Recursos Humanos

People Analytics: a transformação da gestão de pessoas

9/9/2020

Por

Pipo Saúde

Sep 9, 2020

Por

Pipo Saúde

9/9/2020

People Analytics: a transformação da gestão de pessoas
Tempo de leitura

O avanço tecnológico transforma a cada dia a rotina do profissional de recursos humanos. O People Analytics, ou análise de pessoas, é um processo de coleta e transformação de dados em insights que aprimoram a performance da empresa.

O People Analytics se beneficiou bastante da tecnologia para coletar, organizar e interpretar dados sobre os times que fazem parte da organização.

Adotar o People Analytics é vantajoso porque permite que as empresas otimizem a experiência dos colaboradores, criem uma estrutura interna mais eficiente e maximizem a produtividade.

A tendência já ganhou espaço fora do Brasil. De acordo com a Deloitte, 70% das empresas investem na prática.

People Analytics: botando a mão na massa


Antes de falar sobre os dados, é preciso saber quais perguntas você deseja responder com o People Analytics. O segredo é identificar quais são as dores que precisam ser resolvidas e, a partir daí, definir quais são as informações estratégicas que você deseja obter. Confira alguns exemplos:

  • Como diminuir o turnover?
  • Como melhorar os processos de recrutamento e seleção?
  • Como otimizar os orçamentos dos times?

Com essas perguntas em mãos é que partimos para a prática.

  1. Coletando os dados

    Geralmente, os dados sobre os colaboradores estão espalhados em diferentes softwares que não se comunicam entre si, dificultando a coleta e a interpretação dessas informações valiosas.

    Por isso, existem dois caminhos quando o assunto é coletar os dados: a utilização de um software de People Analytics (já existem vários no mercado) ou da integração de um analista de dados ao time do RH.

    O que afeta quais dados serão coletados é a pergunta que você quer responder. Para uma melhor apresentação do impacto do People Analytics, é interessante que a pergunta esteja alinhada com os objetivos do negócio ou OKRs do trimestre.

  2. Analisando as descobertas

    Vamos supor que uma das perguntas que você fez ao People Analytics seja "Como otimizar os orçamentos dos times?". Entre as informações apuradas, você descobriu que o time de design tem a assinatura de um software que não é mais utilizado e que a solução de armazenamento de arquivos da empresa poderia ser uma mais barata, por exemplo.

    Reúna todos os dados relacionados ao problema que você deseja resolver e vamos para o próximo passo.

  3. Interpretando as informações

    Saber que a empresa está gastando com softwares que não são mais utilizados e descobrir que existe outra solução de armazenamento de arquivos que é mais barata abre espaço para entender o que deve ser feito.

    Levando em conta a problemática de como otimizar os orçamentos dos times, contratar soluções mais em conta e cancelar assinaturas que não são mais úteis é um bom caminho.

    No entanto, vale ressaltar que o People Analytics também é útil para resolver desafios mais complexos. Ao cruzar dados como salário, tempo de casa, formação acadêmica e gênero dos funcionários da empresa, é possível criar estratégias para melhorar a retenção, atrair novos talentos e evoluir o plano de carreira, por exemplo. O segredo é cruzar diferentes informações e interpretá-las.

  4. Mensurando os resultados

    Após compreender como resolver as dores do negócio, é indispensável adotar métricas para reforçar o valor do People Analytics.

    Não deixe de documentar os dados que foram coletados e compará-los com os resultados obtidos após a implementação do People Analytics. Além de garantir os insights necessários para a rotina do RH, as métricas servem de guia para que a gestão das diferentes áreas da empresa tome decisões baseadas em fatos concretos. 

---

Já pensou se fosse possível ter uma ferramenta que armazena todas as informações dos planos de saúde dos colaboradores? Com a Pipo, você pode! Clique aqui para preencher o formulário e ter métricas confiáveis sobre a gestão dos planos de saúde da sua empresa.


Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados