Presenteísmo e saúde mental: o papel da empresa

Por

Thiago Liguori

Por

Thiago Liguori

Publicado em

29/1/24

Você já experimentou a sensação de estar sentado, trabalhando ou estudando, mas seus pensamentos estão muito longe? Pois isso tem nome: presenteísmo.

O presenteísmo é o ato de estar presente no seu local de trabalho mas não conseguir dar conta das atividades que deveria cumprir. Ou seja, o colaborador está trabalhando, mas, por diversos motivos como estresse, doença, condições ruins de trabalho ou problemas de saúde mental, ele não consegue finalizar suas tarefas.

Cada vez mais comum em nossa sociedade, o presenteísmo diminui o engajamento e o desempenho das pessoas e acaba gerando um impacto negativo às organizações.

Se você quer entender um pouco mais sobre este fenômeno, como identificá-lo e evitá-lo, acompanhe!

Neste conteúdo você verá:

Sintomas do presenteísmo

Os sintomas do presenteísmo podem ser muito sutis, além de se confundirem com outras questões e até outros transtornos. Por isso precisam de uma observação muito cuidadosa.

Os mais significativos são:

  • Acúmulo de trabalho;
  • Distanciamento dos colegas de trabalho, deixando de participar de atividades;
  • Erros em tarefas simples que antes eram realizadas facilmente;
  • Mudança no comportamento, falando menos, mais devagar, pouco engajado e ainda demonstrando estresse;
  • Pressa em ir embora e/ou atrasos no início do expediente;
  • Sintomas físicos como dores de cabeça ou musculares;
  • Queda na produtividade, na quantidade ou qualidade do serviço prestado.

Tipos de presenteísmo

Os tipos de presenteísmo variam de acordo com o que motivou o fenômeno:

  • Por motivo de doença: devido ao medo de perder o emprego ou demonstrar algum tipo de fragilidade, o profissional continua trabalhando mesmo doente, mas não consegue se dedicar 100% às tarefas;
  • Por motivos de fora da empresa: nesse caso, problemas de relação com a família e/ou amigos ou ainda questões financeiras interferem no trabalho do colaborador.

Quais são os efeitos do presenteísmo no trabalho?

Para a empresa, o presenteísmo causa diminuição de produtividade, aumento do turnover e diversos outros efeitos nos próprios profissionais, tais como:

  • Ansiedade e depressão;
  • Desgaste físico, mental e emocional;
  • Insatisfação no trabalho;
  • Síndromes como Burnout e Pânico.

A relação com saúde mental

Normalmente o presenteísmo é causado por problemas de saúde mental. Alta demanda de trabalho, clima organizacional ruim, medo de perder o emprego, insatisfação de um modo geral, seja com a remuneração ou com o cargo em si, são apenas algumas questões que causam o presenteísmo.

Empresas que não toleram faltas por conta de licenças médicas, falta de pessoal para suprir as necessidades, gerando cargas maiores de trabalho para poucos, são também situações que geram uma demanda para o colaborador que acaba não dando conta, desencadeando problemas com a saúde mental e, consequentemente, o presenteísmo.

Indivíduos sobrecarregados e com a saúde mental abalada acabam, muitas vezes, agindo na chamada "inércia", que é seguir a vida e o trabalho no "piloto automático", sem pensar muito, nem se esforçar para fazer melhor suas atividades.

Segundo relatório 2023 Mental Health at Work Report da organização americana sem fins lucrativos Mind Share Partners em parceria com a empresa de gestão de experiência Qualtrics, o trabalho em si tem impacto na saúde mental de 23% dos entrevistados, sendo a segunda maior causa (perdendo apenas para a questão financeira, que representa 39%). 31% afirmam que o ambiente de trabalho afeta a sua saúde mental.

Presenteísmo é diferente de absenteísmo?

Sim! Afinal, no presenteísmo, mesmo que o colaborador não esteja conseguindo cumprir todas as suas tarefas, ele comparece ao trabalho. No absenteísmo é justamente quando o trabalhador não vai trabalhar e, normalmente, não justifica a falta.

Por isso que o índice presenteísmo no trabalho é muito mais difícil de medir e necessita de um olhar um pouco mais atento das lideranças. Principalmente porque, como o colaborador continua indo ao trabalho, dificulta a busca da empresa por uma solução.

O papel da empresa: como identificar e evitar?

O presenteísmo não é tão facilmente identificável. É preciso uma boa percepção dos gestores e um constante monitoramento na saúde mental dos colaboradores.

Fazer questionários é uma boa maneira de identificar se existe algo de errado acontecendo. Assim, é possível saber se alguém está passando por algum momento de estresse e qual o grau de saúde mental da sua equipe.

E, se a empresa conseguir detectar algum problema que esteja causando essa falta de produtividade, existem algumas maneiras que podem ajudar a recuperar a saúde mental do colaborador e seu ânimo em trabalhar, tais como:

Adquirir uma cultura de feedbacks

Muitas vezes, o profissional está insatisfeito e não tem abertura para falar sobre isso. A falta de feedback pode ser para o colaborador um indício de falta de reconhecimento.

Quando a empresa possui uma cultura ativa de feedbacks, incentiva-se a comunicação e os problemas são discutidos e tratados. Além disso, as pessoas acabam se sentindo ouvidas e motivadas.

Dessa forma, dar espaço para o diálogo, seja individual ou em grupo, facilita em atender as necessidades de todos.

Capacitar funcionários

Uma das maneiras de aumentar a satisfação dos colaboradores é investir em capacitação continuada. Treinamentos, workshops e palestras são apenas algumas opções que desenvolvem não apenas a parte técnica dos profissionais, como também faz com que eles se sintam mais valorizados.

O crescimento na carreira em si é já um grande motivador. Por isso, uma maneira de valorizar quem se capacita é criar um plano de carreira para que os colaboradores possam se sentir mais engajados em atingir metas.

Lembrando que é importante que este plano tenha cargos e objetivos claros para que cada colaborador saiba exatamente o que se espera dele e não gerar ainda mais pressão e ansiedade.

Investir na cultura organizacional

Uma cultura que valoriza o funcionário, sua saúde mental e física e que não coloca nele expectativas irreais é um passo importante para empresas que desejam diminuir os índices de presenteísmo no trabalho (assim como de absenteísmo).

E essa cultura organizacional precisa ser bem transparente para que todos estejam alinhados e seus valores compartilhados.

Oferecer soluções que melhorem o bem-estar

Psicoterapia, grupos de apoio, ginástica, avaliações ergonômicas, momentos de pausa e relaxamento são algumas opções que podem ajudar os colaboradores a recuperarem seu bem-estar físico e/ou mental. Sendo assim, deve-se considerar criar programas de saúde e bem-estar.

Inclusive, alguns desses recursos podem localizar qual a origem da questão que está causando o presenteísmo, além de oferecer propostas que melhorem o tratamento.

Investir na qualidade de vida dos funcionários é uma premissa básica para qualquer empresa que entenda que a vida dos colaboradores não se resume apenas ao trabalho.

Investir em benefícios corporativos

Uma outra maneira de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e motivados para o trabalho é o tipo de benefício que lhes é oferecido.

Inclusive, a consultoria de recrutamento Robert Half lançou a edição 2023 da sua pesquisa anual de benefícios e constatou que 97% dos colaboradores entrevistados afirmam que levam em consideração na hora de aceitar um emprego se a empresa oferece auxílios corporativos.

Desconto em academias, nutricionista, terapia, plano de saúde, tudo isso é benefício corporativo voltado justamente para as necessidades de quem está sofrendo com o presenteísmo no trabalho.

Então, se você quer valorizar seus funcionários e está na dúvida de quais os benefícios oferecer, a Pipo criou o material Como escolher os melhores benefícios para a sua empresa. Baixe agora e conheça o passo a passo para uma boa gestão.

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados