RH e mundo VUCA: o que é e como o setor precisa se preparar

Por

Larissa Reis

Por

Publicado em

4/6/21

Anos atrás, o sociólogo Zygmunt Bauman definiu o tempo que vivemos como "modernidade líquida"; um tempo em que tudo muda constantemente. Isso tem a ver com o conceito de mundo VUCA e com o RH. Quer entender?

Pode ser que a expressão mundo VUCA ainda seja nova para você, mas ao longo da leitura, você entenderá que estamos falando de algo que faz parte da realidade das empresas já há algum tempo.

RH e mundo VUCA se relacionam porque tudo tem relação com a gestão de pessoas e leva as organizações a encarar o mercado de trabalho de forma diferente. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o mundo VUCA?

O acrônimo por trás desse conceito de gestão significa Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity ou, em bom português, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

  • Volatilidade ― a rapidez com que as mudanças acontecem e o volume de mudanças que acontecem;
  • Incerteza ― a dificuldade ou incapacidade de prever os cenários futuros ;
  • Complexidade ― a dificuldade em entender os diferentes fatores que permeiam a sociedade e o universo do trabalho;
  • Ambiguidade ― a falta de clareza  na comunicação que tende a aumentar o tamanho do desafio.

O mundo VUCA, portanto, representa a realidade que vivemos, na vida pessoal e profissional, e que indica em qual contexto ou circunstâncias as empresas atuam no dia a dia.

O termo VUCA começou a ser usado na década de 1990 pelo exército norte-americano.  A ideia era descrever possíveis cenários de guerra a serem enfrentados e, ainda que nossa situação seja menos dramática, a essência é a mesma.

A relação entre RH e mundo VUCA tem a ver com a impermanência dos cenários com que uma empresa tem que lidar; uma consciência que a prepara para colocar em ação diferentes planos a depender das circunstâncias.

Como esse conceito de gestão impacta o RH?

Como setor responsável pela gestão de pessoas, a forma que o RH compreende o mundo VUCA pode contribuir para o fracasso ou para o sucesso da organização.

A dinâmica social e corporativa impacta a forma que a gestão deve ser feita. RH e mundo VUCA se relacionam porque as mudanças constantes afetam a forma que planejamento e execução são feitos na empresa.

Isso vale para ações do dia a dia e também para a resposta a problemas e crises. Em todo caso, o que o mundo VUCA indica é a necessidade de uma gestão flexível, com foco no capital humano.

O RH precisa estar preparado para guiar os profissionais em meio às mudanças, gerenciando suas expectativas e ajudando-as a desenvolver a resiliência para trabalhar no contexto do mundo VUCA.

Para tanto, além de acompanhar o próprio cenário, cabe ao RH o desafio de entender como as mudanças impactam a realidade dos profissionais e da própria organização.

Mundo VUCA no recrutamento e seleção

Você já notou como a relevância do RH tem sido destacada nos últimos tempos? O setor tem grande poder em direcionar o sucesso de uma organização e pode fazê-lo de forma estratégica.

Entre as ações do RH que podem impulsionar transformações está o processo de recrutamento e seleção. Esse é um dos pontos de partida para que a empresa conte com os recursos necessários para suas conquistas.

O mundo VUCA pode por flexibilidade e, por vezes, celeridade para que seja possível acompanhar as mudanças. Por isso, no que diz respeito a recrutamento e seleção, o caminho passa por incorporar a tecnologia no processo.

Exemplos? O uso de chatbots para o envio de currículos e de videochamadas para a realização de entrevistas.

Como o RH deve lidar com o mundo VUCA?

O mundo VUCA te parece caótico? A gente entende que um contexto de mudanças pouco previsíveis e incertezas possa assustar, mas uma dica: vivemos neste mundo!

Essa breve reflexão serve para indicar que, ainda que seja um desafio, o RH tem como lidar com essa realidade. Para tanto, é necessário:

Desenvolver uma gestão experiente

Essa gestão precisa ser capaz de conceituar, difundir e fortalecer a cultura organizacional.

Ainda, é preciso que a cultura seja propícia para que vantagens competitivas sejam desenvolvidas e sustentadas para que a empresa aproveite oportunidades;

Ajustar as ferramentas organizacionais

O ajuste das ferramentas é fundamental para que a empresa consiga ser consistente mesmo frente às mudanças e incertezas.

A flexibilidade, já mencionada, serve também para a revisão de métricas e indicadores, tendo o RH como um importante aliado no fluxo de informações internas e externas.

Assumir e praticar cultura organizacional

Cada empresa tem sua própria cultura, mas o mundo VUCA demanda uma cultura organizacional preparada para lidar com o desafio apresentado.

A começar pelo próprio RH, a resistência às mudanças deve ser desencorajada para que o setor consiga transmitir segurança e encorajar o restante da empresa a lidar com o VUCA da melhor forma.

Características que o RH precisa para ter sucesso com esse modelo de gestão

Para que a interação entre RH e mundo VUCA seja positiva, é interessante que o setor tenha algumas características importantes. Veja:

Agilidade

As mudanças no mundo VUCA não acontecem devagar. Por isso, o RH precisa ser ágil para responder às novidades evitando a perda de oportunidades ou mitigando o impacto dos problemas.

Resiliência

As incertezas do mundo VUCA contribuem para o estresse e para os erros. Por isso, o RH precisa estar preparado para lidar com falhas, superá-las e buscar novas soluções.

Criatividade

Como buscar novas soluções? Com criatividade e coragem para inovar, e com informações sobre a análise que o setor deve manter sobre os cenários internos e externos.

Atualização

Ainda, como vimos ao falar sobre recrutamento e seleção, RH e mundo VUCA reforçam a importância do uso da tecnologia.

O setor precisa estar atualizado e adotar boas ferramentas para ter mais agilidade e ser capaz de acompanhar as mudanças, suas demandas e oportunidades.

É dessa forma que seu RH e sua empresa podem responder à volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo em que vivemos; um mundo VUCA.

Gostou? Continue recebendo conteúdos do tipo direto na sua caixa de e-mail! Basta clicar na imagem abaixo!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados