 

A ideia é disponibilizar um cardápio de benefícios não obrigatórios, mas que podem ser muito bem recebidos pelos funcionários e trazer vantagens para todos os envolvidos. 

Não é por acaso que 41% dos gestores entrevistados pela pesquisa HR Trends – Benefícios Corporativos no Brasil em 2020 desejam implementar o beneflex nos próximos dois anos. 

O que diz a lei?

A legislação trabalhista não cita os benefícios flexíveis, mas isso não quer dizer que a prática é ilegal. Veja o que diz a CLT:

Art. 468 – Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Portanto, desde que a nova política de benefícios seja implantada com a anuência dos colaboradores e não traga nenhum tipo de prejuízo para nenhum deles, o recurso é totalmente legal

Para garantir que nenhuma prerrogativa seja descumprida, além do apoio do setor jurídico da empresa, vale a pena entrar em contato com o sindicato da categoria antes da implantação.

Como implementar o beneflex na sua empresa?

Tudo isso é muito atrativo, mas você pode estar pensando “como eu vou realizar isso na prática?”. Afinal, fazer a gestão de tantos benefícios diferentes requer alguma preparação mesmo. 

Mas, com a mentalidade alinhada você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças! 

Ao contrário, já existem plataformas que centralizam o gerenciamento e tornam este trabalho muito mais fácil. Tanto quanto a dos benefícios fixos. 

Veja só o passo-a-passo que montamos abaixo:

Entenda a preferência dos colaboradores

Se cada trabalhador vai poder escolher o benefício, o primeiro passo é conhecer mais cada um deles para que a escolha do beneflex esteja ajustada às suas preferências. 

Uma possibilidade é realizar uma pesquisa de clima organizacional e filtrar as respostas para entender o que agradaria mais. 

Outra possibilidade é enviar um formulário por e-mail com perguntas mais diretas - como “quais benefícios você gostaria de receber?” - para obter direcionamentos mais assertivos.

Junto a isso, também é importante pensar em benefícios que estejam alinhados com a cultura da organização. 

Simule análises

A partir das respostas acima, é muito importante entender o que poderá ser oferecido diante do investimento necessário. Neste momento, procure parceiros que possam atender às suas necessidades e os desejos dos colaboradores. 

A partir disso, analise as melhores opções. 

Lembre-se que os pontos escolhidos por cada benefício precisam ser equivalentes. Afinal, se um colaborador estiver obtendo mais vantagens do que outro, além de não ser justo, a empresa pode ter problemas. 

Adeque-se à lei trabalhista

Outra tarefa bastante importante para evitar problemas é juntar-se com o jurídico da empresa para entender como oferecer o beneflex respeitando a legislação e a Convenção Coletiva de Trabalho. 

É importante estruturar regras claras e que se aplicam à possibilidade de personalização a partir do que os colaboradores julgarem necessário para si. Estabelecer um teto de pontos, por exemplo. 

Monte um plano de ação

A partir de todo esse planejamento, é importante ensinar os colaboradores a utilizar a plataforma que vai te ajudar a fazer a gestão de todos esses benefícios! 

Faça testes e monitore o uso, por meio de pesquisas, para entender se tudo está funcionando de acordo com o esperado. 

Sensibilize os colaboradores

Assim como o beneflex é algo novo para a empresa, também é para os funcionários. E, como qualquer novidade, é preciso educar o público-alvo para que ele entenda muito bem como funciona. 

Se eles estiverem com dificuldades para usar, a adesão será melhor e eles não verão muitas vantagens no benefício - o que vai atrapalhar bastante a retenção de talentos. 

Por isso, faça workshops, rodas de conversa e outras atividades para certificar-se que eles estão sendo bem aproveitados!

Mensurar e ajustar

Ao fim, ainda é importante colher dados sobre a utilização para entender o que está funcionando e o que não está. Colha feedbacks e cruze informações, por exemplo, sobre as demissões voluntárias e a escolha dos benefícios.

Com o tempo, você vai ter uma visão mais clara sobre o que está acontecendo na prática e vai poder realizar ajustes para melhorar o processo. 

Dicas para montar um bom pacote de benefícios

Como tudo o que envolve gestão de pessoas, não existe um manual fixo ou um passe de mágica para criar o pacote de benefícios ideal. A escolha depende dos objetivos da empresa, do orçamento disponível, das necessidades dos colaboradores, entre outros pontos.

Entretanto, confira algumas dicas que podem ajudar:

  • analise o perfil dos colaboradores e entenda as suas necessidades;
  • escolha benefícios que estejam alinhados com a cultura organizacional;
  • realize pesquisas internas e de mercado;
  • envolva outros setores estratégicos para tomar a decisão.

Como fazer uma boa gestão de benefícios

Não basta apenas oferecer o beneflex de qualquer jeito e esperar pelas vantagens que apresentamos. É necessário administrar os recursos de maneira adequada para evitar desperdícios, garantir a legalidade e a satisfação dos colaboradores.

Veja algumas dicas para fazer uma gestão de benefícios estratégica:

  • estabeleça as regras e divulgue o pacote de benefícios;
  • comunique de forma transparente todas as mudanças;
  • oriente os times sobre a política de uso adequada para cada benefício;
  • faça reavaliações sobre os benefícios oferecidos e considere o perfil dos novos colaboradores;
  • contrate uma plataforma especializada em gestão de benefícios.

Compreendeu as vantagens de oferecer beneflex para os seus colaboradores? Os resultados dessa nova política podem ser incríveis, mas isso não dispensa a necessidade de avaliar o custo-benefício de cada opção.

Inclusive, como já dissemos, a possibilidade de ter uma plataforma para centralizar toda a gestão de benefícios pode otimizar muito o trabalho dos RHs! 

Sendo assim, que tal aprender como escolher os melhores benefícios para a sua empresa? 

Preparamos um e-book completo sobre o assunto para te ajudar nesta tarefa. Baixe agora:


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados