Recursos Humanos

Recrutamento: como criar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo

3/11/2020

Por

Pipo Saúde

Recrutamento: como criar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo

Uma cultura diversa e inclusiva é uma pauta indispensável nos dias de hoje. Não há mais espaço para ambientes excludentes e tóxicos.
Hoje, as pessoas não buscam apenas um trabalho, mas um local onde se sintam à vontade com suas identidades e que fomente a diversidade de etnias, corpos, religiões, gêneros e orientações sexuais.

Unir pessoas com diferentes backgrounds gera resultados positivos. De acordo com uma pesquisa, times com diversidade de etnia e gênero são 87% melhores em tomar decisões. No entanto, uma cultura acolhedora não é um resultado exclusivamente espontâneo. Nos bastidores, o time de RH trabalha em parceria com a alta gestão da empresa para criar políticas corporativas que incentivem a diversidade e não deem espaço para comportamentos tóxicos.

Por isso, criamos esse material para ajudar você a desenvolver um trabalho de inclusão na organização onde você trabalha.


Como criar um ambiente de trabalho mais inclusivo?


Comece com o que você já tem. Documente a proporção atual de pessoas de diferentes gêneros e etnias que já fazem parte da empresa. Caso já haja colaboradores PcD, inclua-os em seu estudo. Também calcule a representatividade das minorias em cargos de tomada de decisão.

Busque feedback. Descubra se as pessoas se sentem à vontade no ambiente de trabalho, se já se sentiram oprimidas por questões de gênero, raça ou questões ligadas à capacidades físicas.  Com os dados em mãos, compare com os benchmarks do mercado. Assim, você terá uma visão clara de como tornar o seu ambiente de trabalho ainda mais inclusivo.

Você notou que a empresa é majoritariamente masculina em determinada função? Que tal criar um processo seletivo voltado para mulheres cis e transgêneras

A maioria da liderança da empresa é formada por brancos? Uma boa ideia é oferecer mentorias de liderança para a parcela não-branca dos colaboradores. 

No entanto, a inclusão não é garantia de um ambiente saudável. É preciso implementar uma cultura organizacional aberta às minorias. Racismo, machismo, capacitismo, intolerância religiosa e outros comportamentos tóxicos devem ser intoleráveis. 

A educação é uma das chaves para transformar a postura dos colaboradores. Incentive as pessoas em posição de privilégio a serem mais conscientes sobre as pautas das minorias e fomente a diversidade em cargos de liderança da companhia.

O céu é o limite. Existem inúmeras formas de promover a inclusão onde você trabalha. Abaixo, criamos uma lista de iniciativas que você pode desenvolver:

  • Comitês de diversidade;
  • Programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores que fazem parte de algum grupo minorizado;
  • Oficinas de reciclagem para os profissionais que já fazem parte da empresa abordando temas como machismo, racismo, homofobia, etc;
  • Canal anônimo para denúncias de comportamentos inadequados;
  • Rodas de conversa com os colaboradores;
  • Treinamento para que os líderes atuais da empresa conheçam práticas de inclusão no ambiente corporativo;
  • Jornada flexível para mães e pais de crianças pequenas.

Além de dar oportunidade para que mais pessoas entrem na empresa, a inclusão é um item de destaque quando o assunto é atração de talentos: 67% dos candidatos procuram por empresas com diversidade

--


Gostou do artigo? Compartilhe com os seus colegas que se interessam pelo assunto!

No blog da Pipo você também pode aprender mais sobre abono pecuniário, ROL mínimo, onboarding remoto e outras questões da rotina do profissional de RH.


--


Quer gerenciar os planos de saúde da sua empresa de forma segura e vantajosa? Conte com a Pipo! Digitalizamos a gestão de planos com atendimento humanizado e entendemos a sua dor. Clique aqui e peça uma cotação de plano de saúde com o nosso time.




Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados