Recursos Humanos

O que é fit cultural e como ele pode otimizar o processo de seleção da sua empresa?

22/2/2021

Por

Carolina Lais

O que é fit cultural e como ele pode otimizar o processo de seleção da sua empresa?

Não é fácil encontrar profissionais qualificados, mas ter um bom time é imprescindível para o sucesso. Por isso, o fit cultural é um dos pontos mais relevantes para qualquer negócio e precisa ser analisado com muito cuidado. 

Caso contrário, a empresa pode ter uma série de problemas, inclusive financeiros. 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir em recursos de recrutamento inteligente, como o fit cultural —  que considera aspectos culturais para analisar a compatibilidade entre uma empresa, um candidato e a empresa.  

Se a sua organização ainda não utiliza essa estratégia, esse é o momento certo de repensar e otimizar o seu processo de recrutamento. Leia até o final para entender melhor! 

O que é fit cultural?

Como determinar se um candidato está apto a desenvolver determinada função? Além de verificar sua experiência profissional, história acadêmica e habilidades, é preciso analisar se a pessoa é compatível com os valores, crenças, comportamentos e propósitos da empresa. 

Esse alinhamento ou ajuste com os aspectos culturais de uma organização é chamado de fit cultural. 

Quando não existe fit cultural e mesmo assim o candidato é contratado, existem grandes chances dele não se adaptar ao ambiente, ter problemas de relacionamento com os colegas e não conseguir executar bem as suas atividades. 

Em outras palavras, o profissional que se identifica com a cultura organizacional tem mais facilidade de vestir a camisa da empresa, se manter motivado e tudo isso influencia o seu desempenho. 

A importância do fit cultural

Separamos alguns pontos para que você entenda melhor a relevância do fit cultura em um processo de recrutamento. Acompanhe! 

Assertividade nas contratações

Uma boa aplicação do fit cultural aumenta as chances do RH acertar nas contratações. 

Afinal de contas,  uma pessoa que compartilha aspectos culturais com a empresa se integra melhor com os colegas, contribui para o clima organizacional e desempenha melhor as suas funções.

Quer outro bom motivo? Essa assertividade nas contratações contribui para a otimização de custos

Maior taxa de retenção de talentos 

Ninguém gosta de trabalhar em um local que não se identifica e não consegue apresentar bons resultados. Por isso, a contratação de um profissional com baixo fit cultural não é boa para nenhum dos envolvidos. 

Agora, quando o colaborador está envolvido com os propósitos da organização e satisfeito com o trabalho que está sendo desenvolvido, é bem provável que ele queira permanecer e construir uma carreira dentro da empresa. 

Dessa forma, a organização consegue reter talentos e aproveitar ao máximo o engajamento desses profissionais. 

Aumenta a produtividade

Não basta ter as habilidades necessárias para desempenhar o cargo, é preciso ter motivação e energia para colocar tudo o que sabe em prática. O envolvimento com os objetivos da empresa ajuda o colaborador a ser mais produtivo e eficiente. 

Evita desgastes nos times

Para que o trabalho em equipe atinja seus objetivos é preciso que todas as peças trabalhem em sintonia. Tudo funciona muito melhor quando os colaboradores envolvidos estão ajustados com a cultura organizacional. 

Por conta disso, contratar analisando o fit cultural contribui para evitar os desgastes entre os times e melhorar o clima dentro da empresa. 

Como identificar a cultura organizacional do seu negócio 

Como você já sabe, o fit cultural é uma forma de entender o quanto o candidato está alinhado com a cultura organizacional. 

Sendo assim, é fundamental conhecer muito bem esse complexo conjunto de valores, hábitos e objetivos para descobrir qual é o candidato ideal para cada cargo.

Ainda não sabe definir a cultura organizacional da sua empresa? Confira um passo a passo! 

Conheça os atributos principais da sua empresa

A primeira etapa é a análise das principais características da empresa. Para isso, vale observar o comportamento de colaboradores, lideranças, diretoria, as políticas internas, a comunicação e até mesmo as avaliações na internet. 

Veja algumas perguntas que podem servir de guia durante o processo:

  • Como funciona a tomada de decisões? Geralmente, os colaboradores podem participar ativamente delas? 
  • Qual é o tipo de liderança observada nos times?
  • Como a comunicação interna se comporta?
  • Quais são as probabilidades de inovações acontecerem? Existe abertura para novas ideias?
  • A organização incentiva o desenvolvimento de habilidades e a troca de aprendizados?
  • O que os colaboradores falam sobre a empresa em sites de avaliação, como o Glassdoor?

Documente os valores mais importantes da sua empresa

A partir do estudo das características da organização, está na hora de identificar e documentar os valores, ou seja, as motivações da empresa. 

As regras, os comportamentos e as ações da empresa são influenciadas pelos valores organizacionais. Em outras palavras, estamos falando sobre a personalidade da empresa, sobre o que ela acredita, a maneira se posiciona no mercado e na sociedade de modo geral. 

Essa filosofia serve como guia para os colaboradores e ajuda os times a identificarem o que precisa ser feito no dia a dia para que os objetivos do negócio sejam alcançados. 

Mapeie os objetivos e onde a empresa quer chegar

Também é importante mapear quais são os objetivos da empresa. Afinal, fica muito mais difícil agir efetivamente quando não se sabe onde quer chegar. 

Para realizar as mudanças na cultura organizacional e até mesmo para saber quais tipos de profissionais contratar, é preciso definir quais são os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo. 

Como descobrir o perfil ideal para a realidade da sua empresa

O perfil do candidato deve estar alinhado aos desafios, objetivos e valores da empresa. Por isso, é necessário ter a cultura organizacional bem definida antes de começar a divulgação de uma vaga. 

Veja alguns pontos que precisam ser analisados para identificar o perfil ideal:

  • habilidades necessárias; 
  • habilidades desejáveis;
  • ambiente de trabalho (formal, informal);
  • tipo de jornada (a empresa permite horários flexíveis?)
  • trabalho em home office ou presencial;
  • benefícios que vão ser oferecidos;
  • rotina do setor;
  • atividades que vão ser desempenhadas.

Se a busca é por um profissional da área de marketing para atuar em uma startup no auge do seu crescimento, por exemplo, é possível que o candidato ideal tenha que ser criativo, comunicativo, tenha facilidade para trabalhar em um ambiente mais despojado, consiga resolver problemas de forma rápida.

Isso, é claro, sem falar em todas as competências técnicas que cada vaga vai exigir. 

Uma pessoa com esse perfil talvez tivesse dificuldade para atuar em um ambiente formal, que exige discrição e um comportamento mais sério. Isso não quer dizer que o candidato é ruim, apenas que não está dentro do perfil exigido para a vaga.  

Como avaliar o fit cultural no processo de recrutamento

Depois de definir o perfil do candidato e a cultura organizacional, é chegado o momento de buscar a pessoa adequada para ocupar o cargo. 

Felizmente, existem várias ferramentas que podem ser aplicadas para promover mais assertividade durante esse processo e garantir que o profissional esteja culturalmente alinhando com a empresa. Vamos conhecer algumas delas?

Invista tempo na descrição das ofertas de vagas

Se você sabe exatamente qual é o perfil de candidato que está buscando, precisa garantir que essas características estejam detalhadamente na oferta da vaga. 

É importante que ao visualizar a descrição da vaga, todos consigam compreender como é trabalhar na empresa, quais vão ser suas funções, responsabilidades e benefícios. 

Dessa forma, você evita perder tempo analisando currículos de pessoas que não se encaixam dentro do que a organização precisa naquele momento ou mesmo que não se interessam pela proposta. 

Avalie os softs skills

A avaliação de softs skills é uma parte crucial do processo de seleção e recrutamento. Será com base nessas análises que será possível entender se o candidato tem as competências comportamentais e interpessoais necessárias para preencher a vaga. 

Por isso, é interessante incluir na entrevista questionamentos sobre situações em que habilidades  comportamentais, como trabalho em equipe ou liderança, foram utilizadas. Além disso, dinâmicas de grupo, testes e todas as técnicas desenvolvidas podem ser úteis nessa identificação. 

Faça uma avaliação do histórico de trabalho 

É importante checar as experiências profissionais anteriores para conhecer melhor as habilidades e a vivência de mercado de cada candidato. Durante a avaliação, também é interessante pensar nos objetivos da empresa a longo prazo.  

Se ensinar faz parte da cultura organizacional, talvez a avaliação desse histórico não seja tão essencial para a escolha do candidato ideal. Por outro lado, a experiência é indispensável em determinados cargos. 

Alinhe expectativas

É fundamental ser transparente durante todas as etapas do processo de seleção. Da mesma forma que a organização precisa conhecer cada candidato, eles também  precisam saber o que a empresa espera do profissional que vai ocupar o cargo, como é a rotina, as responsabilidades, os benefícios.

Durante uma conversa franca, por exemplo, é possível identificar se a faixa salarial é compatível com o que o profissional deseja, se existe uma identificação com as atividades que devem ser desempenhadas pelo cargo.

Conclusão 

A missão dos profissionais de RH está longe de ser fácil e é essencial aproveitar ferramentas, como o fit cultural, para tornar o processo mais eficiente. 


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