CHRO e Business Partner: o que é, o que faz e como ajuda o crescimento das empresas

Por

Aline Almeida

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Publicado em

7/10/20

Assim como em qualquer meio profissional, a área de Recursos Humanos é repleta de siglas e nomenclaturas técnicas. Por isso, é fundamental conhecê-las e entendê-las para que o gerenciamento seja o mais eficiente possível. Assim, hoje vamos falar sobre CHRO e Business Partner.

Com o surgimento de empresas com crescimento exponencial, com diversas sedes e a popularização do trabalho remoto, a gestão de pessoas e a manutenção de um bom clima organizacional se transformou em uma missão ainda mais complexa. 

Por conta disso, ter profissionais habilitados e capacitados para trabalhar com estratégia dentro das empresas tornou-se requisito básico para empresas que querem se desenvolver.

Se você quer ficar por dentro do que são essas siglas e qual o seu papel no desenvolvimento estratégico da organização, acompanhe!

Aqui você vê:

CHRO: o que é? Entenda o papel estratégico

O CHRO, ou Chief Human Resource Officer, nada mais é que o líder dentro dos Recursos Humanos. Ele é responsável pelo capital humano, através do planejamento dos planos de carreira e das novas contratações, sempre conectado à área de negócios. 

Afinal, hoje não é mais possível separar trabalho da tecnologia ou da internet. Por conta disso, o CHRO surgiu justamente para aplicar ferramentas tecnológicas dentro da rotina das empresas e, assim, facilitar a gestão de pessoas.

A importância de incluir a liderança de RH na gestão estratégica da empresa só aumenta com o passar do tempo. Vivemos em um contexto em que a atração e retenção de talentos se tornou uma ação prioritária

Por anos, o RH funcionava como um departamento administrativo e burocrático. Até hoje é comum ver a diretoria reportando para um Chief Financial Officer, CFO, ou para um COO, Chief Operating Officer.

É importante ressaltar que essa visão é defasada. O RH hoje deve ser tratado como um pilar estratégico de qualquer empresa que deseja escalar os seus negócios e, investir nos Recursos Humanos é sinônimo de zelar pelo crescimento saudável da companhia.

Qual o papel do CHRO na empresa?

O papel do CHRO, que também pode ser chamado de CPO (Chief People Officer), é ser uma liderança C-level dedicada a cuidar das pessoas que levam o negócio para frente, ou seja, todos os colaboradores. Afinal, é o capital humano um dos principais ativos de uma organização e sua gestão deve estar alinhada com os objetivos da alta-gestão.

É o CHRO que ajuda a empresa a construir uma vantagem competitiva sustentável em termos de seleção, retenção e desenvolvimento de talentos. Além disso, o CHRO é o responsável por criar estratégias para manter a cultura organizacional saudável. 

Deve estar atento à concorrência, sempre fazendo previsões significativas para a tomada de decisão, inclusive sobre mudanças relacionadas a Recursos Humanos das outras empresas, como sistemas de incentivo, por exemplo.

Ele é um líder que atua em favor dos colaboradores, porém focando nos resultados da empresa. Além disso, deve trabalhar com conjunto com os demais C-Levels como o CFO, que é o Chief Financial Officer, ou Diretor de Finanças; o CEO, ou Chief Executive Officer, o Diretor da Empresa e ainda o COO, que é o Chief Operating Officer ou Diretor de Operações.

Principais funções de um CHRO

É importante citar quais são as atividades principais de um profissional dessa área dos Recursos Humanos. Confira:

Desenvolvimento de liderança

É muito comum que equipes não se desenvolvam como planejado por falta de uma liderança ativa e presente. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais colaboradores optam por sair da empresa atual.

Líderes precisam ser inspiradores e tem como o papel diminuir o índice de turnover, aumentar o comprometimento das equipes e resolver as dificuldades, sempre com foco na carreira dos seus colaboradores.

Avaliação das habilidades

O CHRO também precisa ser capaz de avaliar a demanda de habilidades que a empresa necessita, além de saber mensurar o retorno que o investimento nos talentos irá gerar.

Só assim ele será capaz de fazer as melhores contratações, de colaboradores que sejam alinhados com a cultura da empresa.

Inclusão de pautas de diversidade e inclusão

Se a sua empresa ainda não debate e abre espaço para que a diversidade aconteça, talvez seja hora de reconsiderar.

Além de ser fundamental para os colaboradores se sentirem representados e criar um ambiente de trabalho mais diverso, os consumidores também estão optando mais por empresas que abraçam essas causas.

Por isso, um dos papéis do CHRO é promover o conhecimento sobre diversidade dentro da empresa, abrindo espaço para o debate, além de favorecer práticas positivas de inclusão e reforçar a problemática da utilização de certas expressões preconceituosas, por exemplo.

Cuidado com o colaborador

Você sabe quais são as percepções dos colaboradores da sua empresa sobre o ambiente de trabalho? Se eles estão felizes e motivados no dia a dia? É também papel do profissional CHRO mapear e cuidar das necessidades dos profissionais para criar um ambiente acolhedor e que esteja alinhado com as expectativas do time.

É nessa hora que é possível ter a percepção do que falta à equipe, como por exemplo, algum tipo de benefício.

Identificação de soft skills do futuro

O mercado muda a todo momento e, com essa mudança, novas habilidades são necessárias. Cabe ao profissional de CHRO estudar e coordenar os colaboradores para que eles se adaptem à essa nova realidade e às necessidades da empresa.

Afinal, o CHRO é um cargo C-Level, sendo assim, suas ações precisam ser sempre voltadas para o futuro da empresa, garantindo seu resultado e continuidade.

Habilidades para ser um CHRO

A principal característica de um CHRO é saber lidar com pessoas. E nesse quesito, é fundamental que exista uma certa sensibilidade para que se possa ter uma percepção mais fina sobre as necessidades de cada um.

Ser um bom comunicador, de maneira clara e versátil, sempre evitando ruídos é extremamente necessário para que se possa trabalhar de maneira objetiva nos problemas, focando sempre nos resultados.

É preciso saber ser um bom líder, sempre pronto para ouvir, auxiliar, resolver e aprender. Dar o exemplo também é essencial.

Além disso, também é preciso sempre se desenvolver como profissional, entender como as estratégias da empresa funcionam, focando em resultados, sempre alinhando os colaboradores com esses objetivos.

Não existe uma formação exigida para o cargo de CHRO, no entanto grande parte é formada em administradores com MBA em Recursos Humanos. Também é esperado que sejam proficientes em inglês e ter cursos e certificações em psicologia organizacional, além de recrutamento e seleção.

O que é um Business Partner?

O Business Partner, ou BP, é o profissional que promove o alinhamento entre o setor de Recursos Humanos e as áreas de negócio da empresa. Traduzindo, significa Parceiro de Negócios e, na prática, ele atua como um consultor para a alta gestão da organização.

Por ser uma função estratégica, quem gere o time de RH pode ter dificuldades para ter uma visão eficiente do dia a dia das pessoas que trabalham na empresa. É aí que se percebe a crescente necessidade de interação entre as áreas e o BP entra coletando informações para otimizar o processo de tomada de decisão do gestor.

Outra função do BP é criar um elo mais próximo entre gestores e equipes de diferentes áreas, coletando informações para otimizar o processo de decisão, facilitando o alcance de resultados e contribuindo para um clima organizacional positivo.

O Business Partner é essencial porque promove uma comunicação eficiente entre as diferentes áreas e viabiliza as informações necessárias na hora de tomar decisões. Como, por exemplo, a criação e mensuração dos OKRs, transformando a troca de informações mais estratégica.

No entanto, vale frisar que o BP não é um papel gerencial. Ele entrega dados que devem ser usados como ferramentas pelos gestores. 

O que esperar de um Business Partner?

A principal característica do BP é ter conhecimento tanto de gestão de pessoas quanto do universo dos negócios para conseguir conectá-las, preenchendo o "gap" existente.

Afinal, mesmo com o crescente uso de ferramentas por parte da equipe de Recursos Humanos, ainda é comum que os profissionais desse setor não tenham uma visão estratégica para poderem aplicar os dados coletados diretamente no negócio.

Assim como a alta gestão ainda não entende como pode direcionar corretamente o capital humano para que os objetivos do negócio possam ser alcançados.

Por isso, espera-se que o BP possa otimizar essa comunicação, tanto fornecendo dados quanto alinhando as atuações dos dois setores.

Habilidades desejadas em um Business Partner

Além de tudo isso que mencionamos, existem algumas características que são importantes para o perfil de um BP, tais como:

  • Ter uma boa comunicação, clara e eficiente;
  • Capacidade de influenciar pessoas;
  • Saber ter uma postura diplomática em suas relações;
  • Flexibilidade e dinamismo;
  • Ideal que tenha experiência em gestão de pessoas;
  • Perfil analítico para coletar e avaliar dados.

E, por mais que não exista uma formação específica, o ideal é que o BP seja graduado em Administração ou em Gestão de Recursos Humanos, desde que tenha a capacidade de sair de um campo específico para se tornar generalista.

Business Partner: especialista ou generalista?

Definitivamente generalista. Para que o BP tenha sucesso na sua jornada, nós já frisamos: ele precisa ter amplo conhecimento tanto do mundo dos negócios quanto da dinâmica da empresa e das pessoas.

Afinal, é preciso entender os processos e qual o seu impacto nos objetivos que a alta gestão traça para a empresa. Só assim é possível construir uma ponte com a gestão de pessoas, orientando a tomada de decisão por parte das lideranças.

Como o BP auxilia o RH?

O Business Partner tem como principal função tornar o RH mais estratégico. Afinal, essa é uma demanda crescente das empresas que entendem que bons resultados tem tudo a ver com alinhamento maior entre as pessoas.

Sendo assim, quando a gestão de pessoas usa os conceitos do BP, ou passa a contar com seu apoio, também passa a ter esse tipo de visão, podendo até se tornar o protagonista dentro da organização. Além de melhorar a dinâmica de trabalho e o nível de satisfação dos profissionais.

Contratar um BP é favorecer resultados. Inclusive, um estudo da global de benchmarking CEB divulgado pelo site Você RH. afirmou que empresas que contam com Business Partners tem aumento de até 10% em sua receita e um acréscimo médio de 9% no lucro.

RH estratégico: um setor em pleno desenvolvimento

Com a chegada do CHRO e do Business Partner, o RH consegue trabalhar de forma mais fluida com o resto da empresa. Ao ter um representante no gerenciamento C-level da companhia, o time de Recursos Humanos tem mais facilidade para implementar os seus projetos e, com a presença do BP, torna- se mais simples compreender o impacto dos projetos na empresa como um todo.

Esse tipo de organização da equipe de RH garante um crescimento mais saudável para empresas que escalam seus negócios e forças de trabalho com agilidade.

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