Cuidados Com a Saúde

Setembro Amarelo: o que é e como você pode ajudar os colaboradores da sua empresa?

1/9/2020

Por

Pipo Saúde

Sep 1, 2020

Por

Pipo Saúde

1/9/2020

Setembro Amarelo: o que é e como você pode ajudar os colaboradores da sua empresa?
Tempo de leitura

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que começou em 2015.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Precisamos falar sobre Saúde Mental sempre, principalmente em lugares que mais cobram de nós uma disposição (mental e física) diariamente, como as empresas. 

Antes de mais nada, saiba que a saúde mental não é frescura ou um termo produzido pela internet. As doenças da mente precisam ser tratadas com o mesmo respeito e atenção que as outras doenças, como renais, cardíacas e pulmonares. O RH precisa estar preparado para lidar com as situações que causam estresse excessivo, burnout e depressão no ambiente de trabalho. O mais importante aqui é reconhecer, captar logo o que está deixando seus colaboradores sem apoio, agravando distúrbios e partir para ação.

Ao reconhecer os casos graves, saiba que eles precisam ser tratados por psicólogos e psiquiatras - que são os profissionais mais indicados e especializados nesses assuntos.

Falar com o colaborador que se encontra nesses casos é algo super sensível, por isso, saiba que empatia é a sua maior aliada nesse momento. Esteja preparada para tirar dúvidas sobre o plano de saúde que ele tem, caso ele apresente questões sobre a ajuda que deve procurar.

Sobre a consulta

Segundo o site setembroamarelo.com.br, a consulta com um psiquiatra é uma consulta comum. Através de uma entrevista sobre os sintomas e, se o médico achar necessário, ele vai solicitar exames clínicos e indicar o tratamento, que pode ser farmacológico ou psicoterápico. Tudo depende do quadro do paciente. Existem muitas doenças mentais e para cada uma existe um tratamento adequado, seja para depressão, transtornos ansiosos, alimentares, dependência química, dentre outras. Mas é importante ressaltar que há tratamentos eficazes que melhorar a qualidade de vida dos colaboradores afetados.

Para procurar ajuda profissional, entre em: www.setembroamarelo.com.br, clique no botão do menu em "Encontre Ajuda", selecione seu país, estado e cidade.

Você também encontra profissionais conversando com o corretor de saúde da sua empresa. A Pipo Saúde tem um time especializado para cuidar e atender o seu time da melhor forma possível. Clique aqui e veja mais como podemos mudar a forma que os colaboradores da sua empresa se relacionam com a saúde.

Saúde mental é coisa séria e deve se tratada como tal. Cuide de quem você gosta.

Setembro Amarelo, mês da Prevenção do Suicídio.

Atendente

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotação

Posts recomendados