Recursos Humanos

Como o departamento de Recursos Humanos pode implementar OKR na empresa?

7/8/2020

Por

Pipo Saúde

Como o departamento de Recursos Humanos pode implementar OKR na empresa?

Entender, planejar e executar estratégias para a gestão saudável de um negócio é uma tarefa complexa. O processo envolve times com responsabilidades, necessidades e modos de pensar distintos.

Os OKRs são uma mão na roda para entender a eficiência da gestão da empresa. A sigla OKR significa Objectives and Key Results, “Objetivos e Resultados-Chave”, em português. Ela foi desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, e é utilizada pelo Google desde 1999. Atualmente, empresas como Spotify, Twitter e Airbnb fazem parte da lista de empreendimentos bem-sucedidos que fazem uso da estratégia para escalar os seus negócios.

OKRs na prática

Os OKRs servem para focar os esforços da empresa para alcançar resultados ambiciosos, porém possíveis. Vamos aprender como colocar em ação os Objectives and Key Results?

  • Objectives (objetivos): Como o próprio nome diz, os objetivos são o que a empresa deseja alcançar em um trimestre. Geralmente, as empresas definem entre três e cinco objetivos.
  • Eles devem informar com clareza o que deve ter atingido por toda a empresa e também serve como um lema de motivação. Vamos considerar o seguinte objetivo:
  • “Se tornar referência no mercado de tecnologia do Brasil”

  • Key results (resultados-chave): Aqui, devemos documentar a estratégia que vai ser utilizada para alcançar o objetivo. Assim, todos os membros do time saberão qual direção tomar, mesmo que cada um tenha responsabilidades diferentes.
  • É importante que eles sejam específicos e descrevam resultados mensuráveis. Além disso, eles não devem ser uma lista de afazeres: cada time tem a expertise para definir quais atividades alcançarão os objetivos descritos. Cada objetivo deve ter entre três e quatro KRs (key results).
  • Para aumentar se tornar referência no mercado de tecnologia do Brasil, por exemplo, faz sentido conquistar os resultados abaixo:
  • Objetivo #1: Se tornar referência no mercado de tecnologia do Brasil
    KR #1: Aumentar o faturamento em 15% no trimestre
    KR #2: Aumentar em 20% o volume de clientes ativos
    KR #3: Duplicar o número de leads via marketing

O papel do RH na implementação dos OKRs

Acima de tudo, os OKRs são uma forma de mobilizar a empresa na mesma direção para conquistar objetivos estratégicos. Levando em conta que o RH tem uma visão holística de todos os departamentos de uma organização, ele é o time perfeito para apoiar a liderança da empresa na hora de transformar o documento em ações concretas e supervisionar a mensuração de resultados.

Outro ponto interessante da metodologia de OKRs é o fato de que cada time tem a responsabilidade de construir os seus próprios Objectives e os Key Results. Além disso, os times devem acompanhar os avanços rumo aos resultados, o que fomenta o famoso “sentimento de dono” ou “ownership” na cultura organizacional.

Os relatórios podem ser semanais, quinzenais e mensais. O RH pode organizar os resultados apurados por cada time e organizá-los a fim de gerar visibilidade para todos os colaboradores.

Com essas informações em mãos, entenda quais resultados precisam ser atingidos para que os objetivos sejam alcançados. Assim, o time de RH estará apto a implementar os OKRs junto à diretoria da empresa.

E se 100% dos resultados não forem alcançados?

Tudo bem. Não alcançar os 100% é um indicativo de que os OKRs eram ambiciosos. O Google, por exemplo, busca atingir entre 60 e 70% dos OKRs.

Já os resultados inferiores a 60% devem ser interpretados como uma oportunidade para entender o que precisa ser modificado no próximo ciclo. Os OKRs são um ciclo contínuo de aprendizado e otimizações que cria uma base forte de colaboração e comprometimento dos times com o crescimento da organização.

-

Sua empresa já definiu objetivos para cuidar ainda melhor da saúde dos seus funcionários? A Pipo pode te ajudar! Somos mais que uma corretora, usamos a tecnologia para facilitar o gerenciamento dos benefícios de saúde dos colaboradores. Clique aqui, preencha nosso formulário e entraremos em contato com você!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados