Hábitos saudáveis no trabalho: como incentivar

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

8/1/21

Abordar o assunto saúde corporativa dentro de uma empresa vai muito além de oferecer planos e seguros de saúde. É investir em ações que façam sentido para os colaboradores e que mudem, de verdade, a vida deles para melhor.

Já parou para pensar nisso? Ou a sua empresa oferece apenas o benefício e se esquece do restante?

É importante ter em mente que é a sua equipe que faz a sua empresa acontecer e que entrega bons resultados. Por isso, atividades que envolvem o bem-estar desses colaboradores devem fazer parte da rotina da sua empresa. 

O termo people, que significa pessoas em inglês, tem ganhado cada vez mais espaço nos RHs. Se pararmos para pensar, essa palavra centraliza várias ações de gestão de pessoas, como o people analytics, por exemplo, não é mesmo? 

Isso acontece porque as empresas estão entendendo, cada vez mais, que é preciso cuidar dos seus colaboradores. Acompanhe esta leitura e veja como fazer isso na sua empresa com medidas simples, mas fundamentais!

Neste conteúdo, você encontra:

Por que incentivar hábitos saudáveis para os colaboradores

Sabia que grande parte dos trabalhadores, seja no mercado formal ou não, associa o trabalho — ou à falta dele — ao surgimento de doenças? Isso já foi comprovado em um estudo realizado por uma consultoria em cultura organizacional. 

A pesquisa mostrou que, entre mais de 800 entrevistados, 78% acredita que o trabalho contribui ou já contribuiu com seu adoecimento. Diversas doenças foram desencadeadas nos entrevistados, entre elas:

  • estresse;
  • dor nas costas;
  • tensão;
  • crises de ansiedade;
  • desânimo;
  • insônia;
  • gastrite;
  • depressão;
  • enxaqueca e 
  • problemas sexuais.

As empresas exercem um papel fundamental no auxílio da prevenção dessas e de outras enfermidades, pois o clima organizacional e a cultura da companhia são fatores determinantes para promover equilíbrio na vida dos colaboradores.

Saiba que trabalhadores mais felizes e satisfeitos são mais produtivos, se relacionam melhor no ambiente corporativo e sentem-se muito mais engajados com as atividades, fatores que favorecem para seu bem-estar e diminuem as chances de adoecimento.

Além disso, tanto a organização quanto os colaboradores ganham nos seguintes aspectos:

  1. mais longevidade e qualidade de vida;
  2. melhor disposição para realizar as tarefas;
  3. diminuição da taxa de absenteísmo, já que o colaborador saudável tende a faltar menos por conta de doenças ou para realizar consultas e exames;
  4. redução de turnover, pois trabalhadores satisfeitos têm mais vontade de permanecer no trabalho;
  5. menos custos com planos de saúde.

3 ações para incentivar hábitos saudáveis no trabalho

Medidas simples são capazes de tornar a vida dos funcionários muito mais ativa, saudável e feliz. Isso quer dizer que a empresa não precisa fazer grandes investimentos se isso não estiver ao seu alcance

A mudança de atitude pode ser a partir de ações mais elaboradas ou até em atividades mais simples e que a empresa já desempenha. Veja algumas sugestões:

1. Faça uma pesquisa e entenda as principais necessidades dos colaboradores

O primeiro passo para implementar medidas promotoras de bons hábitos no ambiente de trabalho é identificar os principais costumes dos colaboradores, seu estilo de vida, o que mais precisam, entre outros aspectos que são relevantes para o seu time.

Uma pesquisa de satisfação é uma boa estratégia nesse momento. Imagine, como exemplo, que a empresa esteja acostumada a oferecer apenas lanches nada saudáveis como pães, biscoitos e sucos artificiais. 

Já parou para pensar que os trabalhadores podem preferir saladas de frutas, opções integrais e mais naturais como substituição? A pesquisa interna será uma ótima ferramenta para auxiliar nos primeiros passos.

2. Promova palestras e talks sobre o assunto com especialistas

Oferecer orientações com especialistas em saúde é uma estratégia eficiente para engajar os colaboradores na busca por uma vida mais saudável.

Por isso, é interessante convidar nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas ocupacionais entre outros para dar dicas e interagir com o time.

3. Ofereça alternativas para práticas de exercícios

Quanto à prática de exercícios e atividades físicas, as empresas podem ajudar de diversas formas. Aqui estão algumas sugestões:

  • disponibilizar benefícios com esse objetivo, como descontos em academias parceiras, voucher para retirar artigos esportivos em lojas, aulas de ginástica, entre outros;
  • incentivar a pausa para alongamentos durante o expediente;
  • estimular a preferência pela escada no lugar do elevador e para que façam mais atividades a pé;
  • disponibilizar recursos para a correta ergonomia e para a realização de pequenas atividades fisioterapêuticas.

Home office: como manter hábitos saudáveis nesse modelo de trabalho

Além das dicas acima, é importante ter atenção à prática de home office. Essa é uma forma de trabalho que ganhou espaço no mercado e com a da pandemia da Covid-19, o modelo tem sido amplamente adotado por empresas no mundo todo.

Nesse estilo de trabalho, especialmente, é preciso atentar-se para a adaptação ao novo processo, incentivar a busca por uma vida mais saudável e acompanhar a rotina dos colaboradores mesmo à distância. Veja como isso pode ser feito.

Incentive a prática de esportes e atividades físicas ao ar livre

O fato de não se deslocar todos os dias para ir ao trabalho pode contribuir para o sedentarismo do colaborador que agora passa mais tempo em casa.

Em momentos assim, é importante reforçar os benefícios de fazer atividades físicas fora de casa. Fazer uma caminhada ou pelo menos dar uma volta no quarteirão já garantem mais mobilidade e auxilia no equilíbrio da mente.

Disponibilize um canal interno focado em saúde

Empresas que trabalham com portais internos, intranets e outros canais de comunicação com os colaboradores podem disponibilizar dicas para estimular os hábitos saudáveis periodicamente nessas plataformas.

Essa é uma forma de incentivar, acompanhar e lembrar sobre a importância de práticas, como a hidratação correta, pausas para esticar o corpo, descansar os olhos do computador  e  sobre a relevância de adotar rotinas.

Tenha contato frequente com os colaboradores

O home office é um formato de trabalho que precisa de muita disciplina por parte do profissional, pois é comum ter várias distrações e tentações típicas do ambiente domiciliar.

Nesse momento, o RH deve entrar em ação estabelecendo contato frequente com o colaborador, tanto para estimular que tenham horários definidos para suas tarefas quanto para servir de suporte para tirar dúvidas, auxiliá-lo com as atividades e entender se está sobrecarregado ou ocioso na rotina de trabalho.

Tanto a sobrecarga de trabalho como a ociosidade não são nada saudáveis para o profissional e prejudicam a conquista de bons hábito.

Ofereça materiais ricos para o seu time

Materiais ricos são conteúdos educativos nos mais variados formatos e oferecer esse recurso, abordando as informações mais relevantes sobre saúde, pode ser uma estratégia inteligente para instruir os colaboradores.

Mas para isso, é importante entender bem a sua equipe para montar a melhor forma de abordagem. Uma pesquisa interna pode ser um bom primeiro passo para definir que tipo de material entregar.

Viu que promover hábitos saudáveis no trabalho não é sinônimo de grande investimento? Medidas simples já contribuem para o bem-estar no seu time e reforça o compromisso com a saúde dos seus colaboradores.

Quer continuar se aprofundando no assunto? Então baixe o nosso e-book e dê um passo a mais para cuidar da saúde do seu colaborador!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados