Recursos Humanos

Saiba como se cuidar e evitar se contaminar pelo Coronavírus

1/7/2020

Por

Pipo Saúde

Jul 21, 2020

Por

Pipo Saúde

21/7/2020

Saiba como se cuidar e evitar se contaminar pelo Coronavírus
Tempo de leitura

1. Afinal, o que é Coronavírus?
• É uma grande família viral, conhecida desde os anos 60, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
• A doença provocada pelo Coronavírus é denominada oficialmente como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).
• Essas infecções lembram um resfriado comum, e por isso temos que nos atentar aos sintomas.
• Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. E algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia.Fique de olho na sua saúde para reconhecer e começar o tratamento o mais cedo possível.

2. Quais são os sintomas do novo Coronavírus (COVID-19)?
• Febre
• Cansaço
• Tosse seca
• Dores no corpo
• Corrimento nasal
• Dor de garganta
• Dificuldade para respirar

3. A doença é grave? Devo me preocupar?
Apesar de ter sido declarada recentemente uma pandemia global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe motivo para pânico, já que 80% dos casos são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. O ideal é manter e calma e também seguir as orientações de prevenção de contágio. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Idosos com doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e pulmonares prévias são os mais afetados.

4. Quando devo procurar um médico?
O Ministério da Saúde estima que 90% dos casos podem ser atendidos em unidades básicas ou com repouso em casa, já que a maioria dos casos é considerada de intensidade leve. Caso apresente falta de ar, febre que não melhora com medicamentos ou piora progressiva do quadro, procure o sistema de saúde.

5. Devo fazer um exame de teste para o novo Coronavírus?
Depende. Está com sintomas? Teve contato com alguém com sintomas? Esteve há menos de 14 dias em um dos países com casos confirmados? Conhece alguém que esteve e teve contato com essa pessoas nos últimos dias? Caso a resposta seja sim para alguma das perguntas, procure um médico. Agora, caso você não tenha sintomas e a pessoa também não, não se desespere. Não há necessidade de fazer exames. A coleta de exame de paciente sem sintomas é desnecessária.

Apenas devem realizar o exame pacientes com sintomas da doença. Com a falta de kits em alguns serviços de saúde, tem sido priorizada a realização de exames apenas nos pacientes internados em hospitais.

6. Tenho um procedimento médico agendado no hospital*, como devo proceder?
No momento todos os exames e procedimentos eletivos (em que não há urgência) foram cancelados. Os sistemas de saúde estão focando os esforços para atender os pacientes acometidos pelo covid-19.
*Exames, consultas e etc.

7. É recomendado o uso de máscaras de proteção?
Depende da regra na sua cidade e Estado. Atualmente recomenda-se o uso de máscaras de papel ou pano quando for sair de cada para atividades essenciais. Na cidade de São Paulo, começou a valer em 04/05/20 um decreto da prefeitura que obriga o uso de máscara facial no serviço de transporte municipal de passageiros.

Lembre-se que as máscaras descartáveis só podem ser usadas uma vez e conta como uma das várias medidas de proteção contra o novo coronavírus.

A forma mais efetiva de se proteger e proteger os outros ao seu redor é lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto com o cotovelo ou lenço ao tossir e manter distância de pelo menos um metro de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.

8. Quais cuidados para quem usa transporte público, como ônibus, trens e metrô?
Na cidade de São Paulo, começou a valer em 04/05/20 um decreto da prefeitura que obriga o uso de máscara facial no serviço de transporte municipal de passageiros.

9. Como o Coronavírus é transmitido?
O vírus é transmitido como uma gripe, através de:
• gotículas de saliva;
• espirro;
• tosse;
• catarro;
• contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
• contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

10. Como posso deixar a minha imunidade alta?

Tem umas dicas que não falham nunca!

• Mantenha uma alimentação balanceada;
• Pratique exercícios físicos;
• Evite o uso desnecessários de medicamentos;
• Durma bem;
• Evite os maus hábitos, como o uso de álcool e cigarro.
Passa essa dica para frente! 😉

11. Como é feito o tratamento do Coronavírus?
Procure um médico assim que estiver com suspeita para te ajudar no diagnóstico correto. O tratamento requer repouso e beber bastante água. Hidratação vai ser a sua melhor amiga nesse momento! 😉

Para aliviar ainda mais os sintomas, você pode usar medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), colocar um umidificador no quarto e tomar banho quente para aliviar a dor de garganta e tosse.E é bom lembrar que você deve evitar o contato com outras pessoas, principalmente crianças e idosos.

12. Existe vacina para o Coronavírus? Devo tomar vacina de gripe?
A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação teve início no dia 23 de março de 2020, sendo fundamental para idosos e profissionais de saúde. A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerando o diagnóstico para o coronavírus.

13. Como ficam as orientações sobre trabalho?
Quem deve trabalhar de casa? Para áreas com transmissão comunitária/sustentada, como São Paulo e Rio de Janeiro, é recomendada a redução de deslocamentos para o trabalho. O Ministério da Saúde incentiva que reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (home office). Adotar horários alternativos para evitar períodos de pico também é uma das medidas recomendadas.

Para as instituições de ensino, é recomendado o planejamento de antecipação de férias, procurando reduzir prejuízos no calendário escolar, inclusive com a possibilidade de utilizar o ensino à distância. Poderá ser declarada quarentena quando o país atingir 80% da ocupação dos leitos de UTI.

14. Como funciona a quarentena em São Paulo?
Até o dia 10/05/20 no Estado de São Paulo está em vigor a quarentena obrigatória. A medida impõe o fechamento de estabelecimento comerciais que não estejam entre os serviços essenciais de alimentação, saúde, abastecimento, limpeza urbana, segurança pública e bancos. O decreto recomenda que a circulação de pessoas no estado se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidado à saúde e exercício de atividades essenciais. A partir de 04/05/20 foram fechadas algumas avenidas principais para evitar a circulação de pessoas e aumentar o distanciamento social.

15. Caso existe necessidade de viajar, tome alguns cuidados:

• Use máscaras;

• Evite contato com pessoas doentes;

• Evite tocar os olhos, nariz e boca;

• Higienize as mãos com sabonete e água por pelo menos 40 a 60 segundos ou álcool gel 70% por pelo menos 20 a 30 segundos. É especialmente importante lavar as mãos após ir ao banheiro, antes de comer e após tossir, espirrar ou assoar o nariz.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados