Cuidados Com a Saúde

Setembro amarelo: Como ajudar?

17/9/2020

Por

Pipo Saúde

Sep 17, 2020

Por

Pipo Saúde

17/9/2020

Setembro amarelo: Como ajudar?
Tempo de leitura

Setembro Amarelo traz à tona um assunto que não é fácil para ninguém mas que merece atenção devida. Saiba como ajudar um colega de trabalho, amigo ou conhecido com comportamentos suicidas.


Não ignore a situação

Não ache que a pessoa quer atenção e invalide a situação, achando que é bobagem. Não ignore a pessoa com pensamentos ou comportamentos suicidas e muito menos entre em estado de choque. Seja compreensivo.


Seja um bom ouvinte

A conversa vai ser fundamental, por isso, esteja aberto a escutar o seu colega. Não ataque, duvide ou questione, apenas escute. Saiba ser um bom ouvinte e não diminua ou invalide os sentimentos demonstrados pelo seu amigo. Empatia gera conforto e acalma a situação. Seja analítico também ao ver que tipo de situação vocês se encontram e esteja preparado para pedir ajuda, dependendo do grau de risco. 


Relembre as fontes de apoio

Reafirmar e relembrar o colega sobre as outras fontes de apoio que ele tem para sair dessa situação, como família, amigos, pessoas que gostam e se importam com ele, além de assegurar que ele pode sempre começar algo novo de novo e tá tudo bem fazer novas escolhas.


Atenção aos meios

Remover os meios para o suicídio em casos de grande risco com cautela.


Consiga reforços para a situação

Se você estiver sozinho, tente cuidar da pessoa mas também tente arrumar um jeito de pedir ajuda para reforços, e converse com a família e amigos imediatamente sobre a situação.


E o principal: Não deixe a pessoa sozinha em momentos de crise.


-


Está procurando mais informações e ajudas como essa no seu corretor de saúde, mas não encontra? Saiba que a Pipo Saúde tem um time de saúde especializado para cuidar e atender o seu time da melhor forma possível. Clique aqui e veja mais como podemos mudar a forma que os colaboradores da sua empresa se relacionam com a saúde.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados