Plano de Saúde

Desmistificando o seguro de vida: o que é, como comprar e em quais momentos o seu beneficiário pode usar?

23/9/2020

Por

Pipo Saúde

Sep 17, 2020

Por

Pipo Saúde

17/9/2020

Desmistificando o seguro de vida: o que é, como comprar e em quais momentos o seu beneficiário pode usar?
Tempo de leitura

Sabemos que há tabus quando falam sobre o seguro de vida, afinal, muitos associam à um momento de uso muito infeliz. Mas é importante falar que o seguro de vida é um benefício que garante segurança financeira em um momento inesperado de dificuldade e, por isso, se você considera oferecer o seguro de vida corporativo é importante atentar para os detalhes.

Ao fazer o contrato, o segurado pode escolher quem serão os seus beneficiários e quais imprevistos serão contemplados. Os mais comuns são:

  • Invalidez: um valor em dinheiro é garantido para que se possa manter a segurança financeira do beneficiário;
  • Doença grave: o seguro cobre custos adicionais como transporte, equipamentos e medicamentos, itens que não são segurados por um plano de saúde.
  • Morte: em caso de falecimento natural ou acidental, os dependentes recebem o valor do seguro.


Por que investir em um seguro de vida para os funcionários?

Em alguns setores, o benefício é obrigatório por lei ou acordos sindicais. Assim como os planos de saúde, o seguro de vida coletivo têm preços mais baixos do que os individuais. Investir em um seguro de vida empresarial é sinônimo de cuidado com o capital humano.

O seguro de vida se diferencia do plano de saúde porque cobre despesas extras causadas por quadros de saúde críticos. Itens como transporte especial, equipamentos em casa e medicamentos de alto valor são exemplos de como o seguro de vida pode ser usado ainda em vida.

Ao trabalhar em uma empresa que provê segurança em casos de falecimento, invalidez ou doenças graves, o colaborador se sentirá muito mais seguro e satisfeito com o seu trabalho. 

Para atualizar a precificação do benefício, o seguro de vida empresarial viabiliza uma checagem periódica da saúde do colaborador. Um ponto interessante do acompanhamento é que, ao identificar e antecipar a descoberta de possíveis problemas de saúde, é possível realizar um tratamento precoce, garantindo o bem-estar dos funcionários. 

Vale citar que a contratação do benefício contribui com o imposto de renda da empresa.


Como contratar um seguro de vida empresarial?

Primeiramente, é importante encontrar uma seguradora de confiança. Busque informações sobre clientes e o seu histórico. Essa é a melhor forma de prevenir surpresas desagradáveis.

Entenda o perfil dos colaboradores. Fixar o mesmo valor para a indenização para um funcionária solteira em um cargo de analista e para um diretor casado e com filhos não faz o menor sentido. Além da diferença da faixa salarial, um perfil conta com dependentes e o outro, não.

Por isso, tente implementar indenizações diferenciadas. O importante é que o valor da apólice seja compatível com a faixa salarial do colaborador. A criação de planos crescentes que acompanhem o desenvolvimento profissional dos funcionários serve, inclusive, de motivação na hora de trabalhar. 

Após decidir a seguradora, é importante analisar alguns pontos da apólice do seguro de vida:

  • Carência;
  • A cobertura geográfica (nacional ou internacional, por exemplo);
  • Quais emergências não são contempladas pela apólice;
  • Se há a possibilidade de criar apólices alinhadas com a faixa salarial.

Como definir o valor da apólice do seguro de vida empresarial?

Uma forma simples de calcular o valor da apólice é multiplicar a renda bruta anual do colaborador pelo número de anos que você deseja proteção financeira.

Vamos supor que a renda anual dos assistentes seja de 50 mil reais e que você gostaria de prover um seguro equivalente a dois anos de trabalho. O cálculo para o valor da apólice seria 50.000 x 2 = 100.000 reais. 

Junto ao valor da apólice, as seguradoras também consideram outros pontos na hora de definir o valor da mensalidade, como gênero, profissão, idade, estado de saúde e as coberturas escolhidas.

Gostou do artigo? Compartilhe com quem também quer saber mais sobre seguro de vida empresarial. Também conte com o blog da Pipo para aprender mais sobre abono pecuniário, ROL mínimo, onboarding remoto e outras questões da rotina do profissional de RH.

Quer gerenciar os planos de saúde da sua empresa de forma segura e vantajosa? Conte com a Pipo! Digitalizamos a gestão de planos com atendimento humanizado e entendemos a sua dor. Clique aqui para pedir uma cotação de plano de saúde com o nosso time!

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados