Gestão de benefícios corporativos: o que é e dicas para fazer de forma eficiente

Por

Aline Oliveira

Por

Publicado em

9/6/21

Sabe o que as 50 melhores empresas para trabalhar, de acordo com uma pesquisa da Glassdoor, têm em comum? Os benefícios oferecidos. E com tantas vantagens competitivas pelo mercado, é importante ter atenção na hora de realizar a correta gestão de benefícios para empresas.

Afinal, não só o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, como os trabalhadores também estão. Sabe aquele profissional chave que você quer trazer para a sua empresa? Um pacote de benefícios interessante pode ser o gatilho para atraí-lo.

Uma gestão bem-feita pode elevar o potencial da sua empresa e promover uma série de vantagens que, do contrário, não seria possível. Entenda como isso funciona com a leitura deste artigo. Vamos lá?

Neste conteúdo, você vê:

O que são benefícios e são os quais tipos mais ofertados

Benefícios corporativos são vantagens que as empresas oferecem aos colaboradores, seja de forma voluntária ou obrigatória, como é o caso do vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas e outros previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No entanto, são os benefícios não obrigatórios que realmente chamam atenção dos trabalhadores, porque ao oferecê-los, a empresa transmite a ideia do quão importante eles são para ela e como é relevante o trabalho de cada um. Entre os benefícios mais vistos pelo mercado estão:

5 benefícios corporativos mais desejados pelos candidatos 

Citamos os benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas quais serão os mais requisitados pelos colaboradores? Dentre as vantagens opcionais, ou seja, aquelas que não são obrigatórias pela empresa, selecionamos as mais atraentes. 

Acompanhe como se dá a preferência de acordo com uma pesquisa realizada pela HR Trends sobre benefícios corporativos mais oferecidos e que mais retém e atraem talentos.

1. Assistência médica

Eis o benefício mais valorizado e também o mais caro: a assistência médica. De acordo com o estudo, que analisou a gestão de benefício de mais de 1,2 milhão de funcionários, 93% das empresas entrevistadas oferecem o serviço e 3% pretende oferecer nos próximos dois anos.

Ainda, entre os profissionais de RH, a cada dez pessoas, oito acreditam que esse benefício auxilia na retenção e na atração de talentos. Essa, sem dúvidas, é a oferta mais cara para a empresa, pois os serviços de saúde suplementar no Brasil, como sabemos, são onerosos e não são acessíveis a todos.

Ainda assim, a contratação desse benefício reflete em diversas melhorias para as organizações, pois o funcionário se sente mais valorizado e, com isso, a empresa também passa a ser mais valiosa para eles.

2. Assistência odontológica

A assistência odontológica também é destaque entre os benefícios mais cobiçados, pois também não é um serviço tão acessível. As empresas que disponibilizam vantagens como essa saem à frente, já que reforçam o cuidado e o valor que os seus funcionários têm para ela.

Saiba também que 86% das empresas entrevistadas afirmaram oferecer o benefício internamente, e 6% têm intenção de implementar a assistência em até dois anos.

3. Incentivo Acadêmico

Organizações que desejam investir no desenvolvimento e na capacitação de seus colaboradores podem pensar em implementar benefícios voltados para a educação, como graduação, pós-graduação, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, entre outros que variam de acordo com o perfil do seu quadro de funcionários.

Seja total ou parcial, esse tipo de ajuda financeira contribui muito para a companhia ser percebida como uma boa marca empregadora entre os colaboradores. E saiba que esse é um bom motivador para estarem mais engajados.

 Dos profissionais que participaram da entrevista, 50% acredita que esse é um benefício valioso para reter e atrair os melhores profissionais no mercado. Além disso, 32% das empresas já oferecem incentivo acadêmico e 11% desejam implementar em breve.

4. Home Office 

O home office é um formato de trabalho que vem crescendo bastante nos últimos meses, devido à necessidade de distanciamento social causada pela pandemia da covid-19. 

Esse modelo veio para acelerar uma tendência que já fazia parte do mercado de trabalho, mas que andava a passos lentos, sendo implementado, até então, por poucas empresas.

Porém, o home office se tornou valioso para os profissionais por diversos motivos: 

  • proteção à sua saúde e a da família;
  • possibilidade de permanecer mais tempo com os familiares;
  • menos estresse no trânsito;
  • mais tempo para o lazer e para realizar atividades pessoais;
  • redução de despesas, tanto para a organização — que gasta menos água e luz, por exemplo — quanto para os colaboradores.

Na pesquisa já mencionada, 50% dos entrevistados acreditam que o benefício contribui para a atração e retenção dos talentos, sendo um diferencial competitivo.

5. Auxílio Previdência

Não é segredo para ninguém que a Reforma da Previdência alterou pontos importantes na lei da aposentadoria e isso fez com que muitas pessoas se preocupassem em relação ao futuro. 

Quem pode contratar um plano privado pode ser considerado um felizardo, porém, sabemos que essa não é a realidade da maioria da população. Por isso, o auxílio à previdência privada também ocupa lugar de destaque entre os benefícios mais valorizados e desejados. 

Entre os profissionais de RH entrevistados, 50% acredita que esse é um bom benefício para atrair e reter seus melhores colaboradores. 

Além disso, 31% das empresas oferecem planos de previdência privada, e outros 13% têm intenção de contratar o serviço para seus funcionários nos próximos dois anos.

Além dos cinco benefícios mais cobiçados, destacamos outras vantagens que também tornam a empresa altamente competitiva, principalmente a partir de novos caminhos que o mercado de trabalho vem tomando: a jornada de trabalho flexível e o modelo híbrido — no qual o colaborador intercala entre trabalhar alguns dias na empresa e outros em casa.

Por que é importante oferecer benefícios na empresa

Muito além de bons salários, os profissionais estão atentos às vantagens que a organização pode oferecer, pois sabem que nem todas oferecem benefícios opcionais como os vistos acima; a maioria das companhias pratica o básico.

Esse é um diferencial competitivo que torna a empresa mais atraente, valiosa e, consequentemente, mais requisitada pelos melhores profissionais. 

Além disso, oferecer benefícios é uma alternativa para proporcionar mais satisfação, bem-estar e felicidade aos funcionários. Com isso, todos ganham:

  1. a companhia reduz o turnover, já que colaboradores mais felizes no trabalho tendem a pedir menos demissão;
  2. há aumento na produtividade interna, pois os profissionais se sentem mais engajados com as atividades e trabalham mais motivados;
  3. redução das taxas de absenteísmo, principalmente nas organizações que oferecem planos de saúde. Uma vez que o funcionário tende a se ausentar menos, pois terá mais oportunidades para marcar exames e consultas no momento mais adequado e fora do expediente.

Quais as vantagens da gestão de benefícios

Com tantos ganhos em oferecer benefícios na sua empresa, há de se imaginar quanto trabalho o RH terá ao ser responsável por todo o gerenciamento desses serviços, certo?

Acontece que, quando uma gestão não é bem-feita, a organização não consegue tirar o melhor proveito e, muito menos, promover isso para os colaboradores. 

Para extrair o melhor de cada vantagem, é preciso investir em estratégias eficientes para esse fim. Mas não é só isso! Veja quantas contrapartidas a empresa ganha ao realizar uma gestão efetiva.

Otimização de custos

A sua empresa pode oferecer um benefício que não é tão interessante para os colaboradores e pagar por isso sem necessidade. Você já se atentou para isso? 

Por exemplo: se a empresa faz a compra de serviços que não estão sendo utilizados por eles, certamente, está havendo uma má administração desses benefícios. E isso impacta diretamente no caixa. 

Uma boa gestão de benefícios permite que os custos sejam direcionados para os benefícios certos. Da mesma maneira, ela ajuda a empresa a escolher o plano ideal, de acordo com sua realidade financeira.

Melhora o clima organizacional

Um time que se sente mais valorizado se relaciona muito melhor, tanto com os gestores, quanto com os colegas de trabalho. Esse é um ótimo ingrediente para a conquista de um clima organizacional saudável, leve e harmonioso.

Mais qualidade de vida para seus funcionários

Benefícios corporativos que favorecem a qualidade de vida e cuidam da saúde são muito valorizados pelos funcionários. Além da prestação de serviços médicos, eles contam também com programas de prevenção a doenças e outros benefícios que estimulam o bem-estar, a busca por hábitos saudáveis e a longevidade.

Como fazer uma gestão de benefícios eficiente para a sua empresa

Administrar esses recursos em uma organização nem sempre é uma tarefa fácil. São muitos colaboradores, várias características de planos diferentes, cláusulas individuais, preços, toda a implementação envolvida e outros demais processos que dificultam o dia a dia do RH. 

Porém, existem algumas medidas que são fundamentais para dar os primeiros passos rumo a uma gestão de benefícios estratégica, efetiva e útil na companhia. Veja algumas dicas:

  • faça uma pesquisa interna para identificar os benefícios mais desejados;
  • crie uma política de benefícios clara, isso ajuda os colaboradores a entenderem com facilidade como utilizar os serviços e a quem procurar quando precisarem tirar dúvidas;
  • flexibilize a oferta de acordo com o perfil dos colaboradores;
  • invista no alinhamento da cultura organizacional para escolher serviços condizentes com a empresa e com as reais necessidades dos trabalhadores;
  • comunique sempre as mudanças ocorridas nos planos dos benefícios;
  • eduque o seu time sobre a política correta de uso de cada benefício e o oriente a ter atenção às particularidades de utilização cada serviço;
  • pesquise para encontrar planos com o melhor custo-benefício;
  • reavalie, de forma periódica, as políticas e a entrega dos benefícios aos trabalhadores;
  • contrate uma plataforma especializada em gestão de benefícios e foque nas ações internas e específicas do RH.

Principais erros na gestão de benefícios

Após entender o que fazer para implementar uma boa gestão de benefícios, você pode estar pensando que nem tudo pode ser feito pela empresa no momento. Entendemos essa realidade, não se preocupe!

Porém, saiba que listamos sugestões que podem ser adaptadas para a vivência da sua empresa e, o mais importante é começar entendendo quais são as boas práticas e como implementá-las.

No entanto, também é preciso entender o que não fazer para não ter prejuízos financeiros e emocionais para a organização mas, principalmente, para os colaboradores. Veja alguns exemplos do que deve ser evitado.

  • não fazer uma pesquisa de satisfação prévia para entender o que é mais relevante e interessante para os colaboradores;
  • não incluir o colaborador no pacote de benefícios já no processo de admissão;
  • demorar a excluir o cadastro do colaborador que foi desligado e, com isso, pagar por um serviço que não será utilizado.
  • não informar ao colaborador sobre os status dos benefícios, como os detalhes do seu plano, qual é a rede credenciada, em casos de planos de saúde, quanto receberá de benefício, entre outros;
  • não transmitir às equipes informações sobre atualizações dos benefícios, como aumento de taxas, mensalidades e exclusão de beneficiários.

Como a plataforma de gestão de benefícios da Pipo pode ajudar

Escolher um plano de saúde empresarial e gerenciar os seus benefícios de forma mais cuidadosa e estratégica é uma tarefa que requer tempo e atenção. Este é, inclusive, um dos principais gargalos existentes nos setores de RH.

Já imaginou se você pudesse abrir mão de papeladas e burocracias para gerir melhor os insights e as estratégias empresariais, focadas nos seus colaboradores? 

Ou ainda, ter tempo na rotina para organizar eventos de conscientização, falar sobre saúde mental e outros benefícios realmente vantajosos? Com a Pipo Saúde isso é uma realidade!

Nós temos o compromisso de (r)evolucionar a saúde e queremos desburocratizar a gestão de benefícios de saúde para a sua empresa.

Você nos conta um pouco sobre a organização, recebe recomendações dos produtos de saúde que mais se encaixam em seu time, compra e gerencia todos benefícios de maneira centralizada e orientada a dados. Tudo isso sem pagar nada a mais para a gente.

Gostou? Veja um de nossos cases e tenha a certeza de que a Pipo é a corretora de saúde ideal para a sua empresa. Clique abaixo e veja como ajudamos um unicórnio brasilieiro a poupar mais de R$ 2,7 milhões na hora de reajustar o plano de saúde empresarial.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados