O que é cultura organizacional e por que se atentar a ela?

5/7/2021

Por

Carolina Lais

O que é cultura organizacional e por que se atentar a ela?

Cultura é um termo amplo e tem significados em diversas áreas, como a biologia, a agricultura e a antropologia. No contexto social, cultura pode ser entendida como um conjunto de costumes, valores, rituais, crenças, vestuários, hábitos e tradições de um determinado grupo ou país. 

Mas como esse conceito é compreendido nas empresas? Afinal de contas, o que é cultura organizacional e como isso influencia o mundo corporativo? É o que você vai descobrir neste artigo! 

Confira neste conteúdo:

O que é cultura organizacional?

Podemos dizer que a cultura organizacional é o conjunto de comportamentos, crenças e valores que guiam o comportamento dos colaboradores, a construção das estratégias do negócio e o posicionamento da marca com clientes, concorrentes e a sociedade de modo geral.

Sendo assim, a cultura organizacional segue uma lógica parecida do conceito de cultura mais conhecido pela sociedade. 

Ficou complicado? Vamos simplificar com um exemplo. Quando alguém faz uma viagem internacional, provavelmente vai voltar contando aos amigos vários elementos da cultura daquele país: a forma com que as pessoas se comportam, falam e se vestem, as músicas, a arquitetura,  a organização política. 

Trazendo para a realidade do mundo corporativo, a cultura da empresa é tudo aquilo que a define, a sua identidade, o que orienta o seu modo de agir no mundo e, consequentemente, as relações entre as pessoas que trabalham ou se relacionam com o negócio:

  • o que os funcionários acham de trabalhar na empresa?
  • o que as pessoas sentem quando visitam ou são atendidas pelo negócio?
  • como é o relacionamento da empresa com o mercado?
  • quais são os valores fundamentais do negócio?
  • como a empresa se apresenta visualmente?

Aqui no Pipo Saúde, por exemplo, um dos pilares da nossa cultura é o apoio entre os colaboradores. As decisões são tomadas de forma coletiva e quando algo dá errado, ao invés de procurar um culpado, todos se unem para superar o desafio.

Outro exemplo de prática que pode fazer parte de uma cultura organizacional é a desobrigação do dress code, ou seja, os funcionários não precisam estar uniformizados ou com algum tipo de roupa específica no ambiente de trabalho — podem ficar livres para vestirem o que quiserem.

Não é por acaso que este conceito está sendo tão discutido ultimamente. A maioria dos negócios já entendeu que ter uma cultura organizacional bem definida faz toda a diferença no ambiente de trabalho e nos resultados alcançados pelos times.

Qual é a importância da cultura organizacional? 

A falta de alinhamento entre o que a empresa espera e o que os funcionários são (e querem) pode trazer muitos desgastes.  Quando os aspectos culturais são incorporados aos processos e a comunicação, a empresa fica mais coerente e isso reflete positivamente em todas as suas atividades.

Por isso, ter uma cultura organizacional forte traz vários benefícios para a empresa e nós já citamos vários deles ao longo do conteúdo, mas vale destacar:

  • redução de custos com RH por conta de uma seleção de talentos mais acertada;
  • aumento da retenção de profissionais;
  • melhora do ambiente de trabalho;
  • aumento da motivação e produtividade das equipes;
  • fortalecimento da marca no mercado;
  • otimização da experiência dos consumidores.

Como é formada a cultura organizacional?

Geralmente, o nascimento da cultura de uma empresa acontece de forma natural. Primeiro com as ideias e o planejamento dos fundadores, e depois no dia a dia do negócio — ou seja, nas escolhas estratégicas, nas contratações que são realizadas, nos posicionamentos e práticas adotadas.

Agora, para fortalecer uma cultura organizacional ou mesmo identificar quais são as características da cultura corporativa e conseguir aproveitar as informações de forma estratégica, é indispensável reconhecer exatamente quais são os desafios e potencialidades do negócio. Afinal, só a partir dessa análise será possível iniciar as melhorias necessárias.

Esse processo pode ser desafiador, mas fica mais fácil quando os responsáveis compreendem quais são os componentes da cultura organizacional de uma empresa. Vamos entender melhor isso no próximo tópico?

Componentes da cultura nas empresas

Existem vários elementos que precisam ser analisados para identificar a cultura organizacional de uma organização. A seguir, vamos listar e detalhar os 3 principais: 

Pressupostos

Quais são as primeiras impressões de um colaborador contratado? Como os símbolos, linguagens e a história do negócio ressoam nas pessoas?

Os pressupostos são as crenças e percepções básicas sobre a empresa. Nesse caso, as avaliações são inconscientes e assim são interiorizadas pelos funcionários, clientes e demais pessoas que interagem com a organização.

Valores compartilhados

Por que as tarefas são desempenhadas de forma que são? Os valores compartilhados são as normas, as filosofias e as políticas de comportamento adotadas pela empresa. Eles são, como o nome indica, seguidos por todos os colaboradores, mas geralmente são definidos pelos fundadores da empresa.

Artefatos 

Os artefatos são coisas mais concretas que conseguimos observar na cultura de uma empresa, como os serviços, símbolos, a história, a arquitetura, as cerimônias, a linguagem.

Esse conjunto tem grande influência nos pressupostos, ou seja, na forma como as pessoas percebem a organização.

Qual o papel da liderança na cultura organizacional?

Os líderes têm um papel fundamental na disseminação da cultura organizacional. São eles que vão dar o exemplo aos colaboradores e direcionar as equipes, projetos e todos os posicionamentos da empresa no rumo mostrado pelos aspectos culturais.

Afinal, a cultura organizacional não devem ser só palavras bonitas, todos os elementos precisam ser incorporados diariamente no comportamento de todos os colaboradores.

E quem melhor do que o líder para dar o exemplo, apoiar e orientar os funcionários nisso?

As lideranças também são responsáveis por verificar se todos os funcionários liderados por ele estão alinhados aos valores e crenças da empresa. Dessa forma, caso algum funcionário esteja com dificuldades de colocar os elementos culturais em prática, pode ser necessário realizar um treinamento ou mesmo uma adequação de cargos dentro da organização.

Tudo isso, é claro, só funciona se todos — os fundadores, líderes, colaboradores antigos, novos funcionários — estiverem por dentro de qual é a cultura da empresa e como ela precisa ser aplicada no dia a dia. 

Relação entre fit cultural e cultura organizacional

Se depois de compreender o que é cultura organizacional, você ficou refletindo sobre como ela afeta a rotina das empresas, saiba que isso tem tudo a ver com fit cultural. Fit cultural é o alinhamento dos colaboradores com os aspectos culturais da empresa.

Não é interessante, por exemplo, contratar uma pessoa que não se identifica com os valores da empresa, mesmo que ela tenha todas as habilidades e experiência necessária para o cargo. Afinal, estar alinhado com a cultura da empresa é muito importante para manter boas taxas de motivação e produtividade.

Então, atenção RH: se a taxa de absenteísmo, o turnover e outros indicadores estão preocupantes, vale a pena verificar se o processo de recrutamento e seleção está considerando o fit cultural.

Como fazer isso? O primeiro passo é definir bem a cultura organizacional para que todo o processo, desde a descrição da vaga, a divulgação, a entrevista e até mesmo o primeiro dia de trabalho do novo funcionário sejam condizentes com a identidade do negócio.

Essa reafirmação dos valores e crenças da empresa precisa acontecer sempre e com todos os colaboradores, mas é ainda mais importante no início da relação de trabalho.

Assim,  o colaborador já começa a absorver a cultura da empresa e é possível identificar se existem elementos importantes entrando em conflito. 

Conclusão

A cultura organizacional é a alma de qualquer negócio e precisa ter a sua importância reconhecida.

Se isso não acontecer a empresa pode ter problemas para alcançar os resultados e prejudicar a saúde do seu ambiente de trabalho. Portanto, saber como anda o clima organizacional é um ótimo jeito de entender se a cultura da empresa está forte ou não.  

Pensando nisso, separamos um material incrível para você: a planilha e o checklist de Pesquisa de Clima. Faça o download gratuito e aproveite! 

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados