Trabalho híbrido: um guia para implementar na sua empresa

Por

Aline Oliveira

Publicado em

2/5/22

Atualizado em

A Reforma Trabalhista, de 2017, já tinha incluído o teletrabalho na lista de modalidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Porém, o trabalho híbrido só foi formalizado na mesma lei em março de 2022. E por que esse formato de trabalho ganhou destaque no mercado e agora passa a ser reconhecido oficialmente?

Porque já foi provado que o trabalho híbrido pode beneficiar tanto a empresa quanto os profissionais, sendo que 42% desses relataram preferir ter essa flexibilidade entre trabalhar alguns dias em casa e outros no escritório.

Mas em que o contrato de trabalho híbrido beneficia as organizações? O que as empresas precisam se atentar agora que o modelo está respaldado na CLT? Acompanhe o artigo e confira essas e outras informações sobre este que está entre os modelos de trabalho mais modernos e preferidos pelo mercado.

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é aquele em que os colaboradores fazem o rodízio entre o trabalho remoto e o que é realizado nas dependências da empresa, sendo alguns dias da semana em cada local. 

Essa é uma alternativa que surgiu com destaque no mercado, após o período de isolamento necessário para contenção da covid-19. Durante o auge da transmissão da doença, o modelo que precisou ser imposto para muitas organizações foi o home office — ou trabalho remoto.

Agora, o contrato de trabalho híbrido surge como uma opção que, além de se tornar uma das favoritas no mercado de trabalho, é uma forma de mesclar a interação física necessária no dia a dia organizacional e a alta produtividade quando se trabalha fora da empresa

Vale destacar que o formato híbrido consiste tanto na flexibilização total dos colaboradores, que podem ir ou não ao escritório quando quiserem, quanto de a empresa estipular dias fixos de rotatividade. 

Por exemplo: dias de segunda, quarta e sexta o pessoal de vendas deverá estar na sede, já nas terças e quintas, a obrigatoriedade é do time de Marketing. 

Porém, para que esse mix funcione e resulte em benefícios para ambas as partes, é necessário adotar as diretrizes legais, que foram sancionadas em março de 2022, pela Medida Provisória 1.108. Veja os principais pontos de alteração na CLT sobre este assunto.

banner-meio-home-office

Quais são as regras do contrato de trabalho híbrido?

Como você conferiu no início deste texto, o teletrabalho já era reconhecido desde 2017 pela CLT. Mais recentemente, o contrato de trabalho híbrido passou a figurar entre os modelos reconhecidos em lei. A MP 1.108 alterou pontos na Consolidação das Leis do Trabalho:

Art. 75-A.  A prestação de serviços pelo empregado em regime de teletrabalho observará o disposto neste Capítulo.  

Art. 75-B.  Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não se configure como trabalho externo.        (Redação dada pela Medida Provisória nº 1.108, de 2022)

§ 1º  O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas, que exijam a presença do empregado no estabelecimento, não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.  (Incluído pela Medida Provisória nº 1.108, de 2022)

Além de assegurar os mesmos direitos previstos para trabalhadores que atuam remotamente,  a MP institui a norma em que reconhece os serviços contratados por jornada ou por produção de tarefas:

§ 2º  O empregado submetido ao regime de teletrabalho ou trabalho remoto poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou tarefa.

Sendo assim, é preciso ter em mente que os trabalhadores em regime de trabalho híbrido devem receber os mesmos benefícios que os que trabalham remotamente, inclusive do auxílio-alimentação.

Quais as vantagens desse modelo de trabalho?

Um formato de trabalho tão atual e requisitado como o híbrido faz sucesso porque oferece benefícios como:

  • Redução de custos: já que parte dos colaboradores estão fora do escritório e isso pode resultar da redução de gastos com energia elétrica, água, alimentação dentro da empresa, diminuição de custos com vale-transporte, entre outros;
  • Rotatividade menor: a possibilidade de trabalhar alguns dias da semana remotamente é um dos grandes diferenciais para muitos colaboradores. Isso, certamente, ajuda a reduzir a rotatividade por insatisfação com o formato de trabalho;
  • Otimização do tempo com deslocamento: outro fator importante para os profissionais é o fato de não ter de enfrentar trânsito diariamente. Isso contribui para a felicidade e qualidade de vida e os funcionários trabalham muito mais satisfeitos.

E tem desvantagens? Desafios e soluções do modelo

Sim, como em todo formato de trabalho há algumas desvantagens, já que não existe algo que satisfaça 100% do time ou que funcione plenamente devido ao processo natural de como as coisas precisam ser feitas.

No modelo de trabalho híbrido, a liderança exerce um papel fundamental na motivação e na gestão das atividades do time. Mas para isso, é preciso que o RH instrua seus líderes a promoverem um ambiente de trabalho produtivo, inclusivo, saudável e que impulsione o desenvolvimento de suas equipes.

Por estar à distância, o controle do trabalho dos colaboradores pode não ser tão próximo, mas existem ferramentas que podem ajudar na otimização do tempo, na eficiência da comunicação e na execução eficiente de tarefas, como exemplos o Trello, Slack e Asana.

Além disso, é preciso considerar:

  • Comunicação interna pode ter ruídos: a comunicação online nem sempre é tão clara quanto a comunicação ao vivo. É preciso ter isso em mente para ajudar a evitar ruídos no dia a dia, adotando um processo de comunicação transparente e uma cultura de feedbacks e de apoio a fim de não prejudicar a cultura organizacional;
  • Segurança da informação: esse pode ser um desafio para as empresas, pois como os colaboradores estão remotos existe a necessidade de acesso a documentos compartilhados fora da rede da companhia. 

Por isso, é preciso pensar em estratégias para tornar as ações do RH cada vez mais digitais sem abrir mão das medidas de segurança obrigatórias. O onboarding remoto, por exemplo, já é uma realidade para empresas que estão atentas à implementação das atividades remotas.

Como implementar e otimizar o trabalho híbrido?

O contrato de trabalho híbrido é uma boa alternativa para ajudar na preservação da saúde mental do colaborador e garantir melhor qualidade de vida a ele, já que já foi constatado que trabalhar fora da empresa está entre as preferências dos profissionais e, inclusive, há quem tenha medo de voltar ao escritório.

Os momentos na empresa não precisam ser desagradáveis para os que preferem trabalhar de casa e é papel do setor de RH ajudar a tornar o dia a dia de trabalho mais ameno, inclusivo e produtivo.

Cuidados e boas práticas no dia a dia

Seguem alguns pontos essenciais que não podem ser negligenciados quando adota-se o trabalho híbrido:

Conforto do colaborador

Assim como no trabalho executado dentro da organização, a ergonomia do colaborador é algo de fundamental atenção para as empresas. Nesse sentido, é importante orientar o time para a postura correta durante o trabalho, assim como garantir a utilização de mesas e cadeiras adequadas e confortáveis.

Jornada de trabalho

É muito comum ouvir pessoas dizerem que acabam trabalhando mais quando estão em casa. Se essa é uma realidade na sua empresa, é importante orientar para que isso não ocorra com frequência, tendo atenção à jornada de trabalho prevista em lei.

Muitas horas de trabalho podem provocar exaustão e, se isso se tornar frequente, a qualidade da saúde mental do trabalhador acaba sendo comprometida, impactando na produtividade, ocasionando em esgotamento físico e mental. 

Integração do time

Outro cuidado que o RH deve ter com suas equipes é na forma de relacionamento entre si, que agora tende a ser cada vez mais virtual. Por isso, os gestores devem adotar estratégias que possibilitem a aproximação com seus liderados mesmo em ambientes virtuais, mas sem abrir mão de ações que promovam a interação física com todo o time vez ou outra.

Suporte ao colaborador

Por estarem mais à distância, é essencial que o colaborador entenda que tem uma rede de apoio, tanto para lidar com assuntos pessoais quanto profissionais e que podem ajudar no seu melhor desempenho. Por isso, crie estratégias para realização desses canais e instrua a liderança a terem um estilo de gestão mais humanizada.

Viu como o formato de trabalho híbrido tem tudo para ser sucesso na sua empresa, se fizer sentido com o seu negócio e for implementado de maneira correta e eficiente? Aproveite nossas dicas e veja os resultados da sua empresa alavancarem a partir da satisfação do seu time!

Se este assunto foi útil para você e quiser complementar entendendo melhor como ajudar a montar o home office do seu time, temos um material exclusivo sobre isso. Não deixe de conferir!

banner-final-home-office
Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados

No items found.