Ações de saúde na empresa: 7 dicas para cuidar do bem-estar dos funcionários

Por

Thiago Liguori

Por

Thiago Liguori

Publicado em

20/5/22

A adoção de ações de saúde nas empresas se torna cada vez mais necessária frente a uma crescente preocupação com o bem-estar de pessoas colaboradoras.

De 2019 para 2020, o volume de auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais aumentou 30%, provocando 289 mil afastamentos do trabalho.

Esse exemplo diz respeito só à saúde mental, mas ainda é preciso pensar em outras doenças ocupacionais, bem como na possibilidade de acidentes de trabalho.

O que isso indica é que riscos existem e é fundamental evitá-los por diferentes motivos, havendo ainda ao menos 7 ações práticas que sua empresa pode adotar. Continue a leitura para saber mais!

Para facilitar, você verá neste post:

Por que cuidar da saúde dos funcionários

É obrigação de quem emprega garantir um ambiente seguro e salubre para quem trabalha. Ou seja, um ambiente saudável que minimize qualquer risco à saúde e ao bem-estar.

Além do mais, investir em saúde impacta positivamente o contexto da organização. Para que você entenda melhor sobre isso, elencamos alguns benefícios de uma boa gestão de saúde corporativa abaixo:

  • Evita absenteísmo;
  • Melhora produtividade;
  • Atrai e retém talentos;
  • Fortalece a marca empregadora.

7 ações práticas de saúde na empresa

Para que sua organização conheça, na prática, as vantagens que listamos acima, separamos para você dicas de ações de saúde na empresa. Veja:

Invista em um clima organizacional saudável

Muito do bem-estar, sobretudo o mental, tem relação com a qualidade do clima organizacional.

Excesso de conflitos, ambiente pouco amigável à diversidade e lideranças autoritárias são exemplos de problemas que podem afetar o clima, a relação entre as pessoas e a relação entre as pessoas e a organização.

Cuidar para que o ambiente seja ou se torne mais agradável ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, favorecendo a saúde das pessoas.

Organize palestras e campanhas de conscientização

É interessante que eventos educativos façam parte das ações de saúde nas empresas, podendo contar com a presença de especialistas e materiais que sejam compartilhados internamente.

Um exemplo simples são as campanhas que atrelam um mês, uma cor e uma causa para conscientizar e incentivar cuidados em saúde.

A mais conhecida delas é o Outubro Rosa, mas existem várias outras ― e sempre falamos sobre elas aqui no blog da Pipo!

Adote a ginástica laboral na empresa

A ginástica laboral pode ser entendida como uma "série de exercícios de curta duração realizados no trabalho para melhorar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores".

Para que isso ocorra, é importante que a empresa abra espaço, podendo até definir horários para que as pessoas façam pausas e realizem os exercícios.

Além do mais, convém contar com a orientação de especialistas ― com fisioterapeutas e educadores físicos ― quanto a quais exercícios fazer e como fazê-los corretamente.

Considere oferecer a "quick massage"

Como o termo indica, a quick massage é uma massagem rápida, com cerca de 15 minutos de duração, ideal para proporcionar o relaxamento.

Independentemente do tipo de atividade desempenhada, é comum que haja algum esforço que possa, gradativamente, gerar tensão e dor muscular nas pessoas.

O uso constante do mouse, por exemplo, pode acarretar em dor na região do trapézio que, quando agradava, pode irradiar para o pescoço e/ou braço, agravando o desconforto.

Os movimentos da massagem podem ajudar a reverter esse quadro, evitando a queda da produtividade e até o afastamento do trabalho.

Cuide da ergonomia do funcionário

Ainda, outra ação de saúde nas empresas que merece destaque é o cuidado com a ergonomia no trabalho.

Falamos de uma ciência que estuda as melhores formas de interação entre uma pessoa e seu ambiente de trabalho, assim como de adaptações para garantir seu bem-estar durante a execução de tarefas.

Definir a altura certa das mesas, a posição adequada da tela do notebook, o uso de um apoio de pés e medidas afins se relacionam diretamente com a ergonomia.

Seu papel passa por diminuir o risco de lesões e acidentes de trabalho, bem como aumentar a produtividade das pessoas que trabalham na empresa.

Incentive uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada fortalece o organismo e aumenta a disposição. Comer bem ajuda a proteger o sistema imunológico, além de ter influência positiva na recuperação de pessoas com transtornos mentais.

Se a empresa oferece refeições, uma boa ação prática de saúde é contar com orientação nutricional para desenvolver o cardápio.

Se a empresa não oferece refeições, uma estratégia válida é buscar parcerias com restaurantes próximos que tenham um cardápio mais equilibrado.

Além disso, as ações educativas ― já mencionadas antes ― podem incluir dicas de receita e preparo de alimentos, visando uma mudança de hábitos global.

Ofereça um bom plano de saúde

Por fim, nossa lista de ações de saúde nas empresas termina com a sugestão da contratação de um plano de saúde corporativo para viabilizar a busca por ajuda especializada sempre que necessário.

A importância de fazer parcerias com empresas de saúde

Já te demos boas dicas de ações de saúde em empresas, mas temos algo mais a dizer: considere firmar parcerias com empresas de saúde como a Pipo.

A Pipo é aliada do seu RH porque faz todo o serviço de gestão de benefícios em saúde ― desde ajudar na escolha do plano corporativo ideal até buscar as melhores condições de renovação contratual.

Mas, considerando o que a Pipo pode fazer pelas pessoas da sua empresa, precisamos te contar que realizamos um mapeamento da saúde de funcionários e teleconsultas com nosso Time de Saúde.

Ainda, se preciso, ajudamos as pessoas a encontrar especialistas de diversas áreas de saúde cujas consultas sejam cobertas pelo plano contratado pela empresa.

Tudo isso é sinônimo de mais facilidade na hora de garantir a saúde e o bem-estar de quem trabalha na sua organização!

E se você quiser se informar ainda mais sobre o que pode fazer pelas pessoas que atuam em sua empresa, confira nosso e-book Saúde no trabalho: principais pontos para o RH ficar atento!

banner-final-saude-no-trabalho

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados