8 ações de diversidade e inclusão para a sua empresa

Por

Larissa Reis

Por

Publicado em

1/9/21

Para uma empresa, adotar ações de diversidade e inclusão é mais do que fazer algo para satisfazer a opinião pública.

A sociedade está mudando e, com isso, a inclusão para empresas passa a ser vista como uma demanda cada vez mais natural.

Mudanças podem ser desafiadoras, mas sua organização só tem a ganhar com essa e podemos provar!

Dados indicam que, para 85% das empresas com mais de US$ 500 milhões em receita, a "diversidade é um grande impulsionador da inovação no ambiente de trabalho".

Além disso, empresas que focam em diversidade e inclusão têm receita 19% maior e resultados 25% maiores do que as outras.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir nossas dicas de ações de diversidade? Siga em frente e boa leitura!

Neste artigo, você vê:

O que é diversidade nas empresas?

Talvez, as melhores definições de diversidade que podemos buscar para abordar o assunto são variedade e multiplicidade.

Com base nisso, podemos dizer que diversidade nas empresas é contar com uma força de trabalho plural no que diz respeito a gênero, etnia, crenças e orientação sexual.

Ter uma equipe diversa direciona a organização a fugir de certos padrões que, há muito, foram criados em razão de desigualdades estruturais.

O que é inclusão nas empresas?

Esse movimento não para por aí. Diversidade e inclusão não formam uma dupla por acaso e você vai entender isso melhor agora.

Inclusão nas empresas tem a ver com a criação de políticas que contribuam para o desenvolvimento de todos os profissionais e para a criação de oportunidades de crescimento.

A ideia é que profissionais de grupos minorizados tenham as mesmas condições de subir na hierarquia da empresa do que os demais, considerando suas individualidades. Do contrário, a organização pode até ter um quadro diverso, mas o manterá pouco inclusivo.

A importância de criar uma empresa diversa

Mais adiante, quando falarmos de ações de diversidade e inclusão nas empresas, você verá um exemplo de reparação histórica.

Segundo o historiador Bruno Leal, essa reparação remete a "ações pensadas para mitigar ou amenizar injustiças cometidas no passado contra determinadas comunidades ou grupos sociais".

Sabendo disso, criar uma empresa diversa é importante para dar a grupos minorizados oportunidades que lhe foram tiradas ou não garantidas antes. Seria como um acerto de contas com o passado para, do momento presente em diante, criar uma sociedade mais igualitária.

É importante entender ainda que essa movimentação não é favorável apenas para os indivíduos, mas para a própria empresa e para o universo corporativo também.

Você se lembra de que falamos de multiplicidade? Pessoas com origens, culturas e vivências distintas enxergam o mundo de formas diferentes. Assim, na hora de enxergar soluções, contribuem para aumentar os níveis de criatividade e inovação.

Além do mais, uma empresa diversa reflete a sociedade e, assim, se transforma em um ambiente mais agradável e favorável às boas relações, aos bons desempenhos e melhores resultados.

Principais benefícios da diversidade e inclusão para a sua empresa

Os dados que apresentamos já ajudam a dar uma noção dos benefícios de apostar em ações de diversidade e inclusão, mas queremos ir além.

Uma empresa mais diversa conta com diferentes pontos de vista, abre espaço para relações mais cordiais e cria um ambiente mais agradável e motivador.

Com isso, além da questão da inovação que já foi destacada, confira outros benefícios que merecem sua atenção:

  • Comunicação mais eficaz decorrente da pluralidade de ideias e do estímulo à troca de ideias;
  • Clima organizacional melhor em decorrência da cultura de inclusão e de respeito ao outro;
  • Mais capacidade de resposta diante de desafios por contar com uma avaliação mais plural das situações;
  • Redução da rotatividade de funcionários e retenção de talentos motivada pela cultura voltada à inclusão;
  • Atendimento mais humanizado em decorrência de uma dinâmica mais aberta e respeitosa dentro da empresa;
  • Melhora da reputação da empresa que passa ser mais bem vista pelo público ao apostar na diversidade;
  • Mais competitividade e lucratividade por conseguir reter talentos, manter um clima bom para a produtividade e ter boa imagem no mercado.

Como tornar a sua empresa mais diversa e inclusiva

Gostou de todos os benefícios que leu? Então, certamente você já deve estar querendo saber quais ações de diversidade sua empresa pode adotar.

Abaixo, vamos apresentar algumas opções. Veja só:

Faça um diagnóstico da situação atual

Antes de olhar para fora, o movimento de inclusão para empresas deve olhar para dentro: é preciso saber qual é a situação atual da organização.

Em outras palavras, você precisa saber qual o nível de diversidade atual da empresa e o quão preparada ela está para se tornar mais inclusiva.

Por exemplo, se sua empresa decidir contratar PCDs, antes de qualquer coisa, precisa saber se o espaço físico é acessível e se os colegas estão preparados.

Ajustar tudo, com adequações de infraestrutura e com orientações e palestras, é fundamental.

Crie conteúdos educativos para a empresa

A informação é sua grande aliada. Uma cartilha de diversidade, vídeos educativos ou até mesmo palestras com especialistas são uma excelente ideia.

Como sociedade, estamos todos aprendendo sobre diversidade e inclusão. Até mesmo as pessoas mais abertas a isso se deparam com novas informações no dia a dia.

Nem todo mundo entende porque determinados comentários sobre a comunidade LGBTQIAP+ não são piada. Nem todo mundo sabe como se comunicar com uma pessoa cega, por exemplo.

Adeque a comunicação da empresa

Adotar ações de diversidade é modificar a cultura organizacional. Isso significa que a empresa tem que mudar seu jeito de ser, de se posicionar e de se comunicar.

A comunicação interna e externa da empresa precisa estar alinhada com a proposta de diversidade e inclusão.

Não é muito efetivo instruir os funcionários, mas não saber sequer comunicar os novos princípios da empresa em cada mensagem ou ação do dia a dia.

Identifique oportunidades e crie vagas focadas

Em 2020, o Magazine Luiza chamou a atenção da sociedade ao anunciar um programa de trainee apenas para pessoas negras.

Em meio a aplausos e críticas, a ação foi parar na Justiça e, como veredicto, o Ministério Público do Trabalho concluiu que o trainee do Magalu é reparação histórica.

Toda empresa pode se inspirar no caso, mesmo que seja para uma abertura de vagas comuns e não um processo de trainee. Algo que pode contemplar negros, PCDs, a comunidade LGBTQIAP+ e outros grupos minorizados.

Conte com recrutadores que se identificam

Adotar ações de diversidade e inclusão é combater problemas estruturais da sociedade.

Mesmo inconscientemente, podemos ter dificuldades de fugir daquilo que é padrão ou convencional em nossas análises. Por isso, vale contar com outros pontos de vista para formar uma equipe mais diversa e inclusiva.

Por isso, permita que profissionais que se identificam com essa diversidade participem do processo de recrutamento e seleção.

Crie um canal exclusivo para denúncia

Logo no início do post, mencionamos que a sociedade está mudando. Percebe como o tempo verbal indica um processo em andamento?

Isso significa que erros vão acontecer e, possivelmente, problemas também. Pode ser que algum funcionário (ou até um membro da alta-gestão) resista ao chamado para ser mais inclusivo.

Por isso, é importante que um canal exclusivo para denúncias exista, dando total segurança para que vítimas ou colegas denunciem qualquer comportamento discriminatório.

Crie comitês das diversas diversidades

Pegando o gancho na ideia de processo em andamento, sua empresa não vai aprender tudo sobre diversidade e inclusão de uma vez só.

Criar comitês das diversidades permite a troca de ideias e experiências, o que pode ser educativo e ajudar a melhor direcionar as ações da empresa.

Promova lideranças diversas

Saiba que ter um time de funcionários mais diverso é essencial, mas é só o começo da mudança.

Lembra do trainee para pessoas negras da Magalu que mencionamos? Um processo de trainee visa capacitar melhor os profissionais para ocuparem um cargo na empresa.

Se sua organização precisa investir no desenvolvimento de seus funcionários, faça. Do contrário, vai seguir promovendo a cargos mais altos somente os que pertencem ao grupo "padrão" que não sofre as consequências da descriminação.

Por que apostar em uma empresa diversa

Sua empresa vai agradar a opinião pública ao investir em diversidade e inclusão? Cada vez mais. Porém, criar uma imagem positiva não pode ser o único objetivo.

Você já deve ter notado que, nos últimos anos, a ideia de focar mais no lado humano dos profissionais ganhou força. Falamos em soft skills, em propósito e qualidade de vida e por aí vai.

Com isso em mente, saiba que apostar em ações de diversidade é criar um ambiente de trabalho mais saudável. Algo que impacta o bem-estar, a satisfação, a motivação no trabalho, o engajamento e os resultados.

O impacto de ter uma equipe diversa para a organização

Quer ter uma noção melhor de tudo isso que estamos dizendo? Então, vamos falar do impacto positivo da diversidade e inclusão trazendo números. Para isso, contamos com a pesquisa Equality & Innovation, da Accenture.

  • 95% dos líderes empresariais veem inovação como vital para a competitividade;
  • 91% dos colaboradores querem ser inovadores;
  • O impacto da diversidade e inclusão na inovação é 42x maior do que do aumento de salário;
  • Colaboradores em empresas mais igualitárias sentem 75% menos medo de errar, e isso permite que mais ideias sejam testadas a favor da inovação.

O papel do time de RH no processo de D&I

O processo de recrutamento e seleção para o ponto de partida, não é mesmo? É nesse momento que o RH vai buscar e abrir espaço para a contratação de pessoas de perfis variados.

Porém, as ações de diversidade e inclusão começam antes da contratação. É preciso mostrar à alta-gestão o porquê de fazer parte dessa mudança e adequar a cultura organizacional para tal.

Uma reeducação do quadro de funcionários e da gestão da empresa deve ser feita para que comentários preconceituosos em forma de "piadas" não tornem o ambiente hostil e desfavorável à inclusão.

Se sua empresa for contratar pessoas com deficiência, por exemplo, medidas de acessibilidade podem se fazer necessárias antes de qualquer outra coisa.

O papel do RH também passa por alinhar propagandas e ações, ou seja, por garantir que aquilo que é divulgado para a sociedade seja, de fato, uma realidade dentro da organização.

Lembra-se do que explicamos sobre o que é inclusão? Se sua empresa anuncia que é diversa, mas posta nas redes uma foto da que diz o contrário, a sociedade vai cobrar ― e com razão.

O que queremos dizer com isso é que diversidade e inclusão não é estratégia de marketing e o RH precisa tanto saber disso quanto difundir esse entendimento em todos os níveis da organização.

Conclusão

A sociedade está mudando. Apostar em uma empresa diversa é escolher não ficar para trás e fazer parte da mudança.

Como vimos, abraçar o movimento a favor da diversidade e inclusão não é só para "fazer bonito" para que os outros vejam. Há ganhos reais para os trabalhadores, para a empresa e para a sociedade.

Para que seja assim, porém, é importante se planejar e se comprometer a realizar adequações que podem ser profundas e que, certamente, precisam ser contínuas.

Gostou do post? Quer continuar se atualizando sobre o assunto? Então baixe o e-book que fizemos em parceria com a Safe Space e descubra o que os líderes LGBTQIA+ dizem sobre diversidade e inclusão!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados