Gestão de saúde corporativa e o impacto no desempenho dos colaboradores

20/9/2021

Por

Andresa Araújo

Gestão de saúde corporativa e o impacto no desempenho dos colaboradores

Pode não parecer, mas é relativamente simples aumentar o desempenho dos colaboradores como um todo. A gestão de saúde corporativa, por meio da contratação e do aperfeiçoamento de serviços que evitam e tratam doenças, pode promover resultados excelentes nas empresas.

Indivíduos saudáveis, fisicamente e psicologicamente, conseguem focar melhor nas suas funções — sem contar com a redução do absenteísmo, por exemplo. Por isso, discutimos, no texto a seguir, por que e como a gestão de saúde nas organizações contribuem para a eficiência no trabalho.

Neste conteúdo você encontra informações sobre:

O que é gestão de saúde?

A gestão de saúde, nos ambientes de trabalho, é uma abordagem que objetiva a prevenção de doenças de forma inteligente.

A ideia é oferecer bem-estar físico e psicológico aos colaboradores, por meio do incentivo ao autocuidado e das ações de promoção de saúde. Mas também acompanhar de perto o maior número de variáveis envolvidas, para adequá-las e aperfeiçoar toda a assistência em saúde.

Você sabia que a saúde de uma pessoa pode ser determinada por apenas 4 domínios? Eles são: genética (30%), ambiente (20%), acesso aos serviços de saúde (10%) e hábitos de vida (40%).

Ou seja, ao oferecer benefícios de saúde aos seus funcionários, você pode contribuir positivamente com os domínios ambiente, serviços de saúde e, ao gerenciar a assistência à saúde, também é possível estimular hábitos saudáveis de vida.

Por que apostar em uma gestão de saúde corporativa?

Você já deve ter percebido que é difícil deixar de oferecer assistência à saúde como benefício para os colaboradores. 

Isso porque o pacote de benefícios de saúde é um grande diferencial e contribui para a atração e retenção de experts.

Além disso, as empresas são os clientes de 66,7% dos planos de saúde privados. Cada vez que um plano é contratado, é necessário um processo contínuo de amadurecimento no seu uso, na implementação de boas práticas, bem como o envolvimento de cada beneficiário com a escolha dos seus hábitos de vida. 

Confira outros motivos para aplicar a gestão de saúde nas organizações:

Ajuda os colaboradores a serem mais produtivos

Nem tudo é sobre sucesso financeiro. A eficiência e a produtividade nas tarefas do dia a dia dependem muito de como o profissional se encontra: se ele tem queixas, toma medicações todos os dias, sente-se indisposto ou sedentário, entre outros.

Gualter Maia, diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, inclusive, declara que, a partir do momento em que as ações de saúde contribuem para o bem-estar dos funcionários, os custos para a companhia se reduzem e a produção aumenta.

Torna o uso dos recursos mais estratégico

A gente sabe como é ruim quando todos da empresa se planejam para entrar em determinado projeto e a operadora de saúde determina reajustes que afetam esses planejamentos.

Quando existe um bom gerenciamento dos planos de saúde, dos programas de bem-estar e de outros benefícios destinados a ajudar os funcionários a serem mais saudáveis, essas mudanças podem ser projetadas previamente e, assim, ninguém é pego de surpresa.

Reduz a quantidade de afastamentos e ausências no trabalho

Um dos efeitos mais prováveis de investir na saúde dos trabalhadores — e acompanhar esse investimento — é a redução dos adoecimentos, o que também reflete em menos absenteísmo.

Vale lembrar que toda organização, naturalmente, apresenta alguns fatores que podem prejudicar a saúde dos colaboradores, como:

  • estresse diário;
  • pressão para atingir resultados;
  • competitividade.

Isso quer dizer que todo indivíduo vai sofrer por causa desses riscos? Não. E menos ainda: aqueles que trabalham em companhias comprometidas com a gestão de saúde.

Deixa o ambiente de trabalho mais agradável

Uma empresa com gestão de saúde, normalmente, tem um olhar mais dedicado às instalações, com móveis mais confortáveis e espaços dedicados para o zelo com os colaboradores, como salas de descompressão.

O gerenciamento da saúde corporativa ainda tem a proposta de contribuir com o clima organizacional. Equipes que saibam gerenciar suas emoções e praticar a empatia em momentos desafiadores também contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável.

Como colocar a saúde corporativa em prática?

Quantas empresas do mercado realmente praticam a saúde corporativa? Nas próximas linhas, você verá que há iniciativas viáveis.

Invista no ambiente corporativo

O primeiro passo é, sempre, fazer um diagnóstico das condições de trabalho, afinal, apenas com dados claros de onde a sua empresa está é possível traçar próximos passos.. 

Como estão os fatores ambientais? A iluminação dos ambientes está adequada? E o mobiliário, é devidamente adaptável para cada colaborador? Eles têm pausas e intervalos? 

A ergonomia é a ciência que faz o trabalho se adaptar ao trabalhador, não o contrário. É aconselhável que cada elemento da empresa siga esse princípio.


Promova ações de saúde periodicamente 

Já pensou se a empresa fosse, além da referência no seu core business, um cantinho do autocuidado? Um lugar onde os funcionários saibam que, de vez em quando, vão realizar ou discutir ações de saúde, por exemplo?

Seriam ações como passeios em grupo, palestras, check-ups no próprio local de trabalho, confraternizações etc.

Coloque a tecnologia para trabalhar ao seu favor

Experimente uma plataforma que meça dados úteis para a gestão de saúde corporativa. 

Estes são alguns exemplos de informações que podem servir como indicadores:

  • folha de pagamento com informações de faltas, atestados médicos etc.;
  • relatórios de sinistralidade;
  • documentos da Medicina Ocupacional, com os dados sobre os exames admissionais e periódicos;
  • detalhes sobre os atendimentos já realizados no ambulatório da empresa — ou do serviço terceirizado;
  • informações do setor de RH sobre características demográficas e sociais dos colaboradores.

Tente coletar esses insights regularmente, assim é possível analisá-los e fazê-los trabalhar ao seu favor.

Conte com empresas parceiras

Sabemos que a saúde engloba vários aspectos, em ambos os pontos de vista, físico e emocional. 

Os colaboradores costumam sentir que precisam prevenir vários problemas de saúde, como:

  • doenças crônicas e muito prevalentes, como a hipertensão;
  • doenças genéticas, como o câncer;
  • lesões e acidentes de trabalho;
  • problemas dentários;
  • transtornos de saúde mental.

Mas nem todo plano de saúde abrange tudo isso, certo? Por isso,  é importante também gerir parcerias com outras empresas que ofereçam esses serviços.

Como a Pipo Saúde ajuda a sua empresa a fazer uma boa gestão de saúde

Com a Pipo Saúde, você pode fazer o gerenciamento dos benefícios de saúde de forma completa, desde a contratação ao suporte no dia a dia para os colaboradores, com um time de saúde dedicado. 

Nós operamos em 3 frentes: gestão operacional, atendimento aos beneficiários e gestão de saúde integrada.

Isso significa que você pode, entre outros benefícios:

  • verificar e estudar os reajustes dos planos antes que eles sejam cobrados;
  • ajudar os funcionários a tirar suas dúvidas e entender as burocracias envolvidas nos planos de saúde;
  • contar com uma equipe de profissionais de saúde para orientar e prevenir agravos nas condições de saúde dos colaboradores;
  • analisar custos, sinistralidade e outros dados específicos do uso dos planos de saúde;
  • fazer um mapeamento de todos os funcionários da empresa para identificar gargalos e oportunidades de melhoria na gestão de saúde.

Tudo isso pode ser obtido de forma flexível, personalizada e de acordo com a realidade de cada negócio.

Quer entender melhor como a Pipo pode ajudar a sua empresa na gestão de saúde? Conheça a história da Vereda Educação e entenda como nós conseguimos um reajuste deflator de 8,7% no reajuste anual do plano de saúde empresarial neste estudo de caso:


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados