People Analytics: o que é e como administrar os dados do RH

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

27/7/21

Como ser estratégico em um setor que lida com tantas emoções nas relações humanas, como é o caso do RH? Lidando com os dados, mais precisamente, com o People Analytics! Afinal de contas, os dados são as informações mais fidedignas que uma empresa pode ter de um colaborador.

Imagine a seguinte situação: você precisa promover alguém da empresa para um cargo específico e existem dois fortes candidatos indicados pelos gestores. Como resolver esse impasse? Muito provavelmente, deixando os achismos e a simpatia de lado e focando na correta utilização dos dados para RH.

Quer entender melhor como utilizar o People Analytics a favor da empresa e dos colaboradores? Confira os tópicos:

O que é People Analytics e por que ele é importante

People Analytics é uma metodologia que permite ao RH analisar os colaboradores de uma empresa por meio dos dados. O objetivo é gerenciar cada processo organizacional considerando o perfil e o comportamento das pessoas do time.

Essa análise é feita a partir da coleta e tratamento dos dados — que serve para conhecer as pessoas a fundo e ter as informações necessárias para gerir a organização considerando os pontos positivos e negativos que cada pessoa tem. Lembra-se do exemplo do início deste artigo? Como fazer o desempate entre colaboradores tão qualificados, tanto em hard skills quanto em soft skills?

Uma das formas de se fazer isso de maneira eficiente e justa é medindo a performance de cada um deles. Nesse caso, poderíamos estabelecer como critério, por exemplo, quem alcançou melhor produtividade. Porém, o People Analytics permite várias utilizações, conta com diferentes tipos de análise e nós vamos nos aprofundar nesses assuntos ao longo do conteúdo.

Dados para os Recursos Humanos

Não é exagero falar que se a sua empresa ainda não utiliza os dados dos colaboradores para desempenhar as atividades de RH ela está ultrapassada e é hora de se atualizar. 

Setores estratégicos da organização já utilizam os dados há um bom tempo, como é o caso do marketing (dados, nesse caso, são fundamentais para analisar clientes e alcançar as vendas) e do financeiro (que lida com folha de pagamento, transações bancárias, pagamento de impostos).

Assim como os dados são os insumos para esses setores, tenha em mente que eles também são para o Recursos Humanos. Afinal, os colaboradores geram informações a todo momento. Dentre elas podemos destacar:

  • o início e o término da jornada de trabalho;
  • a produtividade diária ou mensal;
  • a performance em treinamentos específicos;
  • o alcance das metas;
  • a gestão dos benefícios e formas de utilização desses serviços;
  • o controle de presença e índice de faltas e atrasos.

Você viu apenas alguns exemplos, e, a partir deles, responda: dá para tomar decisões baseadas em evidências e fatos concretos, sem utilizar os dados dos colaboradores? Impossível pensar que sim, certo? 

Mas quando o assunto é gestão de pessoas e RH, não nos referimos a qualquer análise de dados e sim, ao People Analytics.

A influência do Big Data e Business Intelligence no RH

É necessário aplicar outras ferramentas, como o Big Data e Business Intelligence, para utilizar o People Analytics — e isso fica muito claro ao nos aprofundar nas definições dessas estratégias. 

Quando falamos em Big Data, estamos nos referindo a um gigantesco volume de informações (úteis ou não) geradas por um negócio. Já o Business Intelligence é o processo de análise desses dados brutos para que eles possam ser melhor aproveitados nas decisões empresariais. A união dessas duas ferramentas ajuda o RH a coletar e armazenar uma grande quantidade de dados, bem como transformar esse material bruto em informações objetivas.

Por que investir em People Analytics

Em um primeiro momento, a aplicação do People Analytics pode parecer extremamente complexa, mas não é bem assim. O mais importante é entender como direcionar os conceitos e dados apurados para a realidade da organização. 

Para facilitar, selecionamos alguns exemplos de como o People Analytics pode ajudar nas atividades do setor.

Decisões estratégicas com base em dados

A promoção, o desligamento e a mudança de um colaborador de setor por conta da sua performance é muito mais efetiva quando a empresa se baseia em dados para tomar tal decisão. Assim, é possível mensurar os resultados individuais e evitar achismos e tomar decisões apenas pela impressão pessoal.

Mais assertividade nas contratações

O People Analytics também permite que a empresa conheça melhor o candidato durante o recrutamento e faça a análise de fit cultural com a organização. Ainda que o profissional pareça ser a pessoa mais indicada para o cargo, se houver incompatibilidades que possam prejudicar no dia a dia organizacional, o People Analytics também conseguirá apontar.

Análise de pontos falhos

Analisar os dados também permite identificar pontos falhos do colaborador. Da mesma forma, facilita para que a empresa atue estrategicamente no direcionamento de treinamentos adequados e proponha um diálogo aberto sobre as questões que precisam ser melhoradas em cada um.

Aumento de performance e engajamento do time

Muitas vezes, nem os próprios colaboradores conseguem identificar bem quais são os seus pontos positivos e os que precisam ser melhorados para aumentar sua performance e a análise dos dados também será muito útil em momentos como esses.

Ao entender exatamente quais são os pontos que precisam e podem ser melhorados, junto de feedbacks dos gestores de como evoluir, a equipe estará muito mais engajada em melhorar a sua performance e se desenvolver na empresa.

Como o People Analytics funciona?

O People Analytics é um método que deve ser aplicado em fases e fica muito mais fácil entender como fazer isso conhecendo o seu funcionamento prático. A seguir, confira um resumo de como o People Analytics funciona:

Coleta de dados

O primeiro passo é o Big Data. Ou seja: coletar o maior número possível de dados sobre o perfil e o comportamento dos colaboradores ou candidatos. Existem várias maneiras de fazer isso, entre elas: pesquisas de clima organizacional, currículos, relatórios das redes sociais, sistemas de gestão.

Estruturação das informações

Neste momento é necessário olhar com atenção para os diversos dados coletados para conseguir organizá-los. Aqui cada empresa deve definir que tipo de estruturação de dados mais faz sentido para as suas necessidades e objetivos. A intenção é separar o joio do trigo para facilitar o próximo passo. 

Análise 

Depois de coletar e organizar as informações, está na hora de analisá-las com olhar estratégico para conseguir aproveitar todas as vantagens do People Analytics. Para que o diagnóstico seja mais completo, os dados dos colaboradores precisam ser cruzados com informações do negócio e do mercado.

Quais os benefícios do People Analytics?

Não restam dúvidas de que o People Analytics tem poder de revolucionar o desempenho da gestão de pessoas de qualquer empresa. Confira algumas das principais vantagens trazidas pelo método:

Recrutamento Inteligente 

Quais são os setores mais sobrecarregados da empresa? Qual é o perfil ideal para preencher a nova vaga? Encontrar o talento que a organização tanto precisa é complexo, mas essas perguntas podem ser respondidas com mais facilidade com o auxílio do People Analytics. 

Até mesmo informações dos processos de R&S anteriores podem ser aproveitadas para otimizar as estratégias atuais.

Decisões mais assertivas

O RH terá muito mais segurança para tomar decisões se estiver orientado por dados. Inclusive, dependendo do caso, será possível visualizar as possibilidades de resultados de acordo com o caminho que for definido — algo que pode ajudar até mesmo na defesa do orçamento do setor.

Melhora no clima organizacional 

A análise de dados ajuda a entender como está o clima organizacional e o que pode ser feito para oferecer melhores condições de trabalho aos times. Na prática, isso significa que a empresa terá todas as informações que precisa para motivar os colaboradores e estabelecer um ambiente de trabalho saudável. 

Atração e retenção de talentos

Com a melhora do ambiente de trabalho e a redução de conflitos por conta de problemas de fit cultural, a empresa tem maiores chances de ter sucessos na atração e retenção de talentos.

Isso também se deve ao fato do método favorecer o acompanhamento de resultados. Caso exista alguma sobrecarga ou dificuldade de adaptação, por exemplo, o RH poderá agir mais rapidamente para solucionar a questão e evitar o turnover.

Melhora no bem-estar e saúde dos funcionários

Coletar e monitorar dados dos colaboradores é indispensável para conseguir atuar na melhora da saúde e do bem-estar deles (e consequentemente para a produtividade e economia de recursos da empresa).

Nesse caso, o People Analytics pode ser utilizado para determinar quais são os benefícios preferidos dos funcionários e, após a escolha deles, monitorar se os serviços estão sendo bem aproveitados.

Implementando o People Analytics

Se você gostou da proposta do People Analytics, saiba que não é preciso implementá-la de um dia para o outro na sua empresa. O mais indicado é dar pequenos passos para entender bem como funciona a metodologia e avançar aos poucos.

Pesquise uma boa ferramenta 

Sim! Felizmente, existem sistemas que podem ser adquiridos para ajudar a empresa no processo de coleta, organização e análise de dados. Encontrar uma tecnologia que atenda as necessidades da organização é um dos primeiros passos para conseguir utilizar o People Analytics. 

Trace metas de gestão de pessoas e defina indicadores chave

Assim como deve acontecer antes de qualquer implementação empresarial, é importante entender quais são os principais desafios que precisam ser superados na gestão de pessoas e quais indicadores vão poder dizer se as metas foram ou não alcançadas.

Existem inúmeros indicadores no RH, entre os quais podemos destacar:

Treine a sua equipe para ser focada em análise de dados

De nada adianta investir em uma excelente ferramenta, se os profissionais não sabem como aproveitá-la ao máximo. A equipe precisa entender os principais conceitos do universo People Analytics para conseguir analisar os dados e utilizar as informações de maneira estratégica no dia a dia.

Comece! 

Aqui não tem receita de bolo — cada empresa precisa utilizar as informações e ferramentas disponíveis para encontrar o seu próprio jeito de implementar o People Analytics. O mais importante é dar início ao processo e ir aperfeiçoando as etapas ao longo do caminho.

Tipos de análise de People Analytics

Outro ponto importante e que deve ser considerado antes da aplicação do People Analytics é que existem diferentes tipos de análises possíveis. Vamos apresentar brevemente cada uma delas para que você entenda:

Análise Descritiva (Descriptive Analytics) 

A análise descritiva é focada em compreender o comportamento do colaborador por meio de dados passados, mas também considera os atuais. Nesse estágio, é preciso fazer a pergunta “O que aconteceu?”.

Análise de Diagnóstico (Diagnostic Analytics) 

Na análise diagnóstica o interesse está em entender “Por que aconteceu” e analisar a fundo o que levou o colaborador a tal conduta, seja para avaliação de uma ação positiva ou negativa do funcionário.

Análise Preditiva (Predictive Analytics) 

Nesse momento, a pergunta a ser feita é “O que pode acontecer?” por meio da averiguação dos dados passados e projeção do que pode haver no futuro. Todos esses processos são feitos, baseando-se no cruzamento de dados do passado e do presente.

Análise Prescritiva (Prescriptive Analytics)

A análise prescritiva trabalha com a pergunta “O que pode acontecer se seguirmos por este caminho?”. Repare que é um desdobramento da pergunta anterior, porém com uma abordagem ainda mais focada em um caminho específico. 

Com isso, a partir da análise desses dados, o RH poderá levantar hipóteses e prever possíveis impactos na empresa.

Quais as tendências de People Analytics?

O futuro do People Analytics está profundamente relacionado ao avanço da Inteligência Artificial e de outras tecnologias ligadas ao machine learning (aprendizado de máquina). Com base nesse fato e nos propósitos do conceito, podemos listar algumas tendências para o segmento:

  • análise de desempenho em tempo real;
  • identificação de padrões de comportamento para previsão de performance;
  • sincronização e análise de dados de candidatos;
  • cruzamento de dados para diagnosticar problemas e fazer projeções.

Como vimos, o People Analytics é importante para que o RH seja mais eficiente em suas ações, tanto as voltadas para os colaboradores quanto para as decisões estratégicas da empresa. Ao entender esse processo e dar os primeiros passos, temos certeza de que você verá como os dados podem fazer muito mais pela organização.

Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, aproveite para fazer o download gratuito do guia “Dados para RHs: como tomar decisões e otimizar gastos”.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados