O que é Inbound Recruiting e como aplicar na sua empresa

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

19/10/21

Em um mercado em que profissionais qualificados são cada vez mais valiosos e disputados pelas empresas, por que não investir em métodos de atração de pessoas para selecionar quem mais tem fit com a organização? Já pensou nisso? Se não, estamos falando de inbound recruiting.

Essa é uma estratégia que utiliza premissas de marketing para atrair, encantar e reter clientes e pode ser utilizada no seu processo de recrutamento e seleção para oferecer aquilo que todo relacionamento, seja pessoal ou profissional, precisa: ter sucesso.

Por isso, vamos explicar como o inbound recruiting pode contribuir para que a sua empresa seja desejada pelo mercado, vista como uma boa marca empregadora e receba os melhores currículos atraídos a fazer parte do time! Acompanhe!

Neste conteúdo você encontra:

O que é inbound recruiting e qual a relação com o inbound marketing?

Existe uma área dentro do marketing digital que se chama inbound marketing, e ela consiste em investir nas estratégias certas para fazer a atração de clientes para a marca. Por isso, o inbound marketing é também chamado de marketing de atração.

No que consiste a atração? Esse tipo de abordagem vai além das atividades tradicionais de marketing que, geralmente, fazem as campanhas focadas em ir atrás de clientes (outbound marketing). No inbound o processo é contrário: são planejadas as ações para atrair e encantar o cliente para que ele vá até a empresa.

Porém, para que os consumidores sintam essa necessidade, é preciso que as ações sejam realmente diferenciadas e relevantes para essas pessoas.

Para isso, são criados conteúdos online variados para atrair, engajar, encantar, converter e fidelizar os clientes a se manterem não só fiéis, mas amantes da marca. Nesse momento, o consumidor percorre etapas que, juntas, são conhecidas como funil de vendas.

Percebe como isso é bem parecido com a jornada ideal a ser percorrida pelo colaborador dentro de uma empresa? Ele precisa completar o caminho da atração, do encantamento e ter vontade de fazer parte do time.

É aí que entra o inbound recruiting: uma estratégia de recrutamento que visa atrair, engajar e encantar os profissionais certos para que tenham interesse em trabalhar na empresa. Muitas vezes, o inbound marketing é feito em parceria entre a equipe de marketing e a de RH.

Por que investir no inbound recruiting?

Empresas que investem nas ações de inbound recruiting saem à frente, pois reforçam para o mercado a sua valorização pelas pessoas e a preocupação em contratar os profissionais certos para que a relação seja vantajosa para ambas as partes. Veja os benefícios disso.

Atrai talentos que mais têm chances de ter sucesso na empresa

Uma das premissas do inbound marketing é atrair as pessoas certas e que têm mais chances de tornarem-se bons clientes para manter uma relação de sucesso a longo prazo.

Isso quer dizer que, muito mais do que fechar uma venda, é preciso resolver o problema, de fato, e fazer sentido na vida desse cliente. Do contrário, essa relação pode trazer contratempos no futuro. 

O mesmo acontece com o inbound recruiting. Se o profissional tem uma boa imagem da organização, porém, não lhe é oferecido algo importante para a sua carreira e jornada dentro da empresa, as chances de haver um relacionamento duradouro é menor.

Por isso, é importante que o candidato conheça a companhia ainda antes do processo seletivo, tenha ciência das necessidades do cargo e crie um relacionamento de admiração e vontade de pertencer à empresa. Afinal, construir uma boa relação é essencial para contornar os impasses no futuro.

Melhora a imagem da organização

Com as ações certas, a empresa causa uma imagem positiva no mercado de trabalho e isso gera valor a longo prazo, pois ela se torna mais conhecida e mais almejada. O engajamento tende a gerar valor para as pessoas, e isso amplia seu alcance, além de fortalecer a sua reputação.

Reduz o tempo e os custos com o processo seletivo

Quando a empresa recebe um bom número de candidatos qualificados interessados na vaga é mais fácil realizar a contratação e isso reduz o tempo necessário para preencher o cargo. 

Mas se a organização não engaja com seus potenciais colaboradores, ela não é notada, não recebe muitos interessados e isso faz com que o processo se estenda mais do que o necessário.

Além disso, se a contratação não é feita de forma correta, corre-se o risco de o colaborador pedir demissão ou ser demitido com pouco tempo de empresa e isso leva à realização de um novo processo seletivo e demanda mais custos.

Quais são as etapas do inbound recruiting e como aplicá-las?

Assim como existe a jornada de compra no inbound marketing — que passa pelo funil de vendas —, existe a jornada do inbound recruiting e é preciso que as empresas conheçam essas etapas.

Aprendizado e descoberta

Esse é o primeiro contato do profissional com a companhia e pode ser por meio de visita ao site, acesso a conteúdos sobre carreiras, post nas redes sociais, entre outros.

Reconhecimento da empresa

Essa é a fase em que é necessário manter a atenção do profissional que acabou de ter o primeiro contato com a organização para que, no futuro próximo, ele desperte o interesse em fazer parte do time. 

Nesse momento, pode ser interessante mostrar nas redes sociais o que os outros colaboradores estão falando sobre a empresa, indicar uma visita à página de carreiras — que deve ser atrativa e estar atualizada —, entre outras ações.

Consideração da marca

Nessa etapa, o candidato já conhece a empresa e começa a se interessar em trabalhar nela, por isso, é preciso atentar-se às boas estratégias para fazê-lo se decidir por uma candidatura. 

Na fase da consideração é importante ter em mente que o profissional pode estar em um momento delicado da carreira. Para ele, nesse momento pode ser interessante avaliar a investidura em uma nova oportunidade. 

Por isso, considere mostrar os benefícios que são diferenciais no mercado, convidar os interessados para uma live com pessoas que já se consolidaram na empresa — como ex-estagiários que foram contratados, gestores que foram promovidos recentemente — e uma rodada de perguntas sobre a vivência na organização.

Aplicação

A fase da aplicação consiste no momento em que o profissional se candidatou, efetivamente, à alguma vaga ou cadastrou seu currículo no banco de talentos da companhia. Aqui, o desejo de pertencer ao time é claro e comprovado por essas ações.

Nessa situação é importante ter atitudes que promovam uma boa experiência do profissional em seu contato com a empresa: envio de um e-mail automático confirmando o recebimento da candidatura e os próximos passos, os detalhes para contato com caso de dúvidas e outras ações pertinentes.

Contratação

É preciso ter em mente que nem todo mundo que pleiteia uma vaga na empresa será escolhido, certo? Porém, ainda que a efetivação ao cargo não se concretize para todos, é essencial ter o mesmo cuidado com os aprovados e não aprovados.

Por isso, dê feedback sobre as etapas do processo seletivo e tenha transparência. Além de mostrar atenção e respeito pelos que não passaram; essa é uma boa maneira de o profissional escolhido iniciar a jornada com uma imagem positiva da companhia.

Para finalizar, saiba que, assim como no marketing, as ações de inbound recruiting devem ser centradas nas pessoas, pois só assim será possível planejar ações que façam sentido para elas. Isso faz sentido para você?

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