Benefícios opcionais: quais são e por que a sua empresa deveria investir neles

16/4/2021

Por

Aline Oliveira

Benefícios opcionais: quais são e por que a sua empresa deveria investir neles

Se benefícios como vale-transporte e férias não são diferenciais no mercado de trabalho, pois são oferecidos por todas as empresas como um dever legal, como se destacar e se tornar ainda mais relevante para os colaboradores? Investindo em benefícios opcionais!

Por isso, conhecer quais são eles e por que é importante pensar estrategicamente na escolha de cada um faz toda a diferença. Além disso, você sabia que os benefícios corporativos estão sendo tão ou mais valorizados do que um aumento de salário? 

Continue a leitura, confira as respostas para essas perguntas e entenda como esse tipo de vantagem está se tornando cada vez mais valiosa para os colaboradores. Você também vai compreender como se destacar, elevar os resultados e melhorar o clima da organização. Aproveite!

Neste artigo, você vê:

Benefícios tradicionais ou benefícios opcionais: qual oferecer?

Você pode estar se perguntando qual é a diferença entre os dois tipos de benefícios, então, vamos lá: os benefícios conhecidos como “tradicionais” são aqueles estabelecidos como direitos do trabalhador, como vale-transporte, férias remunerada e licença maternidade.

Já os benefícios opcionais são aqueles que a empresa não tem obrigação de oferecer, mas cuja a concessão é relevante para o time, como plano ou seguro de saúde, assistência odontológica, bolsa de estudos, entre outros.

E, por que não investir nos dois tipos de benefícios, já que ambos têm a sua importância para a empresa e para o trabalhador? Se a organização deseja ser estratégica e reforçar o valor que o seu time tem para ela, é importante avaliar essa possibilidade. Afinal, disponibilizar algo que é um dever de toda empresa não é algo inovador, certo? 

Por que oferecer benefícios não tradicionais para os colaboradores

Atualmente, os trabalhadores buscam atuar em organizações que tenham objetivos semelhantes aos seus propósitos de vida. Já reparou como profissionais qualificados não buscam apenas bons salários, mas também identificar quais são os valores, a missão e a cultura das empresas que desejam fazer parte?

Na outra ponta, as organizações estão cada vez mais atentas em ter um olhar mais holístico, no qual se busca entender a vida das pessoas de forma integral: como são as suas relações familiares, quais são suas reais necessidades, como é o dia a dia e várias outras questões fundamentais para ter uma relação mais humanizada.

A mentalidade do mercado vem mudando e, cada vez mais, percebe-se a necessidade de encontrar nos colaboradores os parceiros para fazer a empresa prosperar e para crescerem juntos. Por isso, oferecer benefícios com o objetivo de facilitar a vida dessas pessoas é um dos passos mais importantes.

Tenha em mente que disponibilizar benefícios que não são tradicionais e fugir da mesmice — ou adicionar à cartela benefícios realmente relevantes — oferece uma série de vantagens tanto para os trabalhadores, quanto para as empresas, pois:

  • os benefícios opcionais pesam na decisão do colaborador: quando ele precisa decidir entre uma empresa e outra, tende a escolher a que oferece recursos que realmente farão diferença no seu dia a dia;
  • os colaboradores têm mais qualidade de vida quando têm acesso a benefícios opcionais, como planos de saúde, assistência médica, psicoterapia, incentivos ao lazer, entre outros;
  • as equipes se tornam mais produtivas, engajadas e confiantes na organização
  • a taxa de turnover tende a diminuir, pois, com a oferta de benefícios que são ainda mais relevantes, a empresa também se tornará mais importante na vida do trabalhador. 

Benefícios opcionais mais cobiçados pelos colaboradores

É certo que todo benefício é importante, mas, sem dúvidas, há aqueles que são mais desejados no mercado de trabalho, e nós fizemos uma lista dos que estão no topo das preferências. Acompanhe:

Vale-alimentação ou refeição

Tanto o vale-alimentação quanto o refeição são benefícios que contribuem com o poder de compra dos alimentos e representa um ótimo auxílio nas despesas deste tipo. Porém, o vale-alimentação é, segundo pesquisa já realizada pela Catho, ainda mais importante para os trabalhadores do que o vale-refeição.

Isso ocorre devido ao fato de o vale-alimentação ser flexível para utilizar em hiper e supermercados, açougues, sacolões e padarias, já que ele surgiu como um substituto da cesta básica.

Já o vale-refeição pode ser utilizado em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos semelhantes. Aqui, a finalidade é custear a alimentação do funcionário durante a jornada de trabalho. Porém, é preciso fazer uma pesquisa para entender qual dos dois benefícios pode ser mais interessante para a sua empresa.

Participação nos lucros (PLR)

A Participação nos Lucros e Resultados, famosa PLR, também está entre as vantagens mais desejadas pelos colaboradores e é um benefício realmente diferenciado, pois nem todas as empresas implementam esse recurso.

Oferecer uma participação nos lucros da companhia é uma forma inteligente de incentivar os times financeiramente e estimulá-los a produzir mais, pois, quanto maior a lucratividade, maior será o percentual de ganhos.

Bolsas de estudos

Está procurando formas de inovar a carteira de benefícios da companhia? Invista em bolsas de estudos ou de incentivo à educação dos seus colaboradores! Certamente, essa é uma estratégia que resultará em benefícios para eles e para a empresa, que contará com profissionais ainda mais qualificados.

Plano ou seguro de saúde

Eis um benefício que é muito valioso para os trabalhadores: os que facilitam o acesso aos serviços de saúde, como planos ou seguros de saúde e a assistência médica. No Brasil, nem todo mundo tem acesso às facilidades oferecidas pelo sistema de saúde suplementar, e essa é uma forma de facilitar o alcance desses recursos pelos funcionários.

É importante ressaltar que algumas classes profissionais têm o plano de saúde como um benefício obrigatório. Neste caso, esse não seria um diferencial oferecido pela empresa. Porém, é possível aliar outras vantagens para tornar a empresa mais competitiva nesse sentido.

Percebeu como é possível ser mais relevante para os colaboradores oferecendo muito mais que salários atrativos? Essa é uma diferença que muitas empresas ainda não se deram conta da importância na vida dos colaboradores. 

Agora, ao entender o quanto os benefícios opcionais são valiosos e desejados pelos trabalhadores, é possível sair na frente e se destacar para montar as melhores equipes por meio da retenção e atração dos profissionais mais qualificados.

Aproveite e conheça a Pipo Saúde, empresa especialista em oferecer e gerir benefícios de saúde - que estão sempre entre os mais importantes para os colaboradores. Acesse nosso site e conheça nossos serviços!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados