Principais indicadores de saúde ocupacional para ficar alerta

23/4/2021

Por

Larissa Reis

Principais indicadores de saúde ocupacional para ficar alerta

Sabe quando entram em pauta para o RH questões relativas à saúde ocupacional? A ideia é definir ações de prevenção para que os funcionários não adoeçam e, por consequência, precisem se afastar de suas atividades.

Para saber o que fazer e medir o sucesso de suas estratégias, a empresa precisa contar com indicadores de saúde ocupacional. Neste post, você vai conhecer quais são os principais.

Acompanhe:

  1. O que é saúde ocupacional?
  2. Por que investir em ações de saúde na sua empresa
  3. Principais indicadores de saúde na sua empresa
  4. Primeiros passos para cuidar da saúde dos seus colaboradores
  5. Conclusão

O que é saúde ocupacional?

Antes de qualquer coisa, precisamos definir o que é saúde ocupacional. Trata-se de uma área de medicina que foca na segurança e na saúde do trabalhador.

Seu foco são estudos e investigações que ajudam a prevenir doenças, acidentes e outros problemas que possam surgir no ambiente de trabalho.

Sendo assim, fica claro que a saúde ocupacional é algo que vai além dos exames que são de praxe e que fazem parte dos processos admissional e demissional, certo?

O cuidado com a saúde dos funcionários é algo que deve estar presente no dia a dia e você vai entender melhor o porquê disso a seguir.

Por que investir em ações de saúde na sua empresa

Investir em ações de saúde ocupacional é tomar medidas que promovam o bem-estar diariamente, sem precisar esperar o surgimento de uma doença ou outra questão afim.

Investir significa tirar dinheiro do caixa e destiná-lo a algo, mas esperando um retorno que faça a "despesa" valer a pena. É justamente isso que acontece quando a empresa pensa em saúde ocupacional.

Para que isso fique claro a você, vamos te apresentar as consequências, os ganhos esperados, a partir do investimento nesse tipo de cuidado. Confira:

Previne doenças e acidentes de trabalho

Já dizia o ditado, "é melhor prevenir do que remediar".

Ninguém gosta de ficar doente e é provável que você possa dizer por experiência própria que, ao adoecer, ficou pensando em como gostaria de ter se cuidado mais para evitar o problema.

Nem sempre isso é possível, mas em muitos casos, a prevenção é a chave que gera bem-estar e qualidade de vida. O que precisa ficar claro é que essa não é uma responsabilidade apenas de cada trabalhador.

Legalmente, a empresa tem a responsabilidade de tomar medidas para evitar acidentes e, considerando seus próprios interesses, deve ter também o cuidado de promover ações para evitar doenças ocupacionais e questões relacionadas.

Evita multas e processos trabalhistas

Se a empresa não adotar as medidas possíveis no que diz respeito à saúde ocupacional, pode receber multas durante alguma fiscalização ou ser processada por um funcionário lesado.

Quanto a isso, queremos ainda destacar duas questões relevantes:

  1. A exposição a perigos evidentes e a falta de equipamentos de proteção adequados (EPIs) são consideradas faltas graves que podem resultar na "justa causa do empregador";
  2. A CLT não prevê que empregadores enfrentem essa justa causa em razão de doenças psicossociais, mas o texto legal abre margem para essa interpretação e a decisão vai caber ao juiz do caso.

Isso significa que se o ambiente de trabalho não promover a segurança física e emocional dos trabalhadores, a empresa pode ter problemas inclusive na Justiça.

Aumenta a produtividade

Em contrapartida, quando a empresa investe em saúde ocupacional, cria um ambiente muito mais saudável em que os trabalhadores sentem que seu bem-estar é priorizado.

A simples sensação de valorização atrelada ao cuidado motiva os funcionários e contribui para o aumento da produtividade. Some isso ao fato de que pessoas saudáveis conseguem produzir mais e melhor.

Reduz gastos futuros

Nós bem sabemos que, se um funcionário precisa se afastar em razão de uma doença ou de um acidente, passados 15 dias, quem assume as responsabilidades financeiras é o INSS.

Isso não significa, porém, que uma questão de saúde ocupacional não tem chances de pesar no bolso da empresa.

Pode ser preciso bancar um processo seletivo e treinamento para contar com um profissional substituto, ainda que temporariamente.

Ainda, enquanto essa pessoa não está pronta para atuar, o ritmo de trabalho da equipe pode ser reduzido, afetando os resultados.

Principais indicadores de saúde na sua empresa

Com tudo isso, esperamos que já tenha ficado claro para você por que investir em saúde é importante para que, com isso, possamos falar sobre os indicadores de saúde ocupacional.

Esses indicadores são ferramentas capazes de ajudar seu RH a identificar se problemas de saúde podem estar acontecendo e prevenir uma situação mais significativa. Confira os principais:

Absenteísmo

Absenteísmo é o indicador relacionado à frequência dos funcionários. Quanto maior o número de faltas e atrasos no trabalho, maior é o número mostrado pelo índice.

Esse tipo de problema tem causas variadas e uma delas está atrelada a fatores de saúde ocupacional. Entre as causas comuns estão o estresse, a ansiedade e a síndrome do burnout que é desencadeada por excesso de trabalho.

Falamos, portanto, de situações que demandam avaliação do clima organizacional, da postura de lideranças, da distribuição de tarefas e dos cuidados com o bem-estar emocional dos funcionários.

A saber, um índice considerado aceitável para o absenteísmo varia entre 3% e 4%. Qualquer número acima disso tende a indicar problemas.

FAP

FAP é sigla para Fator Acidentário de Prevenção, um índice usado no cálculo do valor a ser pago pelo empregador para, eventualmente, arcar com aposentadorias especiais e custos de afastamento do trabalho.

Quanto maior o índice, maior o gasto da organização. Uma forma de diminuí-lo é adotar estratégias de prevenção para evitar doenças ocupacionais e acidentes.

Assim, o FAP, que é um incentivo para que empresas cuidem da saúde ocupacional, também indica o quão bem-sucedida a organização tem sido com suas ações.

Se o FAP está alto demais, significa que o número de casos de doença ou acidente estão elevados e a empresa precisa melhorar isso.

NTEP

Por sua vez, NTEP é sigla para Nexo Técnico Epidemiológico. Trata-se de um método que ajuda a mostrar quais doenças e acidentes estão, de fato, ligadas à determinada atividade profissional.

Isso contribui para que o trabalhador tenha acesso aos seus direitos e para que a empresa entenda se houve e qual foi sua responsabilidade na situação vivida pelo funcionário.

Primeiros passos para cuidar da saúde dos seus colaboradores

Para manter os indicadores de saúde ocupacional a níveis favoráveis, é preciso agir para cuidar da segurança e bem-estar dos trabalhadores. Para isso, sugerimos que você:

Ofereça ginástica laboral

A ginástica laboral consiste na prática de exercícios que visam prevenir o surgimento de lesões e outras doenças relacionadas ao trabalho.

Sua realização acontece no ambiente do trabalho mesmo, com duração de até 15 minutos. Durante esse tempo, os funcionários fazem alongamentos e outras práticas conforme orientação passada por um profissional especializado.

Atente-se à ergonomia

A ergonomia é a ciência que busca entender e melhorar a relação entre pessoas e suas condições de trabalho.

Em um contexto comum de escritório envolve o uso de cadeiras confortáveis, a altura de mesa adequada, a eventual necessidade de um apoio de pés, a distância entre a tela do computador e os olhos, e por aí vai.

Basta pensar, por exemplo, que a postura ou movimentos errados no dia a dia podem gerar dores musculares e, com o tempo, desencadear lesões mais graves.

A preocupação com a ergonomia deve ser estendida ao home office. Se sua empresa tem trabalhadores atuando de casa, considere enviar mobiliário e acessórios adequados, além de transmitir orientações de segurança e conforto.

Realize a SIPAT

A informação é uma grande aliada da prevenção e dos cuidados com a saúde ocupacional.

Por isso, a realização da SIPAT ou Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho figura entre nossas sugestões.

A ideia é que a empresa promova eventos, como palestras e aulas práticas, para informar e motivar os funcionários a seguirem medidas que favoreçam sua saúde no trabalho.

Invista em campanhas de saúde e bem-estar físicos, emocionais e sociais

Paralelo a tudo isso, sua empresa pode usar os canais de comunicação internos para divulgar campanhas que reforcem a importância de cuidar da saúde.

Há diversas questões que podem ser apresentadas, tanto para orientar quanto para motivar cuidados, e o esforço deve ser plural. Ou seja, deve pensar na saúde física, emocional e social.

Considere um bom plano de saúde

Por fim, cabe lembrar que consultas de rotina e check-ups também fazem parte das medidas de prevenção contra doenças e até acidentes.

Pagar para ter acesso à saúde pode ser caro se considerarmos a realidade financeira da maioria dos brasileiros. Sabendo disso, é interessante que a empresa estude a possibilidade de oferecer um plano de saúde aos funcionários.

A ideia é eliminar ou reduzir o custo que cada trabalhador teria para cuidar da própria saúde. Algo que permite que os atendimentos sejam buscados antes que a situação se agrave e se transforme em um verdadeiro problema.

Conclusão

Como vimos, definir indicadores de saúde é fundamental para que sua empresa entenda sobre a efetividade das medidas de prevenção e cuide melhor do bem-estar, segurança e conforto dos funcionários.

Esperamos que o post tenha ajudado você a entender os caminhos a seguir para promover saúde ocupacional. E caso opte pela oferta do plano de saúde, lembre-se de que podemos ajudar na escolha e gestão do benefício certo para sua empresa.

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