Compra de plano de saúde por adesão: o que é?

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

15/2/21

Falar em plano de saúde te leva logo a pensar em altos custos? Existem alternativas mais econômicas para aproveitar os benefícios da saúde suplementar e uma delas é o plano de saúde por adesão. Já ouviu falar?

Se não, saiba que esse tipo de plano é voltado para classes profissionais, sindicatos ou associações, e o fato de ser contratado para uso coletivo é um dos motivos de, geralmente, o seu custo ser menor. Mas as características e os benefícios não acabam por aí.

Para entender melhor como funciona, convidamos você a continuar essa leitura, pois vamos abordar também quais são as diferenças entre outros tipos de planos de saúde e como fazer a contratação. Aproveite!

Neste artigo você encontra:

Qual a diferença entre plano de saúde individual e plano de saúde por adesão?

O plano de saúde individual pode ser contratado por qualquer pessoa física que deseja adquirir um plano de saúde privado. Isso quer dizer que basta realizar o contrato com a seguradora ou operadora do plano de saúde, de maneira individual, para o cidadão ter acesso à utilização da rede suplementar.

Os reajustes dos planos individuais acontecem de acordo com o índice da ANS (Agência Nacional de Saúde), geralmente após um ano de contrato. Já nos planos por adesão, a data de reajuste é firmada antecipadamente e de acordo com acordo coletivo.

Além disso, os planos individuais costumam ter um prazo de carência maior do que os planos coletivos, principalmente se comparados aos planos de saúde por adesão.

Já a compra de plano de saúde por adesão só pode ser feita por uma pessoa jurídica e os usuários precisam ter filiação a uma entidade de classe como sindicatos, associações, conselhos profissionais, grupos estudantis, entre outros onde os beneficiários tenham vínculo com a entidade representante.

Então, se a pessoa não faz parte de nenhuma dessas categorias, ela não poderá solicitar o plano por adesão, e sim o particular ou plano de saúde empresarial.

E qual a diferença para o plano de saúde empresarial?

Ambos os planos são considerados coletivos, porém, com algumas distinções. No plano de saúde empresarial não é necessário pertencer a um sindicato, classe de profissionais ou qualquer outra categoria que vimos anteriormente. 

Nessa modalidade é a empresa a responsável pela contratação do serviço e não a entidade representante. Assim, o plano de saúde empresarial presta assistência médica para as pessoas que trabalham em uma mesma empresa, independentemente do segmento, ramo ou se há afiliações ou não. 

Podemos dizer que ele é o plano de saúde comum, o mais conhecido pelo mercado, e contratado pelas empresas como uma forma de oferecer benefícios aos seus colaboradores.

Quais são os benefícios de contratar um plano por adesão?

Uma das grandes vantagens dos planos de saúde por adesão é que eles custam menos. Mas por que isso acontece, se tanto o plano de saúde empresarial e o por adesão são planos coletivos e, normalmente, contam com as mesmas operadoras, coparticipações e acomodações?

A economia se dá porque o custo de toda a utilização do plano de saúde — chamado de sinistralidade — não é averiguado por pessoa, e sim pelo conjunto dos segurados ou pela operadora do plano. Então, como são mais pessoas, os preços podem ser mais atraentes.

Outro ponto que torna a compra do plano de saúde por adesão mais acessível é que a modalidade por adesão não é controlada pela Agência Nacional de Saúde. Assim, os reajustes não são baseados nos índices da ANS e sim pela sinistralidade da carteira.

Isso facilita o planejamento dos beneficiários para os reajustes, pois a data da atualização do valor do benefício ocorre em um mês combinado previamente, sem surpresas.

Mais uma vantagem: o período de carência do plano por adesão é menor. Por englobar um número maior de beneficiários, o prazo para começar a utilizar o benefício diminui consideravelmente — em alguns casos, a carência chega a ser zero. 

Um ponto de atenção que não podemos deixar de ressaltar é que, pelo fato de o plano de esse tipo de plano não ser monitorado pela ANS, a operadora pode cancelar o benefício sem consultar os segurados previamente.

‍Quem pode comprar um plano de saúde por adesão?

Os planos por adesão cresceram muito nos últimos anos pela força que as classes representativas ganharam com o passar do tempo e isso contribuiu para a ampliação da oferta, da quantidade de parcerias e abrangência para diversas categorias de profissionais e estudantes.

Por isso, vamos citar algumas das profissões mais comuns entre as compras dessa modalidade de plano de saúde, embora o leque seja extenso:

  • comerciários;
  • médicos;
  • dentistas;
  • engenheiros;
  • psicólogos;
  • advogados.

Como comprar um plano de saúde coletivo por adesão?

A sua empresa se enquadra no perfil para aderir aos planos por adesão e você se interessou em contratar o benefício? Então, confira as dicas abaixo para começar a proteger a sua saúde.

  1. Analise as suas necessidades ou as do seu grupo. Não adianta contratar um serviço porque é mais em conta, mas que não contemple o que você precisa. Um plano barato pode acabar saindo mais caro se ele não se encaixar ao seu perfil e nas necessidades da sua classe;
  2. Após fazer essa avaliação, basta se informar sobre o plano de saúde oferecido pela entidade e solicitar a participação no benefício;
  3. Os próximos passos são os mesmos da contratação de qualquer plano de saúde: entrar em contato com algum vendedor, ler o contrato com atenção e fechar a negociação.

Percebeu como o plano de saúde por adesão pode ser interessante e mais econômico para você ou para a categoria a qual você pertence? E se esse é um assunto que você gostaria de conhecer melhor, saiba que a newsletter da Pipo aborda conteúdos do tipo! Clique abaixo e assine agora!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados