Cuidados Com a Saúde

Tudo o que você precisa saber para encontrar o seu médico de confiança

4/1/2021

Por

Larissa Reis

Tudo o que você precisa saber para encontrar o seu médico de confiança

Já notou como pode ser um inconveniente mudar de médico o tempo todo? Ter um médico de confiança é desejo de muita gente, mas nem sempre é fácil encontrar esse profissional.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações e dicas para que você entenda porque vale a pena fazer essa busca. Confira!

Como um médico profissional de confiança auxilia na manutenção da sua saúde

Não ter um médico de confiança não significa viver uma situação ruim em que cuidar da saúde vai ser quase impossível. Há vários bons profissionais por aí.

A questão é que, se você precisa mudar de médico o tempo todo, precisa lidar com profissionais que te conhecem relativamente pouco, mesmo que você forneça um bom histórico familiar.

Um médico de confiança é alguém que pode usar tudo o que aprendeu sobre você e sobre sua saúde ao longo do tempo para oferecer um atendimento melhor.

Os benefícios em ter um médico de confiança são:

  • Leva a um atendimento por alguém que conhece bem seu histórico de saúde;
  • Confere mais confiança na relação entre as partes;
  • Evita solicitações de exames desnecessários;
  • Contribui para diagnósticos mais precisos.

Uma anamnese bem feita sempre vai ser determinante para uma boa prevenção ou para um bom tratamento de enfermidades.

Aliar isso ao conhecimento que o médico de confiança tem sobre você, é aumentar consideravelmente suas garantias.

Um médico de confiança vai saber quais situações de saúde você já enfrentou e como respondeu a cada uma delas. Assim, pode pensar em soluções mais adequadas ao seu perfil.

Com isso, você pode ter mais tranquilidade de que sua saúde está sendo tão bem assistida quanto possível.

Minha família não tem um médico de confiança. E agora?

Em um passado não muito distante, era um pouco mais comum ouvir histórias de médicos que atendem a diferentes gerações de uma mesma família.

Quando a realidade é essa, o médico consegue enxergar para além de resultados de exames ou de queixas pontuais porque conhece o contexto familiar.

Algo que permite ao profissional entender como o ambiente influencia o bem-estar e a saúde de seus pacientes.

Isso ainda acontece, mas se não é o caso aí na sua casa, saiba que não há problema! Ainda é tempo de encontrar um médico de confiança que poderá acompanhar você daqui para frente.

É natural que estejamos mais fragilizados quando necessitamos de cuidados com a nossa saúde. Assim, não há nada melhor do que ter um médico com o qual a gente se sinta bem à vontade.

Um atendimento atencioso faz parte disso, assim como a tranquilidade e a confiança que são geradas à medida que médico e paciente se conhecem melhor. Se você já viveu ou vive essa experiência, sabe do que estamos falando.

Caso você ainda não conheça essa situação e sente que precisa dar um jeito de encontrar logo seu médico de confiança, nós vamos te ajudar.

Como encontrar o seu médico de confiança

Pode ser que você não encontre um médico de confiança apenas pela força de sua vontade e precise buscar mais de um profissional até encontrar o ideal para você e sua família.

Facilitar essa procura é possível e, para tanto, recomendamos que você:

Busque indicações

A indicação é sempre uma aliada quando estamos buscando algo de qualidade, não é mesmo?

Por isso, não hesite em perguntar a pessoas do seu círculo se alguém conhece ou tem um médico de confiança na especialidade que você busca. Vá atrás de referências!

Ao receber indicações, você vai reunir nomes que pode usar como ponto de partida para sua busca.

Ouça opiniões

Às vezes, diante de uma questão médica, sentimos mesmo a necessidade de buscar opiniões diferentes. Isso é muito natural.

A interpretação de situações, exames e diagnósticos pode variar de médico para médico. Por isso, pode ser interessante considerar mais de uma opinião a depender do caso.

Consultando profissionais diferentes, você aumenta suas chances de encontrar um médico que te passe confiança para poder chamar de seu.

Considere clínicas especializadas

Um médico de confiança pode ser um clínico geral, mas a ideia não é que você tenha, necessariamente, apenas um profissional como referência.

Caso seja necessário, busque por profissionais de diferentes especializações e, para tanto, dê preferência a clínicas especializadas.

Essas instituições costumam reunir médicos que têm credibilidade no mercado, facilitando a sua procura por um em que sinta que pode confiar para te acompanhar sempre que necessário.

Consulte o convênio médico

Nossa última dica para ajudar você a encontrar seu médico de confiança é recorrer ao seu plano de saúde.

Planos têm plataformas online que permitem que os beneficiários façam pesquisas segmentadas por profissionais. Assim, você consegue pesquisar especialidade, local de atendimento e encontrar um que se aproxime de suas necessidades.

Ao comparecer à consulta, você tem a oportunidade de avaliar o atendimento já sabendo que o profissional tem o respaldo do seu plano. Algo que pode tornar mais segura a sua busca por seu médico de confiança.

Como avaliar o médico escolhido

Não é porque foi uma indicação, por exemplo, que você já precisa colocar na cabeça que determinado profissional é seu médico de confiança.

Tenha em mente que cada pessoa pode preferir um perfil de médico diferente, o que faz com que uma excelente indicação talvez não atenda aos seus anseios.

Por isso, para avaliar se o profissional pode ser "promovido" ao posto de seu médico de confiança, responda para si perguntas como:

  • O médico te ouviu com atenção durante a consulta?
  • Se preocupou com seu bem-estar emocional, para além de sua saúde física?
  • O médico prestou um atendimento cordial?
  • Você vivenciou uma sensação de acolhimento durante a consulta?
  • O médico deixou você confortável ou sua abordagem não te agradou por algum motivo?

No fim das contas, nosso emocional pode afetar a rapidez com que nosso organismo responde a uma situação de saúde. Por isso, se você não se sentir à vontade, o médico em questão não é seu médico de confiança.

O melhor dos cenários seria acertar na escolha logo de cara, mas uma busca um pouco mais demorada pode valer muito a pena.

Conclusão

Encontrar um médico de confiança ou uma equipe para acompanhar sua saúde pode fazer toda a diferença.

Na Pipo, cada membro tem acesso a um time de que, baseado nos conceitos de saúde de família, tem como foco integrar o cuidado e centralizar os dados dos usuários, gerando valor e criando um canal único para as informações de saúde.

Achou legal e acha que mais pessoas gostariam de ter um médico de confiança? Não guarde segredo, compartilhe este post!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Fale com nossos consultoresImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados