Feedback positivo: importância e como dar este retorno

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

23/7/21

Falar em feedback leva muitas pessoas a pensarem em algo negativo ou a acreditarem que ele se resume a conversas chatas, já reparou? Porém, o feedback vai muito além disso. Ele é o retorno sobre as condutas dos colaboradores, sejam elas positivas ou negativas, e nem sempre precisa ser algo que deixe todo mundo tenso. Pelo contrário!

Oferecer devolutiva para os funcionários deve fazer parte da cultura da empresa, algo praticado no dia a dia, principalmente quando se trata de feedback positivo. Mas, esse tipo de retorno também precisa de atenção, já que ele vai além do elogio. 

Continue com a gente para entender por que o feedback positivo é importante para a empresa e os colaboradores e quando e como fazê-lo de forma estratégica. Aproveite a leitura!

Neste conteúdo, você vai encontrar:

O que é feedback, afinal?

Feedback nada mais é do que uma resposta a algo, seja um pedido, uma ação ou um acontecimento. Se você verificar a tradução, vai se deparar com algo como “retroalimentação” e é isso a que se propõe o conceito de feedback para o RH: “alimentar” os colaboradores com informações e orientações sobre algo que vai bem ou mal.

No contexto organizacional, também podemos entender o feedback como um retorno pelo desempenho do colaborador, como direcioná-lo e como fazer isso de forma eficiente, sem que nem o funcionário nem o gestor levem os apontamentos para o lado pessoal.

Qual a diferença entre feedback positivo e negativo?

O feedback positivo ocorre quando é preciso valorizar a capacidade, o comportamento e (ou) as atitudes de um colaborador ou uma equipe. Ou seja: é o momento em que a empresa diz ao time o quanto confia no seu trabalho e acredita no seu potencial.

Porém, reforçando o que dissemos no início, o feedback positivo não é apenas um elogio, ele vai além. É preciso apontar exemplos do que o colaborador fez de positivo ou de comportamentos que ele teve que beneficiaram a organização.

Já o feedback negativo deve servir como um instrumento de melhorias, pois, nesse tipo de retorno devem ser apontados os pontos que precisam de atenção por parte do colaborador. 

É o famoso “dar o toque” em uma pessoa a fim de que ela consiga enxergar quais atitudes não estão tão legais e precisam de mudança. Justamente por isso, muitos especialistas defendem a tese de que não existe feedback positivo, e sim o feedback construtivo.

Qual a importância de dar feedbacks positivos nas empresas

Quem não gosta de ser elogiado e de saber que está desempenhando um bom papel? O reflexo disso é tão importante e positivo que resulta em ganhos para todos os lados, veja:

  • eleva a motivação e o engajamento do time;
  • aumenta a produtividade interna, pois os colaboradores sentem que são valorizados e se esforçam para entregar mais;
  • aguça o desejo de crescer e se desenvolver na organização;
  • estreita e fortalece o relacionamento com os funcionários e entre eles;
  • é uma resposta para que profissional entenda que está no caminho certo;
  • reduz os pedidos de demissão voluntária por insatisfação com a empresa.

Existe o momento ideal para dar feedbacks positivos?

O feedback positivo deve ser oferecido no mesmo momento em que o colaborador teve alguma atitude assertiva ou em que ele surpreendeu positivamente. 

É muito comum as pessoas deixarem passar um tempo, a fim de encontrarem a melhor ocasião e, quando percebem, perderam o time da conversa e desistem. Com isso, perdem boas oportunidades de ajudar no desenvolvimento do profissional.

Em momentos assim, é importante entender que nem sempre vai haver a chance ideal para ter a conversa certa e que, muitas vezes, somos nós que fazemos a oportunidade acontecer. Por isso, evite deixar para outra ocasião e aproveite o embalo. 

Outros exemplos de situações importantes em que o feedback não pode passar em branco são quando os funcionários executam a avaliação de desempenho e os resultados são positivos, e ao final da execução de um projeto que deu certo para a equipe.

Como dar um feedback positivo 5 dicas

Oferecer retornos da maneira certa requer, acima de tudo, ter bom senso quanto ao cenário oportuno e conhecer o perfil comportamental do colaborador. Esse passo é essencial para entender a melhor abordagem e evitar que ele vá para um dos extremos: se envaidecer demais ou cair no comodismo.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você investir nessa estratégia tão importante para a empresa e os times.

1. Entenda que feedback não é bajulação

É essencial não confundir feedback com bajulação, pois isso pode fazer com que um momento sério como esse seja hostilizado pela equipe. Ou ainda, abrir brechas para ciúmes e uma competitividade nada saudável em ambiente organizacional.

Nesse momento, o ideal é ser o mais profissional possível e deixar as impressões pessoais de lado, reforçando algo positivo que o colaborador fez em prol da empresa.

2. Estruture o feedback

Estruturar o feedback é pensar em como, onde e quando você terá a conversa com o colaborador — quando não for possível fazê-la no exato momento do ocorrido. Tenha em mente que até o tom de voz deve ser coerente com o momento da conversa. 

Isso quer dizer que, quando você vai dar um feedback, é indicado vibrar junto do colaborador, transmitir energia e entusiasmo por conta das suas atitudes positivas. Isso é um motivador e tanto!

3. Reconheça o trabalho e reforce isso em público

Existe uma frase popular que diz “elogie em público e corrija em particular” e ela cabe perfeitamente quando o assunto é feedback positivo. Afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido, certo? E quando o reconhecimento é feito na frente da equipe, esse momento será ainda mais especial.

4. Cite bons exemplos

Os exemplos ajudam as pessoas a assimilar o que está sendo dito e são ótimas formas para ensinar a dar continuidade na boa performance. Você pode utilizar tanto exemplos mais recentes de condutas que o colaborador teve, quanto de situações passadas para demonstrar que a empresa está sempre atenta às atitudes do seu time.

5. Faça de forma recorrente

Você viu anteriormente que o feedback deve ser oferecido no exato momento em que algo positivo acontecer, certo? Agora, também entenda que isso deve ser rotineiro na empresa, pois ajuda a reforçar a ideia de que os colaboradores estão sempre sendo observados e valorizados quando agem de forma correta.

Principais erros do feedback positivo

Um feedback positivo oferecido da maneira errada pode ter efeitos extremamente negativos, como deixar os profissionais confusos, provocar a competitividade tóxica e até mesmo desmotivar o time.

A seguir, veja alguns dos principais erros que você pode cometer ao dar um feedback positivo e o que fazer para evitá-los.

Deixar a visão geral atrapalhar a análise atual

É claro que o desenvolvimento do profissional ao longo da jornada deve ser considerado, mas é importante evitar o efeito auréola. Ele acontece quando, geralmente de forma inconsciente, a impressão geral (seja ela positiva ou negativa) interfere na análise dos novos resultados.

Por exemplo, se um colaborador teve um desempenho baixo desde que entrou na empresa, mas teve ótimos resultados nos últimos meses, o feedback deve focar nessa excelente melhora. 

Desconsiderar o histórico profissional

O efeito recência é a tendência que temos de dar mais importância ao que aconteceu no passado recente do que o que aconteceu há mais tempo. Se um funcionário teve um desempenho ruim no último trimestre, mas arrasou nos três primeiros trimestres do ano, é justo considerar apenas a sua má performance recente?

Como vimos no tópico anterior, o contrário também é prejudicial. Então, é fundamental avaliar o conjunto da obra e ter bom senso na hora de construir o feedback.

Deixar de observar fatores externos

Cometemos um erro fundamental de atribuição quando consideramos que os resultados dos colaboradores dependem exclusivamente das suas capacidades e habilidades. Existem vários fatores externos que podem influenciar no desempenho de um funcionário.

Se as atividades designadas a um colaborador são extremamente complexas, por exemplo, é preciso ter cuidado ao comparar os seus resultados com os de um profissional que tenha tarefas menos trabalhosas. 

Ser subjetivo demais

A objetividade e a clareza são indispensáveis para que o feedback cumpra a sua missão. Dizer que alguém é um profissional incrível, por exemplo, pode ser um bom elogio, mas não serve para ajudá-lo a compreender quais são os seus pontos positivos e o que ele proporciona de melhor para a organização.

Sendo assim, é preciso deixar a subjetividade de lado e desenvolver um feedback mais direto, elencando as razões que fazem o funcionário ser considerado um profissional incrível.

Como agradecer um feedback positivo

Oba! Chegou o seu tão esperado feedback positivo. E agora? Como responder a esse retorno de forma profissional?

Um erro muito comum nesse momento é ficar “se achando” demais e passar a agir como se fosse superior ao restante da equipe (afinal, isso não é verdade e sem a ajuda deles seria impossível alcançar bons resultados). Então, é importante manter os pés no chão para continuar agindo de maneira positiva.

Da mesma forma, fingir modéstia ou dar a entender que não merece o retorno positivo demonstra falta de segurança e autoestima profissional. Depois de tanto trabalho duro, é justo que você se sinta bem em receber algum reconhecimento.

Além disso, é fundamental aproveitar as informações recebidas para entender o que está dando certo e o que é preciso fazer para evoluir cada vez mais.

Veja outras dicas que podem ajudar:

  • aproveite para reconhecer o trabalho das pessoas que te ajudaram a chegar nesse resultado;
  • agradeça de forma direta e objetiva, não é preciso enfeitar a resposta;
  • sempre que possível, retribua os elogios (afinal, o seu chefe também merece o seu reconhecimento).

Exemplos de feedback positivo para o chefe

Pensou que só colaboradores podem receber feedbacks positivos? Nada disso! Em um relacionamento saudável, lideranças da empresa devem estar abertas para receberem a análise dos funcionários sobre a gestão.

A ideia de falar sobre o desempenho do chefe pode ser aterrorizante para algumas pessoas, mas vale a pena superar esse receio inicial para reconhecer aspectos positivos da liderança e incentivar melhorias.

Confira alguns exemplos:

  • Obrigado pelo apoio no meu último projeto! A sua orientação e o seu apoio foram indispensáveis para mim;
  • Percebi que as mudanças que você fez na distribuição das tarefas fizeram toda a diferença no desempenho da equipe. Parabéns pelo bom trabalho!
  • Nos últimos meses passei por momentos difíceis e o seu apoio foi indispensável para que o meu desempenho profissional voltasse ao normal. Muito obrigada!

Não se trata de ser puxa-saco ou mentir, o feedback positivo para o chefe deve seguir as mesmas regras básicas do retorno que é oferecido para qualquer profissional. Ou seja, deve ser simples, direto, ser oferecido na hora certa e baseado em resultados reais.

Por fim, pense em formas de introduzir a cultura de feedback, principalmente, do feedback positivo no dia a dia da companhia. Isso ajuda a quebrar barreiras e estreitar as relações entre os próprios colaboradores, que poderão apontar erros e acertos uns dos outros de forma natural, sem que isso interfira no bom relacionamento e nas atividades.

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