Gamificação no RH: benefícios e como aplicar

Por

Aline Oliveira

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Publicado em

30/11/21

Já reparou como é comum as pessoas gostarem de jogos, competições e desafios? Por que não implementar esse tipo de diversão nas estratégias de gestão de pessoas da sua empresa por meio da gamificação? 

Isso significa fugir do trivial e aplicar atividades lúdicas, comuns aos jogos, nas ações que envolvem o desenvolvimento dos colaboradores, assim como para aumentar o engajamento e o sentimento de pertencimento à companhia. Quer entender melhor como isso funciona? Navegue pelo nosso conteúdo!

O que é gamificação, afinal?

Gamificação no RH não significa transformar qualquer coisa que envolve gestão de pessoas em um jogo e muito menos em competição. Ela consiste em utilizar elementos que compõem os jogos para transformar em mais dinâmicas e engajadoras atividades corporativas que poderiam ser monótonas sem esse tipo de abordagem.

É uma estratégia que mescla o entretenimento ao desenvolvimento de pessoas e que visa motivar, engajar, ensinar e promover a interação entre os funcionários de forma lúdica, mas sem desconsiderar o mundo real.

E que tais elementos são esses? Nessa espécie de jogo corporativo, as dinâmicas podem ser implementadas de diversas formas: do ganho de pontos a conclusão de cada fase da jornada profissional, à recompensas por cumprir determinadas tarefas.

Além disso, a gamificação pode ser aplicada nas ações planejadas com foco em desenvolver o time com treinamentos e capacitações e fase de onboarding.

Quais os benefícios da gamificação para as empresas?

Não há dúvidas de que uma turma estimulada com atividades dinâmicas sente-se muito mais à vontade e engajada com as atividades. Nesse sentido, a gamificação é vantajosa, pois reflete em melhorias no dia a dia organizacional. Confira algumas delas:

Times mais preparados para desafios

Quando a empresa estimula uma competição saudável internamente, os colaboradores começam a desenvolver um olhar mais apurado em meio aos desafios e sentem-se mais preparados para resolver os problemas.

Isso acontece porque eles são provocados a sair da zona de conforto diariamente e isso é positivo para ajudar a solucionar conflitos, exercitar outros pontos de vista e ter mais autonomia no dia a dia. Tudo isso também ajuda a estimular a criatividade dos funcionários.

Estímulo à produtividade 

Quem não gosta de vencer desafios ou estar no topo entre os melhores em resultados? Esse é um dos principais benefícios da aplicação da gamificação no RH, pois, como precisam apresentar boa performance, os colaboradores tendem a se esforçar para ganhar mais pontos e sair na frente.

Aumento do compromisso e do sentimento de pertencimento

Vez ou outra o mercado reforça a ideia de que salário não é tudo e nem sempre é o atributo que mais atrai os profissionais às vagas de emprego.

Oportunidade de progressão na carreira e bom ambiente de trabalho estão entre as qualidades mais valorizadas atualmente, e a gamificação é uma ótima forma de reforçar esses diferenciais na sua empresa.

Isso acontece porque profissionais de alta performance sentem-se estimulados a crescer em empresas que incentivam o seu desenvolvimento. 

Com isso, a organização conta com funcionários cada vez mais comprometidos, tanto com o desenvolvimento da empresa quanto com o seu crescimento, e com sentimento de pertencimento cada vez mais forte.

Economia nas atividades de gestão de pessoas

Um dos principais desafios de todo RH e DP é conseguir reduzir custos com os processos que envolvem a rotina dos funcionários. Novamente, a gamificação é eficiente para economia nesse sentido, pois é possível planejar as atividades em plataformas integradas e automatizadas.

Sendo assim, não é necessário, por exemplo, que o profissional se desloque para realizar um treinamento ou que a companhia alugue espaços para realizar as atividades com esse fim. 

Ao investir em sistemas automatizados, a gamificação pode acontecer em diferentes níveis e para processos distintos, em um único sistema que reunirá todos os dados dos colaboradores. Já parou para pensar no quanto seu RH pode ser mais estratégico e econômico com o uso da tecnologia?

Exemplos de gamificação na área de RH

A gamificação é uma estratégia ampla e que permite que o RH trace suas próprias atividades para aplicação. Para isso, basta entender o conceito e usar a criatividade a favor das necessidades da empresa. 

Veja alguns exemplos de como ela pode ser inserida no dia a dia organizacional:

  • atividades de conquista de novas habilidades profissionais e consequente ganho de pontos a partir da finalização de cada fase;
  • realização de onboarding que premia a cada conclusão de etapas e conquistas e à medida que o colaborador avança no treinamento;
  • simulação da realidade do negócio por meio de games, como fez a rede hoteleira Marriot;
  • treinamento de lideranças por meio de perguntas aplicadas à gestão de equipes com o objetivo de identificar novos gestores.

Como aplicar a gamificação na empresa?

Dissemos anteriormente que gamificação não é transformar qualquer coisa em jogo e isso acontece porque as ações do RH devem ser estratégicas e planejadas de acordo com a realidade da empresa e com foco em resultados. 

Não adianta, por exemplo, implementar games que envolvam apenas uma parte da equipe ou em que o objetivo das atividades se perca no dia a dia. Com isso em mente, acompanhe algumas ideias de como investir nesse recurso!

Tenha clareza dos objetivos e defina as políticas do jogo

Todo jogo tem uma finalidade e, para alcançá-la, também existem as regras. Nesse sentido, é preciso que o RH saiba exatamente quais são os objetivos de cada ação que envolva a gamificação e, da mesma forma, comunique à equipe.

Por isso, é necessário definir como será a política de pontos, quais serão os benefícios, premiações ou gratificações, os níveis a serem alcançados, se haverá uma tabela de pontos, além de divulgar as regras de forma clara e acessível a todos os colaboradores.

Invista nos gatilhos certos

Uma boa medida para estimular nos colaboradores a vontade de participação é usar gatilhos mentais — os de urgência e escassez podem ser ainda mais efetivos.

Podem ser utilizadas, por exemplo, frases como “você tem 48 horas para responder à pesquisa e ganhar pontos” ou “restam poucos dias para você finalizar seu treinamento e passar para o próximo nível na sua jornada profissional”.

Analise os resultados e dê feedback sobre o desenvolvimento

Investir na gamificação é uma boa maneira de melhorar os resultados da empresa a partir do engajamento e da interação dos colaboradores com os processos. Para isso, o desempenho individual deve ser analisado constantemente, do contrário, torna-se uma atividade sem sentido.

Além disso, é fundamental que os jogadores saibam como está sua performance e tenham um retorno contínuo das suas fortalezas e fraquezas para que possam aprimorá-las. 

Por fim, é essencial ter em mente que é preciso conhecer a fundo os desafios da empresa para que a gamificação seja implementada nas atividades certas e que todo o time colha os benefícios dessa estratégia tão importante para os resultados da organização.

Você percebeu que a tecnologia é uma das aliadas para tornar o RH cada vez mais eficiente e que ela é fundamental nas ações de gamificação, certo? 

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