Recursos Humanos

Gestão de benefícios para empresas: entenda a importância

7/12/2020

Por

Aline Oliveira

Gestão de benefícios para empresas: entenda a importância

Sabe o que as 50 melhores empresas para trabalhar, de acordo com uma pesquisa da Glassdoor, têm em comum? Os benefícios oferecidos. E com tantas vantagens competitivas pelo mercado, é importante ter atenção na hora de realizar a correta gestão de benefícios para empresas.

Afinal, não só o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, os profissionais também estão. Sabe aquele profissional chave que você quer trazer para a sua empresa? Um pacote de benefícios interessante pode ser a resposta.

Uma gestão bem-feita pode elevar o potencial da sua empresa e promover uma série de vantagens que, do contrário, não seria possível. Entenda como isso funciona com a leitura deste artigo. Vamos lá?

O que são benefícios e são os quais tipos mais ofertados

Benefícios corporativos são vantagens que as empresas oferecem aos colaboradores, seja de forma voluntária ou obrigatória, como é o caso do vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas e outros previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No entanto, são os benefícios não obrigatórios que realmente chamam atenção dos trabalhadores, porque ao oferecê-los, a empresa transmite a ideia do quão importante eles são para ela e a relevância do trabalho de cada um. Entre os benefícios mais valorizados e mais vistos pelo mercado estão:

  • plano de saúde;
  • assistência médica ou seguro de saúde;
  • plano odontológico;
  • participação nos lucros e resultados (PLR);
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • bolsas de estudos;
  • vale-cultura.

Por que é importante oferecer benefícios na empresa

Muito além de bons salários, os profissionais de estão atentos às vantagens que a empresa pode oferecer, pois sabem que nem todas as organizações vão além do básico.

Esse é um diferencial competitivo que torna a empresa mais atraente e, consequentemente, mais requisitada pelos melhores profissionais. 

Além disso, oferecer benefícios é uma alternativa para proporcionar maior satisfação, bem-estar e felicidade dos funcionários. Com isso, todos ganham:

  1. a companhia reduz o turnover, já que colaboradores mais felizes no trabalho tendem a pedir menos demissão;
  2. há aumento na produtividade interna, pois os profissionais se sentem mais engajados com as atividades e trabalham mais motivados;
  3. redução das taxas de absenteísmo, principalmente nas organizações que oferecem planos de saúde. Uma vez que o funcionário tende a se ausentar menos, pois terá mais oportunidades para marcar exames e consultas no momento mais adequado e fora do expediente.

Quais as vantagens da gestão de benefícios

Com tantos ganhos em oferecer benefícios na sua empresa, há de se imaginar quanto trabalho o RH terá ao ser responsável por todo o gerenciamento desses serviços, certo?

Acontece que, quando uma gestão não é bem-feita, a organização não consegue tirar o melhor proveito e, muito menos, promover isso para os colaboradores. 

Para extrair o melhor de cada vantagem, é preciso investir em estratégias eficientes para esse fim. Mas não é só isso! Veja quantas contrapartidas a empresa ganha ao realizar uma gestão efetiva.

Otimização de custos

A sua empresa pode oferecer um benefício que não é tão interessante para os colaboradores e pagar por isso sem necessidade. Você já se atentou para isso? 

Por exemplo: se a empresa faz a compra de serviços que não estão sendo utilizados por eles, certamente, está havendo uma má administração desses benefícios. E isso impacta diretamente no caixa. 

Uma boa gestão de benefícios permite que os custos sejam direcionados para os benefícios certos. Da mesma maneira, ela ajuda a empresa a escolher o plano ideal, de acordo com sua realidade financeira.

Melhora o clima organizacional

Um time que se sente mais valorizado se relaciona muito melhor, tanto com os gestores, quanto com os colegas de trabalho. Esse é um ótimo ingrediente para a conquista de um clima organizacional saudável, leve e harmonioso.

Mais qualidade de vida para seus funcionários

Benefícios corporativos que favorecem a qualidade de vida e cuidam da saúde são muito valorizados pelos funcionários. Além da prestação de serviços médicos, eles contam também com programas de prevenção a doenças e outros benefícios que estimulam o bem-estar, a busca por hábitos saudáveis e a longevidade.

Como fazer uma gestão de benefícios eficiente para a sua empresa

Administrar esses recursos em uma organização nem sempre é uma tarefa fácil. São muitos colaboradores, várias características de planos diferentes, cláusulas individuais, preços, toda a implementação envolvida e outros demais processos que dificultam o dia a dia do RH. 

Porém, existem algumas medidas que são fundamentais para dar os primeiros passos rumo a uma gestão de benefícios estratégica, efetiva e útil na companhia. Veja algumas dicas:

  • Invista no alinhamento da cultura organizacional para escolher serviços condizentes com a empresa e com as necessidades dos colaboradores;
  • Eduque o seu time sobre a política correta de uso de cada benefício e os oriente a terem atenção às particularidades de cada serviço;
  • Pesquise para encontrar planos com o melhor custo-benefício;
  • Contrate uma plataforma especializada em gestão de benefícios e foque nas ações internas e específicas do RH.

Como a plataforma de gestão de benefícios da Pipo pode ajudar

Escolher um plano de saúde empresarial e gerenciar os seus benefícios de forma mais cuidadosa e estratégica é uma tarefa que requer tempo e atenção. Este é, inclusive, um dos principais gargalos existentes nos setores de RH.

Já imaginou se você pudesse abrir mão de papeladas e burocracias para gerir melhor os insights e as estratégias empresariais, focadas nos seus colaboradores? 

Ou ainda, ter tempo na rotina para organizar eventos de conscientização, falar sobre saúde mental e outros benefícios realmente vantajosos? Com a Pipo Saúde isso é uma realidade!

Nós temos o compromisso de (r)evolucionar a saúde e queremos desburocratizar a gestão de benefícios de saúde para a sua empresa.

Você nos conta um pouco sobre a organização, recebe recomendações dos produtos de saúde que mais se encaixam em seu time, compra e gerencia todos benefícios de maneira centralizada e orientada a dados. Tudo isso sem pagar nada a mais para a gente.

Tem interesse em conhecer mais sobre a Pipo e fazer uma cotação sem compromisso? Entre em contato e deixe o resto com a gente!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Fale com nossos consultoresImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados