A Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
No entanto, muitas vezes fica difícil diferenciar entre o estresse considerado aceitável para o trabalho e o caminho que leva para uma das doenças mentais mais comuns da atualidade, a síndrome de burnout.
Pensando nisso, criamos um quiz sobre o estresse excessivo relacionado ao trabalho, que você pode acessar clicando aqui. O quiz é anônimo e confere uma pontuação de acordo com as respostas, para identificar o seu nível de estresse e algumas ações que você pode tomar para melhorá-lo.
Além disso, elencamos uma série de características do trabalho que podem estar associadas a índices superiores de síndrome de Burnout. Veja abaixo:
- Sobrecarga: Quantidade ou qualidade excessivas de demandas que ultrapassam a capacidade de desempenho, por insuficiência técnica ou de infra-estrutura organizacional. Trabalhar durante o horário de almoço, não conseguir fazer pausas ou trabalhar de madrugada não são hábitos saudáveis, podem ser indícios de que você está sobrecarregado.
- Baixo nível de controle das atividades ou acontecimentos no próprio trabalho: Provocam pouca ou nenhuma satisfação do trabalhador pelo seu trabalho. Ter pouca ou nenhuma participação na tomada de decisões da sua área ou rotina de trabalho é um bom exemplo.
- Expectativas profissionais: Indivíduos com discrepâncias entre suas expectativas de desenvolvimento profissional e aspectos reais de trabalho.
- Baixa participação nas decisões sobre mudanças organizacionais:
- Sentimento de injustiça e iniquidade nas relações de trabalho: Podem ser consequentes a carga de trabalho, salários desiguais para o mesmo cargo, ascensão de colegas sem merecimento.
- Trabalho por turnos ou noturno:
- Precário suporte organizacional e relacionamento conflituoso entre colegas: Provocam pensamentos de não poder contar com ninguém, sentem-se desamparados, carentes de orientação, desrespeitados.
- Relação muito próxima e intensa do colaborador com as pessoas que deve atender;
- Responsabilidade sobre a vida de outras pessoas: Exemplo: Cuidadores de idosos.
- Conflitos de papel: Embate entre informações e expectativas do trabalhador sobre seu desempenho em um determinado cargo ou função na instituição
- Ambiguidade de papel: Normas, direitos, métodos e objetivos poucos delimitados ou claros por parte da organização.
Caso você possua uma ou mais características na sua rotina de trabalho é importante ficar atento aos sintomas da síndrome de Burnout, tais como:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Negatividade constante;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Sentimentos de incompetência;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Fadiga;
- Pressão alta;
- Dores musculares;
- Problemas gastrointestinais;
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Percebeu que esses sintomas fazem parte da sua rotina? Não deixe de procurar um profissional de saúde para fazer uma avaliação do seu bem-estar mental.
Mente sã, corpo são!