Plano de Saúde

O que é compra de plano de saúde por adesão?

16/9/2020

Por

Pipo Saúde

Sep 16, 2020

Por

Pipo Saúde

16/9/2020

O que é compra de plano de saúde por adesão?
Tempo de leitura

O plano de saúde por adesão é uma modalidade do plano coletivo, que contempla pessoas que dividem uma característica comum - pode ser uma profissão, um sindicato ou a empresa onde trabalham.

Os planos de saúde coletivos são divididos em dois tipos:

  • Plano coletivo empresarial: presta assistência médica para pessoas que trabalham em uma mesma empresa.

  • Plano coletivo por adesão: disponibilizado para pessoas que são da mesma categoria profissional ou área de atuação que tenham vínculo com uma entidade representante, como um sindicato, por exemplo.

Ambas modalidades são contratadas por uma Pessoa Jurídica, ou seja, a empresa contratante, o sindicato, associações e conselhos profissionais. 

Quais são as vantagens um plano de saúde por adesão?

Uma das maiores vantagens dos planos de saúde por adesão é que eles custam mais barato. A economia acontece porque o custo de todos os usos do plano de saúde, chamado de sinistralidade, não é averiguado por pessoa, e sim pelo conjunto dos segurados ou pela operadora do plano. Outro ponto que barateia o acesso ao benefício é que a modalidade por adesão não é controlada pela Agência Nacional de Saúde (ANS). 

Outro ponto interessante é que o período de carência é menor. Por englobar um número maior de beneficiários, o prazo para começar a usar o plano diminui consideravelmente - em alguns casos, a carência chega a ser zero. 

Também é possível se planejar para os reajustes. A data da atualização do valor do benefício ocorre em um mês combinado previamente, sem surpresas.

Um ponto de atenção é que o plano de saúde por adesão não é monitorado pela ANS. Logo, a operadora pode cancelar o benefício sem consultar os segurados previamente.


Como contratar um plano de saúde por adesão?

Ficou com vontade de contratar o benefício? Confira as dicas abaixo para começar a proteger a sua saúde.

Em primeiro lugar, é preciso que você faça parte de alguma entidade profissional: um sindicato, um conselho da profissão ou algum tipo de associação profissional.

Analise as suas necessidades
. De nada adianta contratar um serviço em conta que não contemple o que você precisa. O plano mais barato pode acabar saindo mais caro se ele não se encaixar ao seu perfil. 

Depois disso, basta se informar sobre o plano de saúde oferecido pela entidade e solicitar a participação no benefício.

Os próximos passos são os mesmos da contratação de qualquer plano de saúde: entrar em contato com algum vendedor, ler o contrato com atenção e fechar a negociação.

Este artigo tirou as suas dúvidas? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares! Também conte com o blog da Pipo para saber qual é a melhor forma de usar o pronto-socorro, dicas para se proteger do coronavírus e muito mais.

--

Quer comprar e/ou negociar os planos de saúde da sua empresa de forma segura e vantajosa? Conte com a Pipo! Digitalizamos a gestão de planos com atendimento humanizado e entendemos a sua dor. Clique aqui para pedir uma cotação de plano de saúde com a nossa equipe!


Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados