Convênio médico e plano de saúde: qual a diferença?

Por

Yu Golfetti

Por

Yu Golfetti

Publicado em

14/4/21

Há quanto tempo você acha que convênio médico e plano de saúde são a mesma coisa?

No dia a dia, os termos são usados como sinônimos até nos consultórios, clínicas e hospitais. Por isso, é perfeitamente normal não saber ainda que existe uma diferença entre eles.

Ao longo da leitura deste post, você vai entender melhor o que caracteriza cada tipo de serviço e quais fatores levar em consideração na hora de escolher entre convênio e plano de saúde. Confira!

O que é convênio médico?

Vamos começar esclarecendo que convênio médico é um serviço oferecido por determinadas empresas para oferecer descontos em consultas, exames e outros serviços médicos com valor mais baixo.

Um convênio pode ser empresarial, contratado individualmente ou para a família ou, ainda, contratado de forma coletiva junto a uma associação de profissionais como um sindicato.

Pode ser chamado também de plano assistencial e, talvez, isso até ajude você a começar a pensar nas diferenças entre o convênio médico e plano de saúde. Isso porque há um foco na ideia de prestar assistência.

Mas, se você ainda não está entendendo com clareza, não se preocupe. Vamos resolver essa dúvida de uma vez por todas.

Como funciona o convênio médico?

Por um lado, a preocupação da população com saúde aumentou nos últimos anos; mas, por outro, o seu poder econômico diminuiu. 

Esse cenário faz com que a assistência à saúde seja um dos benefícios mais importantes para os colaboradores. 

Mas, como eles também são um dos maiores gastos para as empresas, sem contar com a inflação médica, é muito importante poder contar com opções variadas. 

Assim, os convênios médicos vêm para suprir uma necessidade fundamental de acesso à saúde.

Com preços mais acessíveis e flexíveis, eles são uma importante opção nos cuidados com a saúde de pessoas físicas ou de empresas. 

Também conhecidos como planos assistenciais, eles oferecem coberturas diferentes e personalizadas com um ótimo custo/benefício e adesão facilitada.

Tipos e modelos de convênio médico

Existem muitas formas de contratação de convênios médicos, por isso eles são divididos em três tipos: empresarial, individual ou familiar e coletivo. Cada um deles tem suas especificidades.

Tipos de convênio

Empresarial

Neste caso, a empresa é quem contrata o convênio médico para todos os colaboradores. Ele pode não ter custo algum ou cobrar algum valor por coparticipação. E, quanto maior o número de funcionários, maior é a margem de negociação. 

Individual ou Familiar

Um tipo bastante comum de convênio é o contratado por pessoas físicas. Aqui, uma pessoa pode contratar o convênio de maneira individual apenas ou inserir sua família como seus dependentes para que todos tenham a cobertura. 

Coletivo por adesão

Muito contratado por associações ou sindicatos, esta modalidade - assim como a empresarial - acaba sendo mais barata para os conveniados.

Modelos de convênio

Agora vamos conhecer os modelos de convênio. Isso diz respeito ao que está incluso em cada um e como aproveitá-lo da maior maneira possível. Inclusive, é possível aderir a mais de um!

Ambulatorial

O modelo ambulatorial inclui consultas, exames e terapias. Assim, boa parte das necessidades em saúde são atendidas. O ponto de atenção é que ele não inclui internações hospitalares nem serviços odontológicos. 

Hospitalar

Já o modelo hospitalar inclui internações, tratamentos como radioterapia e quimioterapia, além de cobertura ambulatorial. Internações na UTI também fazem parte do plano.

Hospitalar com obstetrícia

O mais indicado para pessoas gestantes ou que estão planejando ter filhos.  O modelo hospitalar com obstetrícia inclui todos os itens descritos no modelo acima, além de assistência ao pré-natal e parto

Odontológico

O plano odontológico é específico para serviços de odontologia. Estão cobertas consultas, exame e, em alguns casos, até emergências. 

Referência

O plano referência inclui todos os serviços oferecidos nos planos acima. Por isso, é o mais completo e mais indicado para garantir total segurança em relação à saúde. 

Benefícios do convênio médico

Como dissemos anteriormente, convênios médicos oferecem alguns benefícios muito claros quando comparados com planos de saúde. Eles são:

Preços mais acessíveis

Como você viu acima, os convênios são muito flexíveis, por isso o seu preço é consideravelmente mais baixo.

Além disso, as consultas, tratamentos e exames são pagos separadamente. Em todos os casos, há um desconto nos valores que pode tornar o convênio mais vantajoso do que o plano de saúde dependendo das suas necessidades. 

Mais rapidez para usar e aderir

Outro grande benefício é não precisar esperar dias ou meses para poder usufruir de toda a assistência médica oferecida. Diferentemente dos planos de saúde, a cobertura é imediata. 

E, para aproveitar tudo isso, ainda há a vantagem de que a adesão é muito menos burocrática. 

Personalização

Para que você consiga aderir a um convênio que cabe no seu bolso e oferece realmente tudo o que você precisa, cada vez mais são criados planos novos e altamente individualizados.

Tudo para que você tenha o melhor custo/benefício possível!

Quais as diferenças entre convênio médico e plano de saúde?

No dia a dia, você pode seguir usando convênio médico e plano de saúde como sinônimos, se quiser. Entretanto, precisa ter clareza quanto às diferenças, sobretudo quando for contratar e usar um dos serviços.

Então, vamos lá!

Adesão

O processo de adesão a um convênio médico é mais simples e costuma demandar apenas alguns minutos.

Basta apresentar informações básicas de cadastro, podendo fazer a opção de incluir dependentes, para acessar a lista de serviços e profissionais de saúde parceiros.

Em contrapartida, a adesão a um plano de saúde exige a leitura atenta de um contrato com uma série de cláusulas. Entre elas, as que verificam doenças pré-existentes e determinam o teto de cobertura do serviço.

Proposta

Eis uma diferença muito importante: o convênio médico garante desconto em serviços médicos, ou seja, você ainda vai precisar pagar uma taxa a cada utilização. Além do mais, a assistência hospitalar não está necessariamente incluída, como vimos acima. 

Já o plano de saúde cobre o valor de consultas, exames e pode incluir também a assistência hospitalar. Não é sem motivo que se trata de um serviço mais caro. 

Carência

Outra questão é que, uma vez que o convênio médico for contratado, você já pode começar a usá-lo.

Para isso, só precisa entrar em contato com a rede conveniada e fazer o agendamento da consulta ou exame.

Com o plano de saúde é diferente porque existe um período de carência a ser respeitado. Em geral, os atendimentos de urgência e emergência podem ser feitos 24 horas a partir da assinatura do contrato.

Outros, que vão de simples consultas a cirurgias, precisam de mais tempo, sendo que a duração da carência varia de acordo com o tipo de atendimento: o prazo para consultas costuma ser de um mês, mas o de procedimentos mais complexos como cirurgias é de seis meses e de partos, um ano.

Cobrança

É interessante dizer também que a adesão a um convênio médico resulta no pagamento de uma mensalidade bem mais acessível do que a do plano de saúde.

Enquanto a pessoa que utiliza o convênio tem desconto nas consultas, a que usa o plano de saúde pode ter que pagar ou não com valores extras a cada atendimento (com ou sem coparticipação, respectivamente).

Cancelamento

Caso você desista de contar com o serviço, o cancelamento do convênio médico é ainda mais simples do que sua adesão.

Basta informar à central de atendimento sobre sua decisão e quitar a mensalidade em aberto, se for o caso.

Por sua vez, o cancelamento do plano de saúde é tão ou mais burocrático que o processo de adesão. É preciso conferir as cláusulas do contrato, as regras para a rescisão e se informar sobre a possibilidade do pagamento de multas. 

Outras diferenças

É preciso dizer ainda que o convênio médico não faz reembolsos, enquanto a possibilidade existe no plano de saúde.

Ainda, convênios podem oferecer outros serviços como seguro de vida e auxílio-funeral. Por sua vez, os planos focam apenas em serviços de saúde.

O que considerar na escolha entre convênio médico ou plano de saúde?

Agora que você conhece melhor as diferenças entre convênio médico e plano de saúde, já sabe qual escolher?

Tenha em mente que não há uma única resposta certa. Nosso objetivo não é dizer contrate X ou Y, mas fornecer as informações básicas para que você tome sua própria decisão.

Quanto a isso, considere aquilo que melhor atende às suas necessidades, as de sua família ou a de sua empresa (caso você seja um RH pensando em um serviço para os funcionários).

Avalie questões como:

A inclusão de dependentes me interessa? Existe essa possibilidade?

Algumas pessoas precisam de um convênio médico ou plano de saúde só para si. Outras, porém, querem um serviço que contemple a família.

Com isso em mente, é preciso avaliar as possibilidades e suas condições para entender qual a escolha mais adequada;

A cobertura do serviço é suficiente para minhas necessidades?

Como exemplo, vamos mencionar aqui a questão da assistência hospitalar.

Se você tem motivos para crer que vai precisar desse tipo de atendimento, talvez a melhor alternativa seja o plano e não o convênio médico.

Tente, porém, estudar com atenção as propostas das operadoras que você encontrar antes de tomar sua decisão.

O valor da mensalidade é acessível? Posso pagar mais por um serviço mais completo?

Saúde é coisa séria e, por isso, sempre buscamos qualidade. Acontece que nem sempre é fácil arcar com os custos envolvidos e isso precisa ser pensado.

Um convênio médico, como vimos, é mais barato. Sua proposta é justamente conseguir atendimento de qualidade com desconto para os beneficiários.

Entretanto, a depender do que você precisa, o plano pode ser um serviço mais completo que faça valer o custo-benefício. Uma realidade que, em geral, faz ainda mais sentido para empresas;

Quais as características da rede credenciada? Há bons profissionais nas diferentes áreas?

Pouco ajuda ter um convênio ou um plano de saúde por meio do qual você não consiga marcar consultas com um especialista de uma determinada área.

Por isso, é importante avaliar a disponibilidade dos profissionais de saúde e suas áreas de atuação.

Vale lembrar que, se você precisar buscar um médico fora da rede conveniada, pode conseguir reembolso do plano; mas, do convênio médico, não. Em todo caso, a melhor das situações é evitar esse tipo de problema.

Ter uma corretora referência

Na hora de escolher por um plano de saúde ou convênio médico, contar com uma corretora referência pode ajudar muito. A facilidade de negociação com as operadoras sem dúvida traz grandes vantagens financeiras para qualquer empresa. 

Além disso, uma corretora pode analisar o perfil dos colaboradores para indicar os planos que mais se encaixam nas suas necessidades. 

Algumas delas ainda podem ajudar com a gestão dos benefícios de saúde, entre outras vantagens.

Conclusão

Viu só como a diferença entre convênio médico e plano de saúde é mais significativa do que parece?

Se ainda é o primeiro plano de saúde da sua startup, você pode baixar o nosso conteúdo abaixo e saber tudo sobre! É gratuito!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados