Segundo pesquisa da Universidade de Brasília, até 2026, 54% dos empregos formais do país poderão ser ocupados por robôs e programas de computador.
Não adianta (e nem existem motivos) para desespero. O trabalho do futuro já é uma realidade e é importante que todo mundo, em especial quem trabalha como Recursos Humanos, saiba como se adaptar a ele.
E é por isso que escrevemos esse artigo. Nele, você vai encontrar os seguintes tópicos:
- O que esperar do trabalho do futuro?
- As 5 principais características do futuro do trabalho
- Como as empresas devem se preparar para esse futuro?
- Quais os principais desafios?
- Como o RH participará desse processo?
O que esperar do trabalho do futuro?
Apesar da palavra futuro, é importante deixar claro que estamos falando de algo que já está acontecendo. Veja: a tecnologia, em especial a inteligência artificial, é o grande combustível para o futuro do trabalho.
Sendo assim, todos os avanços tecnológicos que estamos vivenciando nos últimos anos nos levam para esse futuro do trabalho — uma era em que máquinas e humanos vão conviver com ainda mais intensidade no universo corporativo.
A tendência é que a automação e as máquinas realizem demandas repetitivas e burocráticas. Portanto, os robôs vão substituir a mão de obra humana em algumas funções, mas os empregos não vão deixar de existir, apenas serão adaptados a essa nova realidade.
Os talentos (que, ao contrário das máquinas, possuem criatividade, empatia e outras características unicamente humanas) vão poder ter mais foco nas partes estratégicas da empresa.
As 5 principais características do futuro do trabalho
Fica mais fácil entender o que é o futuro do trabalho e qual será o seu impacto ao analisar as suas principais tendências. A seguir, confira importantes características desse conceito.
1. Trabalho remoto
Uma das consequências da pandemia da COVID 19 foi a expansão do trabalho remoto. De acordo com uma pesquisa feita recentemente pela Sodexo, 92% dos trabalhadores desejam o trabalho remoto.
Não tem jeito, a maioria dos profissionais prefere vagas para home office ou trabalho híbrido e essa tendência tem tudo para se intensificar nos próximos anos.
2. Flexibilização nas relações trabalhistas
A flexibilização é outra característica do trabalho do futuro que já é vivenciada atualmente. Será cada vez mais comum que as empresas realizem mudanças nas rotinas e modelos de trabalho para tornar o ambiente mais agradável e produtivo.
Além do trabalho remoto, podemos citar horários flexíveis, no dress code e até mais liberdade para apresentar sugestões e entregar demandas.
3. Novas profissões
Segundo pesquisa encomendada pela Dell Technologies ao IFTF (Institute For The Future), 85% das profissionais que existirão em 2030 ainda não foram inventadas.
É natural que esses novos formatos de trabalho mudem, também, as necessidades e isso faça com que novos postos de trabalho tenham que ser ocupados.
4. Educação a distância
Todas essas mudanças profundas vão exigir um aprendizado constante e a busca por novas habilidades, inclusive para conseguir aproveitar adequadamente as novas tecnologias presentes no universo corporativo.
Para isso, as plataformas e sistemas de ensino a distância tendem a ganhar cada vez mais espaço. Afinal, os profissionais e empresas precisam de formas mais práticas e econômicas para esse processo de aprendizado.
5. Rotatividade e processos seletivos remotos
A troca de emprego será vista como algo necessário e importante para evolução profissional. Dessa forma, aumenta a rotatividade e a necessidade de realizar processos de Recrutamento e Seleção.
Para que isso não se torne caro e pouco prático, as empresas vão precisar investir em um recrutamento inteligente — que utiliza recursos tecnológicos para otimizar as etapas do processo.
Como as empresas devem se preparar para esse futuro?
As mudanças são profundas. Empresas e profissionais precisam entender quais habilidades devem aperfeiçoar para conseguir lidar com o futuro do trabalho. Separamos alguns pontos que merecem atenção:
- valorize a inteligência emocional, o bom humor e a empatia — em um universo cada vez mais tecnológico, as características humanas serão muito valorizadas;
- invista em habilidades técnicas — não adianta investir em máquinas e sistemas sem ter uma equipe qualificada para aproveitá-los da melhor maneira possível, não é verdade?;
- promova a educação continuada — o aprendizado contínuo deve fazer parte da cultura organizacional;
- entenda como fazer o bom uso da análise de dados — uma das grandes vantagens da automação e do big data é a possibilidade de aproveitar os dados para melhorar a tomada de decisões.
Quais os principais desafios?
As mudanças, é claro, também trazem vários desafios para as empresas. Um deles é a necessidade de tranquilizar os colaboradores e prepará-los para as possíveis alterações na rotina de trabalho.
Isso inclui, por exemplo, fazer com que o time entenda as tecnologias que vão estar presentes no universo corporativo e consigam fazer bom uso delas. Sendo assim, será um desafio lidar com profissionais que tenham dificuldade nessa área e que não estejam dispostos a aprender.
Outro ponto que merece atenção é a segurança de dados. As organizações vão precisar reforçar as suas estratégias para garantir a privacidade de informações sensíveis, que não podem ser perdidas, danificadas ou acessadas por pessoas não autorizadas.
Por falar em sensibilidade, não adianta investir pesado em tecnologia e esquecer o lado humano. As empresas devem criar estratégias para valorizar as habilidades humanas.
Afinal, todo o negócio precisa de valores, como a ética, a criatividade e a empatia para conseguir atender os clientes com qualidade, ser inovador e manter um bom clima organizacional.
Como o RH participará desse processo?
O setor de Recursos Humanos é um importante protagonista quando se trata do trabalho do futuro. O departamento vai precisar estar atento aos desafios que os colaboradores vão enfrentar e criar estratégias para auxiliar a empresa e o time durante cada mudança.
Também não podemos esquecer que o próprio setor de RH vai passar por automatizações para eliminar tarefas burocracias. A gestão de jornada de trabalho e o cálculo da folha de pagamento são exemplos de tarefas que podem ser realizadas de forma mais estratégica.
Agora, veja algumas possíveis demandas do RH associadas ao futuro do trabalho:
- reorganização da política interna e da cultura organizacional;
- alterações nos postos de trabalho;
- organização de treinamentos e palestras sobre as mudanças;
- busca por novas habilidades no mercado de trabalho.
Conclusão
O trabalho do futuro está comprometido em aproveitar a tecnologia para melhorar a produtividade e alcançar a inovação.
O processo, como vimos ao longo do artigo, já começou. Vários recursos já integram o dia a dia das empresas, mas a tendência é que tudo seja ainda mais intenso nos próximos anos.
Por isso, é muito importante que os colaboradores conquistem e aperfeiçoem as habilidades que serão mais valorizadas no futuro do trabalho.
Leia o “Guia de treinamento dos profissionais do futuro” da Pipo para entender melhor como ajudá-los nessa missão.
