5 dicas para tornar a sua rotina e ambiente de trabalho mais saudável

Por

Pipo Saúde

Por

Publicado em

1/12/19

Pequenas mudanças podem tornar a rotina e o ambiente de trabalho mais saudável. Quando não nos atentamos a elas, principalmente se estamos imersos em um ambiente acelerado, estressante, cheio de demandas e compromissos, seja na vida pessoal ou profissional, pode nos causar um esgotamento mental. Esse esgotamento mental é chamado de Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional causado por estresse, cansaço e desgastes físicos.

Assim como qualquer síndrome, a Síndrome de Burnout é um conjunto de sinais e sintomas causados por excessos, principalmente no âmbito profissional. E é por isso que é muito importante falar sobre ela com os colaboradores da empresa.

Mais comum do que parece, 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, segundo estimativa da International Stress Management Association (Isma).

O diagnóstico e orientação ao tratamento deve ser feito através de um psicólogo ou psiquiatra, mas o time responsável por cuidar de pessoas, dentro das empresas, pode – e deve – falar sobre o assunto abertamente.Você está chegando ao limite do seu esgotamento mental? Percebe que o seu time está assim? Vamos começar hoje a colocar em prática essas dicas para um ambiente de trabalho mais saudável!

DICA #01 – DIZER NÃO

Parece simples, mas não é. Muitas vezes acabamos aceitando mais reuniões, entregas com prazos menores, ficar mais um “pouquinho” no trabalho, principalmente porque nos preocupamos muito com a nossa entrega, resultado e engajamento profissional. E é por isso que precisamos aprender a dizer não.

Dizer não é fazer escolhas, é saudável, assim como respeitar o horário de trabalho, desligar a mente quando chegar em casa, pedir mais prazo e saber valorizar quando isso está sendo feito de forma estratégica: descansar para produzir melhor.

DICA #02 – EXERCÍCIOS FÍSICOS

Todo mundo fala isso o tempo todo, né? Porque é a verdade!

Ao praticar exercícios estamos produzindo endorfinas, que são substâncias naturais do organismo responsáveis pela sensação de relaxamento. Dessa forma é possível aliviar a ansiedade, diminuir o estresse e dormir melhor.

Não consegue ir todos os dias? Não tem problema! Duas ou três vezes na semana já vão fazer mudanças positivas e saudáveis na sua rotina.

Se você é do RH da empresa, sugira atividades físicas como benefício. Aulas de Yoga, Pilates, circuitos funcionais podem ser feitos nos mais diferentes espaços e horários. Estimule isso para o time!

DICA #03 – COMER BEM

Não seremos clichê. Todo mundo sabe que escolher alimentos mais nutritivos, menos gordurosos são práticas que deixam a rotina muito mais saudável.

Mas o que pouca gente sabe é que alguns alimentos que consumimos nos prejudicam na concentração, no momento de relaxamento e até mesmo na hora de dormir. Refeições com excessos de carboidratos e açúcares exigem do nosso corpo um processo de digestão mais demorada e, por consequência, mais trabalhosa. Quando escolhemos alimentos mais nutritivos, pouco gordurosos, com bases mais proteicas e fibrosas, tudo funciona melhor: a concentração, a produtividade, os movimentos físicos e também o sono.

Isso serve para refeições completas e lanches intermediários, portanto, ofereça opções de snacks saudáveis para os seus colaboradores. São mudanças simples, econômicas e que fazem muito bem para a saúde.

DICA #04 – DESCANSO

Deitar na cama no fim do dia, assistir alguma coisa na TV, deslizar a tela do celular para finalmente fechar os olhos e acordar só depois de horas parece um processo simples de descanso.

Mas nem sempre é assim, porque nem sempre estamos no sono profundo. O GH, a leptina e a insulina são hormônios liberados para o organismo enquanto estamos em sono de fase profunda, causando mudanças hormonais saudáveis no corpo.

A grande questão é conquistar a fase profunda do sono e, para isso, existem técnicas como meditação, exercícios de respiração, mudança de luzes e até mesmo a escolha de cama e posição para dormir.

O essencial é se desligar dos eletrônicos cada vez mais cedo, saber fechar os olhos e respirar fundo, para esvaziar a mente e corpo.

DICA #05 – CUIDE DA SAÚDE

Cuidar da saúde envolve ter uma atenção especial para você, escolher um médico de confiança para chamar de seu, realizar exames de check up anualmente, aproveitar as praticidades de um plano de saúde, aplicar essas cinco dicas na sua rotina e, principalmente, se priorizar.

Síndrome de Burnout, ansiedade, esgotamento mental são crises mais comuns do que parecem, e isso vale para qualquer área de uma empresa e qualquer profissional. Por isso, repensar estratégias, ativação em equipe, 1:1 com gestores e oferecer opções de terapia online podem ser uma das mecânicas para evitar que esses tipos de síndromes alcancem seus colaboradores. Com a Pipo Saúde você não compra só um plano de saúde empresarial. Viemos para facilitar a sua rotina e oferecer benefícios de verdade, com diferentes produtos ligados à saúde corporativa.

Saiba mais sobre burnout no e-book que fizemos sobre o assunto. Basta clicar abaixo para baixar e ler o material!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados