O avanço tecnológico transforma a cada dia a rotina do profissional de recursos humanos. O People Analytics, ou análise de pessoas, é um processo de coleta e transformação de dados em insights que aprimoram a performance da empresa.
O People Analytics se beneficiou bastante da tecnologia para coletar, organizar e interpretar dados sobre os times que fazem parte da organização.
Adotar o People Analytics é vantajoso porque permite que as empresas otimizem a experiência dos colaboradores, criem uma estrutura interna mais eficiente e maximizem a produtividade.
A tendência já ganhou espaço fora do Brasil. De acordo com a Deloitte, 70% das empresas investem na prática.
People Analytics: botando a mão na massa
Antes de falar sobre os dados, é preciso saber quais perguntas você deseja responder com o People Analytics. O segredo é identificar quais são as dores que precisam ser resolvidas e, a partir daí, definir quais são as informações estratégicas que você deseja obter. Confira alguns exemplos:
- Como diminuir o turnover?
- Como melhorar os processos de recrutamento e seleção?
- Como otimizar os orçamentos dos times?
Com essas perguntas em mãos é que partimos para a prática.
- Coletando os dados
Geralmente, os dados sobre os colaboradores estão espalhados em diferentes softwares que não se comunicam entre si, dificultando a coleta e a interpretação dessas informações valiosas.
Por isso, existem dois caminhos quando o assunto é coletar os dados: a utilização de um software de People Analytics (já existem vários no mercado) ou da integração de um analista de dados ao time do RH.
O que afeta quais dados serão coletados é a pergunta que você quer responder. Para uma melhor apresentação do impacto do People Analytics, é interessante que a pergunta esteja alinhada com os objetivos do negócio ou OKRs do trimestre. - Analisando as descobertas
Vamos supor que uma das perguntas que você fez ao People Analytics seja "Como otimizar os orçamentos dos times?". Entre as informações apuradas, você descobriu que o time de design tem a assinatura de um software que não é mais utilizado e que a solução de armazenamento de arquivos da empresa poderia ser uma mais barata, por exemplo.
Reúna todos os dados relacionados ao problema que você deseja resolver e vamos para o próximo passo. - Interpretando as informações
Saber que a empresa está gastando com softwares que não são mais utilizados e descobrir que existe outra solução de armazenamento de arquivos que é mais barata abre espaço para entender o que deve ser feito.
Levando em conta a problemática de como otimizar os orçamentos dos times, contratar soluções mais em conta e cancelar assinaturas que não são mais úteis é um bom caminho.
No entanto, vale ressaltar que o People Analytics também é útil para resolver desafios mais complexos. Ao cruzar dados como salário, tempo de casa, formação acadêmica e gênero dos funcionários da empresa, é possível criar estratégias para melhorar a retenção, atrair novos talentos e evoluir o plano de carreira, por exemplo. O segredo é cruzar diferentes informações e interpretá-las. - Mensurando os resultados
Após compreender como resolver as dores do negócio, é indispensável adotar métricas para reforçar o valor do People Analytics.
Não deixe de documentar os dados que foram coletados e compará-los com os resultados obtidos após a implementação do People Analytics. Além de garantir os insights necessários para a rotina do RH, as métricas servem de guia para que a gestão das diferentes áreas da empresa tome decisões baseadas em fatos concretos.
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