Recursos Humanos

Como digitalizar o gerenciamento de benefícios flexíveis

21/10/2020

Por

Pipo Saúde

Como digitalizar o gerenciamento de benefícios flexíveis

A chegada do digital viabilizou a personalização de diversos serviços. Aquela playlist criada especialmente para você no Spotify e os filmes que a Netflix sugere baseada no que você assistiu são alguns dos exemplos presentes no nosso cotidiano.

A era da personalização chegou em diversas áreas e o RH também está acompanhando a tendência. A implementação de benefícios flexíveis mostra que, a cada dia, precisamos de serviços que resolvam algum problema da nossa vida. Afinal, não faz sentido oferecer vale-transporte para um colaborador que se locomove de carro, certo?

Entretanto, quanto maior for o time, mais complexo é gerenciar os benefícios de forma eficaz. Por isso, a digitalização surge como uma alternativa para que a tarefa não se torne um gargalo operacional.


Benefícios personalizados: mais uma forma de atrair e reter talentos

Como já explicamos nesse artigo, pacotes de benefícios flexíveis são uma boa ferramenta para o recrutamento e retenção dos colaboradores. Quanto mais benefícios, maior é a satisfação do time com o trabalho. É o que diz a pesquisa da Zoro, de acordo com 72% dos trabalhadores entrevistados. 

No entanto, oferecer uma vasta gama de benefícios pode encarecer - e muito - o orçamento da empresa. Por isso, flexibilizar e entender o que cada talento necessita é uma opção que viabiliza um pacote atrativo por um custo operacional justo.


Por que digitalizar a gestão de benefícios facilita a rotina do RH?

Quando falamos sobre startups, scale-ups e empresas globais, por exemplo, falamos de negócios com potencial de crescimento acelerado e, consequentemente, em constante aumento do número de colaboradores. Combinar o aumento constante no número de colaboradores com diversas opções de benefícios pode tornar a rotina do RH ainda mais complexa.

Quando os dados sobre o colaborador e os benefícios ficam distribuídos em diferentes locais como planilhas, formulários e contratos de papel, se torna mais difícil reunir, consultar e até mesmo atualizar as informações. 

Por isso, com a crescente demanda por benefícios flexíveis, foram criados serviços e plataformas que têm como objetivo ajudar o profissional de Recursos Humanos a organizar e gerenciar os pacotes de benefícios oferecidos pela empresa. 

Um bom exemplo é a gestão de benefícios de saúde. Por se tratar de uma informação pessoal extremamente sensível, é preciso garantir que a coleta, armazenamento e manuseio dos dados ocorra em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Outra particularidade dos planos de saúde é que o benefício deve contemplar as necessidades do time: as unidades de pronto-socorro são próximas do local de trabalho e da residência do colaborador? Há demanda para plano de saúde dental? O plano cobre consultas com o psicólogo?

Além disso, dependendo do volume de informações, atualizar, inserir e remover os benefícios pode ser desafiador. Para resolver este problema, empresas como a Pipo Saúde oferecem plataformas para o gerenciamento do benefício do plano de saúde. A partir da análise das necessidades dos colaboradores e da organização, a Pipo consegue identificar o plano de saúde mais adequado e facilita o gerenciamento dos dados dos colaboradores de forma segura.

Além da Pipo, há outras opções no mercado que se propõem a ajudar na gestão de outros benefícios. A digitalização das rotinas do time de Recursos Humanos veio para ficar e serve como uma ferramenta para os profissionais gastem menos tempo em atividades operacionais e possam focar no que realmente importa: as pessoas. 

A gente sabe o trabalho que dá para gerenciar tantas informações. Por isso, estamos aqui para te ajudar. Gerencie de forma simples o benefício de saúde da sua empresa: encontramos os produtos e serviços ideais de saúde para cuidar do seu time.

Clique aqui e converse com os nossos consultores!








Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados