10 técnicas para aumentar a motivação no trabalho e manter o engajamento

Por

Carolina Motta

Por

Publicado em

6/10/22

O engajamento dos funcionários é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Segundo a pesquisa The Impact of Employee Engagement on Performance, ele fica em terceiro lugar entre os com maior probabilidade de trazer sucesso para organizações.

Uma das medidas de engajamento é o nível de motivação no trabalho. Ela é fundamental para o aumento da produtividade, a satisfação com o trabalho (e a empresa), além de gerar melhores relacionamentos. 

A motivação é explicada pelos especialistas como aquilo que impulsiona a nossa ação de maneira comprometida e responsável. Como a própria palavra nos diz: motivo para ação

Neste artigo você vai ver os perigos de um ambiente desmotivado, entender como o RH pode trabalhar a favor da motivação dos funcionários e aprender algumas dicas fundamentais para a sua manutenção. 

Identificando a desmotivação no trabalho

A desmotivação no trabalho pode ser um problema sério quando os líderes e o RH não estão atentos, já que uma pessoa desmotivada pode influenciar todas as que estão ao seu redor. 

Saber quais funcionários estão desmotivados para desempenhar a sua função nem sempre é uma tarefa muito simples. Requer muita observação e conhecimento da personalidade de cada um. Porém, alguns comportamentos podem deixar isso mais claro:

É bastante comum que a desmotivação se apresente em mais de um dos comportamentos acima. Mas, além de identificar quais funcionários estão assim, é preciso investigar qual é exatamente a causa do desânimo aparente. 

Em alguns casos, isso pode estar relacionado com dificuldades na vida pessoal - sejam problemas financeiros, de relacionamento ou até de saúde. Quanto a isso, o máximo que a empresa pode fazer é proporcionar acolhimento a este funcionário. 

No entanto, as razões para a desmotivação podem estar relacionadas com questões relativas ao ambiente de trabalho. As mais comuns são:

  • Problemas de relacionamento com líderes ou colegas
  • Falta de reconhecimento
  • Comunicação falha e ineficiente
  • Retornos inadequados
  • Ausência de planos de carreira

10 técnicas para melhorar a motivação e o engajamento no trabalho

A boa notícia é que para cada um dos problemas acima existe uma solução compatível! E é muito importante que você conheça cada uma delas para corrigi-los ou evitar que eles se instaurem na equipe. 

Conheça seus funcionários

O ponto de partida para qualquer melhora na motivação para o trabalho é identificar o perfil de personalidade da equipe de profissionais que trabalha na empresa. Isso é fundamental, porque pessoas diferentes têm diferentes tipos de motivação

Vamos abordar esse tema no item abaixo, mas o que você precisa saber por enquanto é que esse recurso é um pré-requisito para todos os outros. Sem conhecer de perto cada uma dessas pessoas, você pode cometer o risco de aplicar técnicas que não vão funcionar. 

Pessoas sensíveis e introspectivas podem se sentir pressionadas com a criação de metas constantes. Já pessoas que se motivam quando estão diante de um desafio são normalmente movidas por metas. 

Mães ou pais e pessoas mais velhas podem ter mais interesse num plano de saúde mais robusto, enquanto pessoas novas talvez queiram bons treinamentos para crescer na sua área de atuação. 

Vê como é diferente? 

Melhore o ambiente de trabalho

Não existe motivação que sobreviva a um ambiente organizacional hostil e desarmônico. Pessoas estressadas, ansiosas e depressivas estão quimicamente menos estimuladas para trabalhar. 

Como o ambiente de trabalho é um local onde a maioria das pessoas passa a maior parte do dia, é muito importante que os funcionários se sintam acolhidos, respeitados e valorizados

Esses sentimentos afloram quando existem bons equipamentos de trabalho, um local limpo, arejado e confortável, além de relações saudáveis entre líderes e funcionários e também entre os próprios funcionários. 

Aposte na gestão horizontal

Outra técnica que pode funcionar muito bem para aumentar a motivação no trabalho, especialmente entre equipes mais jovens, é uma gestão menos verticalizada. A ideia é que todas as pessoas sejam consideradas iguais independentemente das funções que desempenham. Todos são ouvidos e têm poder de fala.

Isso aumenta a liberdade de cada um, auxilia na autoestima profissional e também contribui para uma sensação de pertencimento - o que, por sua vez, melhora o engajamento no trabalho já que faz cada um se sentir responsável individualmente pelos resultados da empresa. 

Estimule uma cultura de feedbacks

No mesmo sentido, estabelecer uma cultura sólida de feedbacks na empresa também é uma maneira de valorizar os funcionários. Sem isso, podem sentir que o seu trabalho não está fazendo diferença para a empresa e que são facilmente substituídos.

Para pessoas recém-contratadas talvez isso não faça tanta diferença, porque elas ainda estão absorvendo todas as novidades da empresa; mas à medida que a empolgação inicial passa, elas precisarão de novos estímulos para se manterem motivadas. 

Inclusive, os feedbacks indiretamente aumentam a produtividade e diminuem a taxa de turnover. Duas coisas que fazem toda a diferença para o crescimento de qualquer empresa, então vale a pena considerar essa opção. 

Além disso, é importante avaliar a qualidade dos feedbacks. Faça questionários anônimos para ver se os feedbacks estão realmente sendo positivos ou se também é importante treinar as lideranças com ferramentas como inteligência emocional ou comunicação não-violenta para que essa política seja realmente vantajosa. 

Estreite o relacionamento com os funcionários

Líderes que se aproximam dos funcionários mostram que estão realmente interessados em contribuir e isso faz toda a diferença para a motivação no trabalho. 

Em primeiro lugar, esse olhar mais atento dos líderes ajuda os profissionais a se desenvolverem nas suas respectivas funções. Observar suas habilidades e também os seus pontos de melhoria pode gerar mudanças que, a longo prazo, beneficiam toda a empresa.

Além disso, muitas vezes são os próprios funcionários que gostariam de conversar com as lideranças para resolver pendências ou propor soluções de problemas que podem estar passando desapercebidos. 

Crie metas

Falamos que nem todas as pessoas se dão bem com metas para exemplificar a importância de conhecê-los individualmente, mas é verdade que as metas são um grande estímulo para grande parte das pessoas. 

Elas são capazes de aumentar a produtividade porque ajudam os funcionários a manter o foco e ter um objetivo claro para o qual o seu esforço será orientado. 

Mas, para que as metas funcionem, é importante que elas sejam razoáveis. Ou seja, que seja realmente possível atingi-las. Do contrário, elas se transformarão em inimigas pelo acúmulo de estresse no processo. 

Uma boa maneira de traçar metas que sejam positivas é aplicar a metodologia SMART. De maneira bem resumida, isso significa que elas precisam ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

Use da gamificação

A gameficação é uma metodologia inovadora que transforma a busca pelas metas em jogos de desempenho. Neste cenário, cada funcionário é um jogador e ele poderá analisar a sua performance de maneira isolada ou em comparação com os seus colegas. 

A ideia principal é que o jogo mobiliza o inconsciente, mexe com nossas memórias e nos transporta para um mundo em que não estamos só querendo melhorar nosso desempenho profissional, mas lutar por conquistas muito maiores. 

Mas, novamente, é preciso estudar os funcionários para entender a sua personalidade. Isso porque desde o momento de seleção do avatar qualquer um busca um personagem com quem possa se identificar em todos os sentidos: na aparência, no conjunto de emoções e valores, nas jornadas específicas de cada um, etc. 

Recompense com bônus e promoções

Todos os itens acima são importantes, mas é claro que quando estamos falando de ambiente profissional o pagamento é um fator essencial e que deve ser considerado. Assim, reconhecer os esforços dos funcionários com bônus e promoções é uma prática com alta eficácia. Especialmente em empresas que não costumam adotar essa política. 

Num contexto em que 77% das famílias estão endividadas, receber uma bonificação além do salário mensal faz toda a diferença para a saúde financeira, mental e sem dúvida alguma também influencia a motivação no trabalho.  

Invista em treinamentos

Uma pesquisa no Reino Unido mostrou que mais de 74% das pessoas estavam insatisfeitas no trabalho, porque não estavam sendo feitos investimentos no desenvolvimento profissional dos funcionários. No Brasil, a tendência é a mesma. Segundo um estudo da Exame Academy, essa foi a principal fonte de estímulos para os brasileiros em 2021. 

Perceba que em alguns casos simplesmente ouvir os funcionários é o suficiente para saber que técnicas aplicar. 

Ofereça ótimos benefícios

Além de todas essas sugestões, investir em benefícios de qualidade é uma maneira de valorizar cada funcionário. 

Num momento em que as pessoas ainda estão muito preocupadas com sua saúde física e mental, por exemplo, oferecer bons planos de saúde significa que a empresa se preocupa com os funcionários dentro e fora do ambiente profissional. 

Investir no seu bem-estar é cada vez mais uma obrigação das empresas que querem ver o negócio prosperando. Esse cuidado influencia uma série de outros aspectos, como a atração e retenção de talentos, a imagem que os funcionários têm da empresa e, claro, estimula o engajamento no trabalho. 

Os tipos de motivação profissional

Um dos aspectos mais importantes sobre esse tema - e que nem todo mundo se dá conta - é que o que motiva uma pessoa não vai necessariamente motivar a outra. E a explicação científica para isso é que existe mais de um tipo de motivação. Vamos entender um pouco melhor cada uma delas?

Motivação Extrínseca

A maior parte das pessoas fica muito feliz após receber um bônus ou de ser elogiado pela liderança. Essas recompensas são as que dialogam diretamente com a motivação extrínseca, um tipo de motivação em que os fatores externos são muito mais importantes do que os fatores internos. Ou seja, o que elas precisam fazer por motivos que vão além de si mesmas é mais importante do que a sua própria vontade. 

Pessoas movidas por fatores externos são pessoas preocupadas com o reconhecimento no ambiente de trabalho. Há um foco muito maior com as consequências do seu trabalho com o fato dele ser agradável ou não. Por isso um aumento de salário, metas cumpridas, prêmios e promoções tem forte apelo. 

Um funcionário guiado por este tipo de motivação pode fazer muitos trabalhos diferentes desde que ele consiga um aumento para matricular o filho numa escola melhor ou uma promoção, que pode significar maior admiração das lideranças da empresa. 

Motivação Intrínseca

Já as pessoas movidas por impulsos intrínsecos se importam muito menos com o que está a sua volta. Para esses funcionários, gostar muito do que faz e seguir o seu propósito é o que faz toda a diferença. Há uma preocupação muito maior com seu crescimento pessoal e com seu desenvolvimento profissional interno. 

São exatamente essas as pessoas que não se beneficiam em ambientes que as pressionam. Ao contrário, a paz e a tranquilidade as ajudam a se concentrar para realizar o melhor trabalho possível. Afinal, sua autoestima profissional, o prazer em serem intelectualmente estimuladas e a sua autorrealização valem muito mais. 

No entanto, é importante pensar que as pessoas são motivadas tanto por fatores extrínsecos quanto por fatores intrínsecos. O que muda é a proporção de cada uma. Assim, temos pessoas mais motivadas por recompensas externas e outras, por recompensas internas; mas ambas não são excludentes. 

Como manter a motivação dos funcionários com o trabalho

Aumentar a motivação dos funcionários e mantê-la não é uma tarefa tão difícil, mas requer esforços constantes

O objetivo principal é mudar o modo de pensar para um padrão que seja mais positivo. Isso porque é comum os desafios do trabalho se acumularem e, com isso, a tendência de observar mais os pontos negativos do que os positivos ir aumentando. 

Uma das possibilidades é realizar dinâmicas baseadas em mindfulness e meditação para a atenção plena. Essas práticas ensinam a olhar mais para o presente ao invés de remoer o passado ou ter receio do futuro. Assim, o caminho para a gratidão e o reconhecimento das conquistas, por exemplo, fica mais curto.

Do contrário, é bastante provável que os funcionários caiam num ciclo de autocobrança excessivo, o que vai prejudicando sua saúde mental e minando sua motivação dia após dia.  Agindo assim, a consequência mais provável é que eles se cansem e passem a não dar a devida importância para o trabalho. 

Além disso, é bastante interessante produzir algum tipo de instalação gráfica lembrando as equipes dos seus objetivos a longo prazo. Isso os auxilia a ter uma visão mais abrangente do seu trabalho. Desta forma, eles conseguem ver como o que eles fazem todos os dias é importante para o seu entorno - o que definitivamente anima os profissionais com mais motivações extrínsecas. 

Já para os que são mais guiados por questões intrínsecas, vale a pena fazer atividades em que eles possam lembrar dos seus objetivos pessoais - como visualizar como estava a sua vida quando entraram na empresa e como ela está agora. 

O papel do RH na motivação

Todas as orientações para aumentar a motivação no trabalho são pontos de partida para ações que a equipe de RH pode desenvolver. Para manter essa motivação, é interessante mesclar várias técnicas. Isso vai ativar um estado mental de interesse por novidades. 

Para entender quais técnicas terão mais eficácia é importante avaliar o potencial de motivação intrínseca e extrínseca nos profissionais da sua empresa

Iniciativas como aumento de salário, promoções, treinamentos e benefícios tendem a ser ótimas maneiras de chamar a atenção dos funcionários. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE, por exemplo, 1 em cada 4 funcionários estão insatisfeitos com os benefícios recebidos. 

Para entender mais sobre o impacto gerado pelos benefícios, como escolher o melhor para a sua equipe e como fazer a sua gestão de maneira facilitada, acesse o e-book Como escolher os melhores benefícios para a sua empresa! 

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados