O que é o LNT, para que serve e quais os seus benefícios?

Por

Aline Almeida

Por

Publicado em

25/8/21

Sabemos que é fundamental oferecer treinamentos para os colaboradores. Mas também sabemos que realizá-los é um investimento, não só de tempo, mas principalmente de dinheiro. E, como profissional de RH, o que você deseja é otimizar tudo o que envolve esses dois fatores, certo? Sendo assim, já pensou em investir no LNT?

O Levantamento de Necessidades de Treinamento é um mapeamento das necessidades de capacitação do seu time. Ele é focado em apontar os possíveis gaps que podem impedir a melhor performance dos colaboradores e, assim, definir onde realmente precisa de treinamento.

Que tal conhecer essa estratégia? Ela pode ser o auxílio que você precisa para direcionar os investimentos, levando em consideração o que é mais relevante para o momento. Continue a leitura para entender melhor e ver se faz sentido para a sua empresa.

Neste conteúdo, você encontra:

O que é e para que serve o LNT?

O Levantamento de Necessidades de Treinamento é uma sondagem interna para identificar em quais áreas é necessário investir em treinamentos dos colaboradores. Esse tipo de levantamento considera uma avaliação focada tanto em habilidades técnicas, quanto comportamentais.

É uma metodologia utilizada pelas equipes de gestão e administração e serve para que a empresa invista de maneira assertiva, ou seja, em quem realmente necessita de treinamento e nas competências mais urgentes.

O LNT faz parte de uma estratégia de desenvolvimento que favorece tanto a organização quanto a carreira dos profissionais. Assim, será possível garantir que cada colaborador execute as tarefas do dia a dia da maneira correta, utilizando as habilidades necessárias para isso.

Por exemplo: um setor está apresentando baixa produtividade, enquanto que os demais estão performando bem. Diante desse cenário, o RH pode realizar o levantamento prévio para identificar quais capacitações estão faltando e os níveis de desenvolvimento desses profissionais e, assim, elaborar treinamentos mais alinhados a essas necessidades.

Benefícios do LNT - Levantamento das Necessidades de Treinamento

Direcionar os treinamentos no que realmente importa e é necessário no momento traz uma série de benefícios não só para a empresa, que ganha um time mais preparado, mas também para os próprios colaboradores. Veja alguns exemplos:

Menos custos com treinamentos ineficientes

Com o LNT é possível evitar a realização de treinamentos defasados ou que não terão mais aplicabilidade nas atividades internas, economizando tempo e dinheiro.

Além disso, por conta do planejamento, ele evita gastos desnecessários com capacitações que não darão o retorno necessário para a empresa.

Mais estratégia na elaboração de planejamentos de curto, médio e longo prazos

Quando há foco nos resultados que o negócio precisa e no ajuste necessário para o momento, o treinamento direcionado ajuda a garantir constância na exposição à informação. 

Assim, é possível estabelecer quais são as necessidades e prioridades em cada etapa do processo, mantendo um planejamento coerente e estratégico.

Melhor capacitação profissional

Com o LNT é possível capacitar os profissionais para que tenham uma compreensão maior das responsabilidades do seu trabalho. 

Isso acaba refletindo em uma mão de obra mais qualificada e que executa as tarefas do dia a dia de maneira correta, segura e produtiva.

Times mais engajados

Um treinamento bem direcionado fortalece as competências das equipes, favorecendo o desenvolvimento das habilidades e conhecimento.

Isso tudo diminui as dificuldades que os indivíduos possam estar enfrentando e traz engajamento, afinal, aumenta a percepção de que a empresa investe no seu desenvolvimento e crescimento.

Existe um momento ideal para mapear as necessidades?

O momento ideal para a realização do LNT varia de acordo com a realidade de cada negócio, mas indicamos que ele não falte nas seguintes situações:

  • Quando houver compra de novos equipamentos e tecnologias ou mudanças nos procedimentos;
  • Em caso de contratações, licenças, transferências, realocações, promoções ou mudanças de pessoal, afinal cada cargo exige uma competência ou comportamental diferente;
  • Após verificação de queixas e reclamações em entrevistas com os funcionários;
  • Se for preciso acontecer algum tipo de melhoria ou reorganização dos processos.

Após essa verificação, será necessário realizar uma reunião com as partes interessadas para discutir sobre essas questões, como elas poderiam ser resolvidas e se existe algum tipo de capacitação que ajudaria no processo.

Assim, determina-se o resultado que se deseja alcançar e programa-se uma avaliação após a finalização do processo.

Já a periodicidade do LNT também deve ser vista de acordo com as necessidades da empresa, podendo ser semestral, trimestral ou anual, por exemplo.

Porém, é importante sempre revisar o mapeamento, pois as carências da organização e dos setores podem mudar de tempos em tempos e, para isso, essa estratégia precisa ser atualizada.

Preparação para executar o LNT

A primeira etapa da execução do LNT é avaliar as carências das equipes e, consequentemente, dos treinamentos. Inclusive, o levantamento pode e deve ser feito periodicamente, mesmo depois de aplicados os treinamentos para verificar se houve aumento no desempenho do time.

E para determinar essas necessidades, é preciso levar em conta as seguintes análises:

  • Estrutura do cargo: avalia quais as competências necessárias para cada cargo;
  • Organizacional: avaliar onde a equipe identifica falhas de engajamento com os objetivos estratégicos, missão, visão e valores da empresa;
  • Recursos humanos: avalia o perfil dos colaboradores e as competências que eles precisam para realizar suas tarefas de maneira estratégica;
  • Treinamento: avalia os critérios que devem ser utilizados na avaliação dos treinamentos.

Passo a passo para aplicar o LNT na sua empresa

Existem várias formas de fazer um Levantamento de Necessidades de Treinamento e alguns passos podem ser inseridos ou excluídos, a depender do perfil da empresa. Porém, não deixe de considerar esses:

1. Identifique quais são as metas do departamento ou da empresa

No primeiro momento, é importante ter clareza se o LNT deve ser aplicado em toda a empresa ou apenas em setores específicos.

Com a resposta para essa questão em mente, avalie o objetivo do treinamento, ou seja, se a meta é aumentar as receitas — e em qual período —, intensificar a velocidade de produção, otimizar uma determinada atividade, entre outros.

2. Faça um mapeamento comportamental da equipe

Estar na mesma sintonia é algo que permite que as equipes produzam e entreguem os melhores resultados. Para isso, é preciso que haja um padrão de comportamento entre os colaboradores

Não estamos falando que todos precisam ter os mesmos perfis. Afinal, além de impossível, isso não é saudável para empresas que valorizam a diversidade para trocas saudáveis.

O ideal é todos estarem em sintonia, na mesma página, em relação às habilidades necessárias para desempenhar suas atividades da melhor forma possível e oferecer os resultados esperados ou além das expectativas. 

Por exemplo: a companhia conta com um time de vendedores e estes precisam ter energia e simpatia para abordarem os clientes. No entanto, existem profissionais apáticos e que se esforçam pouco para atingir a meta. 

Nesse sentido, mapear os perfis dessas pessoas ajudará a entender quais abordagens de treinamento farão mais sentido para colocá-los em harmonia com o restante da equipe e com o que é esperado pela empresa para elevar a produtividade.

3. Utilize os dados da pesquisa de clima e das avaliações de desempenho

Por meio da pesquisa de clima e das avaliações de desempenho dos colaboradores é possível entender o cenário no qual eles se percebem na sua jornada dentro da empresa

Dá para compreender como o time está se sentindo naquele momento, o quanto estão engajados com as atividades e com a organização, entre outros aspectos.

Assim, é possível avaliar as competências e o comportamento dos colaboradores para determinar possíveis falhas de desempenho que precisam ser melhoradas através dos treinamentos.

Além disso, com essas ferramentas é possível identificar o nível de flexibilidade e de adaptação às mudanças e, assim, perceber qual colaborador poderá ser remanejado de setor ou de atividade para suprir uma demanda da empresa. Dessa forma pode-se avaliar quais treinamentos são necessários para que essa transição ocorra.

4. Associe o treinamento ao orçamento disponível

Infelizmente, uma coisa que vemos muito por aí são empresas que treinam por treinar, ou seja: oferecem capacitação apenas para cumprir tabela. Isso não traz nenhuma vantagem nem para o colaborador e muito menos para a companhia. Afinal, como o treinamento não foi focado no que era mais relevante, dificilmente ele será eficaz para o trabalho.

Com isso, a empresa desperdiça o orçamento destinado ao desenvolvimento do time — e que muitas vezes não é tão alto — e não supre uma necessidade interna. Por isso, procure identificar a verba disponível para o desenvolvimento da sua equipe e faça o melhor proveito investindo naquilo que realmente é importante e compatível com o orçamento.

Para concluir, tenha em mente que quando o LNT é feito de maneira focada, direcionando para treinamentos mais eficientes e que podem ser melhor aproveitados, a probabilidade de a organização atingir os resultados esperados é muito maior. E você consegue realizá-lo de forma otimizada seguindo os passos que oferecemos aqui.

Modelos de LNT: 10 perguntas para nortear

Para montar um modelo LNT, leve em consideração que ele precisa abranger diversas questões relacionadas à organização da empresa, seus processos e também às pessoas.

É através dele que será possível identificar problemas que podem estar impactando no rendimento das equipes, as habilidades necessárias em cada um dos postos de trabalho e o que impede as pessoas de realizarem essas atividades de maneira competente.

Para isso, sugerimos algumas perguntas que podem fazer parte do LNT da sua empresa:

  1. O que você precisa saber para exercer sua função? Quais as competências necessárias?
  2. Você acredita que tenha conhecimento suficiente para realizar suas tarefas do dia a dia?
  3. Já participou de algum treinamento? Quando foi? Ele te ajudou na execução das suas tarefas?
  4. Você sabe operar todas as máquinas e equipamentos que necessita para fazer seu trabalho?
  5. Está faltando algum recurso ou equipamento para que você consiga executar suas tarefas de maneira efetiva? Qual recurso você acha que poderia melhorar seu desempenho?
  6. Como é o ambiente de trabalho? Ele é favorável para que você consiga sempre se desenvolver e aprimorar suas habilidades?
  7. Quais dificuldades você enfrenta no seu setor? Acredita que existam mudanças que poderiam aumentar sua produtividade? Se sim, quais?
  8. Você consegue executar toda a demanda de trabalho no seu período de expediente? Possui muitas ou poucas tarefas? Sobra ou falta tempo?
  9. Costuma cometer erros no desenvolvimento do seu trabalho? Com que frequência? Consegue identificar porque esses erros ocorrem?
  10. Quais habilidades você gostaria de desenvolver para melhorar a execução do seu trabalho? Como você acha que elas poderiam impactar suas atividades de forma positiva?

Por fim, entender como funciona o LNT é, além de tudo, garantir que a empresa tenha um direcionamento na hora de investir seus recursos na capacitação das equipes de maneira muito mais eficaz. 

Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter clicando no banner abaixo!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados