Cuidados Com a Saúde

Qual é o impacto de uma notícia ruim na sua saúde?

5/8/2020

Por

Dr. Thiago Liguroi

Qual é o impacto de uma notícia ruim na sua saúde?

Com o avanço da pandemia, tivemos início a um ciclo constante de notícias relacionadas ao contágio, infecção e morte na população por Covid-19. Mas será que esse fenômeno pode ter repercussões negativas no nosso bem-estar físico, mental e social? Canais da TV americana, como a rede CNN, mostram números de infectados e mortos pela doença em tempo real durante parte de sua programação. Será que essa superexposição não poderia desencadear uma piora em indivíduos com doença mental ou mesmo servir de gatilho para quem tem predisposição?


Quando ouvimos uma notícia ruim, o nosso organismo dispara as mesmas reações do mecanismo de luta e fuga, que libera hormônios como adrenalina e cortisol. A exposição prolongada pode gerar um nível de estresse acima do normal e afetar nossa bem-estar mental.


O gerenciamento do consumo de mídia pode ajudar você a se manter atualizado, além de reduzir o estresse. Tente dedicar um tempo determinado por dia para revisar as manchetes, garantir que suas fontes sejam confiáveis ​​e fazer um "check-in emocional" (respirações lentas, desconectar por alguns minutos) antes de começar a assistir ou ler as notícias.


Para encontrar o equilíbrio e moderação enquanto se mantém informado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda buscar notícias sobre o COVID-19 principalmente para que você possa tomar medidas práticas para preparar sua rotina e se proteger. Depois de obter essas informações, é hora de desligar-se das notícias.


Logo, é importante desconectar-se com frequência, tirar um momento só para você e meditar se possível, tudo isso para evitar o efeito da somatização, em que acontecimentos negativos, mesmo que não relacionados a amigos e familiares, pode servir de gatilho para estados de angústia e ansiedade, afetando a nossa saúde mental e, em alguns casos, até a saúde física.

Achou esse assunto relevante? Compartilhe com seus amigos, colegas de trabalho e familiares.

Quer encontrar um plano de saúde para a sua empresa? A Pipo chegou para descomplicar a o seguro saúde. Preencha o formulário e conta com a gente.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados