Cuidados Com a Saúde

Você não precisa esperar infinitos dias para marcar a sua consulta ou o seu exame.

19/2/2020

Por

Pipo Saúde

Você não precisa esperar infinitos dias para marcar a sua consulta ou o seu exame.

A ANS determina um tempo máximo de espera para o beneficiário ter acesso aos serviços e procedimentos definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (consultas e exames que todos os planos de saúde devem oferecer) – inclusive contamos recentemente mais sobre isso num post aqui do blog. Mas você sabia que se todos os prestadores de serviço do município em que o beneficiário se encontra estiverem indisponíveis dentro do período-limite, é dever do operador de saúde (Bradesco, Sulamérica, Amil…) garantir o seu atendimento com um prestador de serviço não-credenciado ou em um município vizinho, sem custos adicionais ao beneficiário?

Imagine que você precisa marcar uma consulta com um clínico geral para pedir o seu check up anual. Você liga para todos os números que atendem o município em que você está (e que está dentro da zona de cobertura do seu plano), mas todo mundo te responde: “só tenho horário pra daqui 20 dias…”. Dá um nervoso, né? A gente sabe como é! Por isso, viemos te contar que você tem o direito de não precisar esperar muito tempo pra ser atendido.

A ANS impõe, por exemplo, que consultas básicas (como pediatria, clínica médica, cirurgia geral e obstetrícia) não podem demorar mais de 7 dias úteis para acontecer, contados a partir do momento em que você começou a procurar por atendimento. Ou seja, se você começasse a procurar médicos numa quarta, deveria conseguir ser consultado(a), no máximo, na sexta da semana seguinte. Outros tipos de procedimentos médicos também têm tempo-limite de agendamento:

• Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: em até 7 dias úteis;

• Demais especialidades médicas: em até 14 dias úteis;• Fonoaudiólogo: em até 10 dias úteis;

• Nutricionista: em até 10 dias úteis;• Psicólogo: em até 10 dias úteis;

• Terapeuta ocupacional: em até 10 dias úteis;

• Fisioterapeuta: em até 10 dias úteis;

• Cirurgião-dentista: em até 7 dias úteis;

• Serviços de diagnóstico por laboratório (exemplo: hemograma): em até 3 dias úteis;

• Atendimento em regime de hospital-dia: em até 10 dias úteis;

• Atendimento em regime de internação previamente agendada: em até 21 dias úteis; e

• Urgência e emergência: imediato.

Ah, um lembrete: algumas operadoras de saúde exigem encaminhamento médico para que você possa ser consultado(a) por certas especialidades, como fisioterapia, nutrição e psicologia. Nesses casos, considere que a data em que a contagem do prazo se inicia é o dia em que você começou a procurar pelo especialista já com a guia de encaminhamento em mãos, ok?

Se você não encontrar ninguém pra te atender no município em que você está, entre em contato com a sua operadora e explique a situação. Se realmente não houver nenhum médico, hospital ou laboratório credenciado disponível dentro do prazo-limite, o ela é legalmente obrigada a te dar uma autorização prévia para ser atendido

• No seu município, por um profissional ou estabelecimento não-credenciado;

• Em outro município, por um profissional credenciado ou não.

O pagamento dos profissionais não-credenciados, nesses casos, é feito pela operadora de saúde. Se, por algum motivo, você for cobrado(a) dos custos do atendimento, pode exigir reembolso integral, que deve ser pago em até 30 dias. Havendo co-participação no seu plano, a dedução pode ocorrer diretamente sobre o valor do reembolso.Os custos de transporte (ida e volta), se houver necessidade de ir até um município que não seja vizinho àquele em que se encontra o beneficiário, também são arcados pela operadora. São exceções a essa regra, por determinação da ANS, alguns procedimentos relacionados ao tratamento de câncer (para verificar se o seu caso se enquadra nessas exceções, acesse aqui, e procure pelo item “60. PET-CT ONCOLÓGICO”. Os procedimentos de 1 a 9 não têm direito a reembolso de transporte).

Se você tiver qualquer dúvida sobre esse procedimento e a Pipo Saúde for a corretora de seguros da empresa em que você trabalha, entre em contato conosco no meajuda@piposaude.com.br que te ajudaremos a esclarecê-la! Caso contrário, entre em contato com o seu plano de saúde e tente resolver o seu caso amigavelmente. A ANS também dispõe de canais de atendimento ao cidadão, como a NIP – Notificação de Intermediação Preliminar – uma ferramenta de intermediação de conflitos entre beneficiários e planos de saúde.

Se você faz parte da equipe de Recursos Humanos da empresa em que trabalha, recomendamos informar os seus colaboradores sobre o papo que discutimos acima. Essas informações podem fazer toda a diferença no dia a dia. 🙂

Um último “se”: Se você sente que seu corretor atual não ajuda você ou seu time com informações, saiba que com a Pipo Saúde você tem menos papelada e mais insights! Clique aqui e preencha o nosso formulário para saber como podemos ajudar a sua empresa. Em menos de 24h, a nossa equipe entrará em contato com você.

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