Como cuidar da saúde mental do seu time no trabalho

31/3/2021

Por

Letícia Marcondes

Como cuidar da saúde mental do seu time no trabalho

Você sente que as pessoas em sua empresa estão mais estressadas? Você está se sentindo assim? Nesse caso, você não está sozinho, e nem eles. Os efeitos da crise gerada pela COVID-19 tem causado um enorme estresse no mundo inteiro. 

Neste artigo, iremos te orientar sobre a importância da saúde mental no local de trabalho, a responsabilidade que as empresas têm de cuidar das pessoas colaboradoras e a importância de ter uma política de saúde mental. Vamos lá?

O que é saúde mental?

Se você acha que ter saúde mental significa não ter nenhum tipo de transtorno ou problema psicológico, se enganou. A saúde mental é um estado de bem estar no qual uma pessoa consegue usar suas capacidades para recuperar-se do stress do dia a dia e ser produtiva. Uma pessoa mentalmente saudável consegue:

  • Oferecer o máximo do seu potencial
  • Lidar com situações diversas
  • Representar importantes funções na vida de outras pessoas e espaços que ocupa
  • Harmonizar desejos, ambições, ideias e emoções

Do outro lado da moeda estão os transtornos mentais e comportamentais que atingem mais de 700 milhões de pessoas no mundo,e que, apenas no Brasil atingem 86% da população.  

Saúde mental e trabalho: qual é a relação?

O trabalho em si é ótimo para a saúde mental, afinal trabalha habilidades, desperta ambições e traz retorno financeiro. Porém, não é segredo que o local de trabalho também pode ser a fonte de maior estresse para muitas pessoas. 

Frequentemente, pessoas colaboradoras acabam submersas em altas demandas, baixo controle sobre a tomada de decisões, cobranças por resultado, relações mal resolvidas com líderes e colegas, falta de equilíbrio entre esforço e recompensa e até mesmo pressão exercida por si mesmo ou pela família.

Além disso, casos de assédio, intimidação e discriminação são problemas comumente relatados nos espaços de trabalho, e que geram um grande impacto na qualidade de vida das pessoas.

Uma pesquisa conduzida ao longo de sete anos pela Universidade Nacional Australiana concluiu que ter um emprego estressante e frustrante é, na verdade, pior para a saúde mental das pessoas do que não ter trabalho nenhum.

Para as empresas também não existe nenhum benefício: segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho também os transtornos mentais e emocionais já são a segunda maior causa de afastamento do trabalho. E que nos últimos 10 anos aumentaram em 20 vezes as concessões de auxílio-doença relacionadas à saúde mental. 

É por isso que, cada vez mais, incentivos à saúde mental precisam fazer parte da cultura corporativa das empresas pois sua ausência está frequentemente associadas a: 

Como a empresa pode ajudar a cuidar da saúde mental das pessoas colaboradoras?

Apesar de fortes indicadores de impacto nos resultados, muitas organizações acabam ficando para trás em relação à preocupação com a saúde mental das pessoas colaboradoras.

Embora seja ótimo que grande parte dos programas corporativos enfatize a saúde física por meio de benefícios como planos médicos, odontológicos e descontos em academia, o corpo é apenas metade da equação. A mente e o cérebro são, assim como o corpo, igualmente cruciais para nosso bem-estar e promoção de produtividade.

Checklist organizacional da saúde mental no trabalho

Pensando em te ajudar a priorizar a saúde mental da sua equipe, preparamos uma lista de ações e atitudes que fazem parte de uma cultura que se preocupa com esse problema. Confira e descubra como a sua empresa pode oferecer ainda mais suporte para um espaço de trabalho saudável:

Saúde mental e o bem estar como ativos essenciais na organização

  • Abordar o tema “saúde mental’ no ambiente de trabalho com a finalidade de influenciar positivamente as pessoas colaboradoras; 
  • Ter uma pessoa que olha de forma exclusiva para esse pilar e que possa oferecer algum tipo de suporte desde uma conversa a um encaminhamento médico ou hospitalar;
  • Se comprometer a revisar a cultura organizacional e a forma de fazer negócios para garantir que sua cultura de trabalho diária seja o mais saudável possível. 
  • No limite do possível, oferecer ferramentas de promoção da saúde mental baseadas em evidências, como atenção plena e exercícios, a toda a equipe.
  • Realizar pesquisas de clima organizacional para e escutar o que as pessoas colaboradoras para que se tenha dados o suficiente que mostrem como está o clima de saúde mental dentro do espaço de trabalho

Desenvolvimento ativo de lideranças, diretorias e gerência empática e compassiva

  • Oferecer treinamentos, cursos ou workshops para líderes aprenderem a lidar com diferentes perfis pessoais e com pessoas colaboradoras sobrecarregadas 
  • Enfatizar a necessidade de conhecimento sobre distúrbios mentais e os humaniza 
  • Reconhecer que líderes e gerentes com vivência, conhecimento ou experiência em saúde mental ou ainda distúrbios mentais são valiosos para a cultura da empresa
  • Estimular feedbacks que corrijam falhas ao mesmo tempo em que estimulam a autoconfiança e melhorem o desempenho 

Processos para identificar e resolver casos de má conduta como assédio e discriminação

  • Manter um código de conduta aberto a não aceitar nenhum tipo de discriminação entre as pessoas colaboradoras 
  • Oferecer um canal de denúncia ou um canal de escuta, como a SafeSpace, para que as pessoas tenham um espaço seguro para relatar problemas
  • Encorajar o relato de discriminação, assédio, fraude e outros maus comportamentos

Diversidade humana e a inclusão de todas as experiências

  • Ter um posicionamento definido e estruturado para promoção de representatividade dentro do espaço de trabalho
  • Apoiar causas sociais de alívio à pobreza e outras condições limitantes a grupos de pessoas que já foram sistematicamente excluídos
  • Ter estratégias para garantir processos de contratação sem vieses inconscientes e que olhem para a representatividade
  • Garantir que a pirâmide de hierarquia da empresa seja representativa, com pessoas de todos os grupos sociais participando ativamente de tomada de decisões.

Ativos tangíveis para a melhora da saúde das pessoas colaboradoras

  • Ofertar algum ou alguns tipos de benefícios focado na saúde da pessoa colaboradora como acesso a plano de saúde, plano odontológico, terapias, desconto em academias
  • Disponibilizar materiais básicos necessários para a boa realização das atividades como celular caso a pessoa use muito Whatsapp em suas funções, notebook com bom funcionamento, cadeira, mesa e acesso a internet de qualidade
  • Desenvolver as habilidades das pessoas colaboradoras através de cursos ou materiais ricos
  • A indicação ou orientação de uma pessoa ou setor responsável em acolher e conversar em momentos de necessidade  

Mais do que nunca a saúde mental do seu time precisa de atenção

As pessoas podem se sentir especialmente isoladas no atual contexto de pandemia que estamos vivendo e, com tantas incertezas, a saúde mental requer ainda mais atenção. E, às vezes, mesmo algo tão simples como uma mensagem gentil ou uma ligação para checar como a pessoa está pode mostrar aos que existe cuidado em relação ao time. Mas tenha em mente que o apoio à saúde mental não deve terminar aí.

Cuidar da saúde mental nem sempre é fácil, e por isso que as pessoas não deveriam suportar todo o peso sozinhas. Enxergue o potencial que sua organização tem em promover, pelo menos um pouco, uma mudança positiva na evolução coletiva em termos de saúde mental da equipe. 


Você já conhece a SafeSpace?
A SafeSpace é um canal de denúncia e escuta para empresas que querem transformar a cultura organizacional em um local de escuta ativa e confiança através da tecnologia. Conheça mais agora!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados