Indicadores de sucesso no processo de recrutamento e seleção

10/3/2021

Por

Taqe

Indicadores de sucesso no processo de recrutamento e seleção

Você já ouviu a famosa frase “o que não é medido não pode ser gerenciado”? Trazendo esse conceito para a área de RH, podemos avaliar a eficiência do processo de Recrutamento e Seleção (R&S) da empresa utilizando os indicadores de sucesso.

Entretanto, muitos profissionais da área se veem perdidos diante de tantas possibilidades de indicadores.

Por isso, hoje trazemos os 5 principais e mais importantes indicadores de sucesso da área de recrutamento e seleção para que você possa criar a sua estratégia de gerenciamento e melhorias voltados à área de recrutamento e seleção. Vamos lá?

Candidatos por vaga

Esse indicador é muito importante, mas ele precisa ser analisado da forma correta. Um número alto de candidatos por vaga pode indicar que há uma alta demanda de empregos na área. Isso pode indicar, também, que a empresa possui uma marca empregadora forte, despertando o interesse de muitos candidatos em fazer parte deste time.

Entretanto, um número alto de candidatos por vaga pode também indicar que a descrição do cargo está muito ampla e superficial. Se esse for o problema, é provável que o recrutador identifique um grande número de candidatos que não se adequam ao perfil da vaga.

E, por último, mas não menos importante: quanto maior o número de candidatos por vaga, maior o esforço para filtrar os candidatos. O trabalho manual torna-se inviável. A boa notícia é que a tecnologia já permite que os recrutadores consigam ranquear com candidatos considerando inúmeros filtros, através de poucos cliques no mouse.

Tempo de preenchimento de uma vaga

Também conhecido como Time to Fill, este indicador ajuda a identificar o nível de eficiência do processo seletivo da empresa, pois ele refere-se ao tempo entre a publicação de uma vaga até o preenchimento dela.

Por isso, deve-se analisar aqui toda a jornada do candidato perante as entrevistas, testes e todas as etapas que a empresa tem até de fato chegar a decisão final de contratação.

Um dos últimos estudos da Glassdoor sobre o assunto, colocou o Brasil em destaque, pois o nosso país é o que mais demora para preencher uma vaga, em média 39,6 dias. O país mais eficiente é a Índia, levando apenas 16,1 dias.

Essa realidade está caminhando para melhores resultados, visto que as empresas estão entendendo a importância de usar uma plataforma de recrutamento. Essa tecnologia pode reduzir em até cinco vezes o tempo de preenchimento das vagas.

O time to fill também tem relação com o clima organizacional, visto que, quanto mais rápido uma vaga é preenchida, menos os funcionários atuais precisam trabalhar extra para cobrir as atividades desta função.

Custo por contratação

Esse indicador é responsável por mensurar todos os gastos que envolvem um processo de seleção considerando custos internos e externos. Veja alguns exemplos:

  • Investimentos em anúncios em redes sociais e sites especializados;
  • Investimentos em sistemas especializados e automatizados focados em R&S;
  • Tempo direcionado às dinâmicas de grupo e entrevistas
  • Tempo que os recrutadores investem em cada vaga.

Funil de contratação

Esse é um indicador bastante visual e que mede a eficiência do processo de R&S de uma empresa.

O funil de contratação apresentará as taxas de conversão de cada etapa. Ele tem grande importância, principalmente quando se está contratando em massa, para um grande número de vagas em aberto que possuem o mesmo perfil. Com o uso de plataformas de recrutamento é possível contratar 8 em cada 10 candidatos.

O funil de contratação segue os seguintes níveis: candidatos aplicados, candidatos qualificados, candidatos finalistas e candidatos contratados.

Experiência do candidato

A experiência do candidato entrou há poucos anos nesta lista e vem ganhando cada vez mais destaque. Esse indicador é responsável por medir a percepção dos candidatos durante o processo de R&S.

Todos os pontos de contato que a empresa tem com os candidatos são importantes e essa percepção, a longo prazo, fortalece a marca empregadora, também conhecida como Employer Branding.

O feedback é uma das formas mais eficientes para medir a experiência do candidato. Sugerimos que você faça pesquisas on-line no final do processo de recrutamento para oferecer ao candidato a chance de dar um contar sobre a experiência que teve durante a jornada do processo de seleção.

Conclusão

O processo de recrutamento e seleção já estava concorrido e, agora que a modalidade de trabalho remoto está sendo aderida por empresas de todo o mundo, a concorrência ficará ainda mais acirrada. 

Para que todo o processo de seleção seja eficiente é necessário ter uma jornada bem definida para contratar certo e rápido, automatizar processos e focar fortemente na experiência do usuário. 

As plataformas de recrutamento e seleção se utilizam da tecnologia de algoritmos e inteligência de dados para trazer agilidade à assertividade em todo o processo.

Faça como a Natura, o Santander, a Sequoia e a Coca-Cola: comece a contratar melhor e em menos tempo através da plataforma TAQE. Agende uma demonstração gratuita e veja na prática como aumentar a eficiência e qualidade do seu processo seletivo.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados