Plano ou seguro saúde empresarial? Entenda as diferenças!

Por

Yu Golfetti

Por

Yu Golfetti

Publicado em

15/1/21

A existência de planos de saúde não é novidade. Porém, não faz tanto tempo que esse serviço deixou de ser o único destaque entre os que facilitam o acesso ao sistema privado. Atualmente, os seguros também são uma opção.

Com isso, a dúvida é: qual solução escolher como benefício corporativo, plano de saúde ou seguro saúde empresarial?

Ambos são interessantes enquanto diferencial competitivo na atração e retenção de talentos e na promoção do bem-estar das pessoas contratadas pela organização. Por serem assistências com foco em saúde com efeitos tão similares, esses benefícios são frequentemente confundidos.  

Porém, essa confusão não deve existir quando o objetivo é oferecer vantagens ao time sem impactar tanto os custos da organização. Por isso, convidamos você a continuar essa leitura e entender como funcionam os dois serviços. Aproveite!

O que é plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial funciona de forma semelhante ao plano de saúde individual: quem contrata paga uma mensalidade e tem direito a realizar consultas, exames e demais procedimentos médicos em uma rede credenciada. Todo mês, independentemente da utilização ou não do plano, a cobrança é feita da mesma forma.

A principal diferença do plano de saúde empresarial para o individual é que, no empresarial, a organização costuma pagar uma parte da mensalidade enquanto as pessoas beneficiadas arcam com o restante do valor. É o chamado plano por coparticipação, adotado por boa parte das instituições.

A saber, em 2020, conforme divulgado por O Globo, 44% das empresas alteraram seus contratos com as operadoras para adotar esse regime e reduzir os custos com os benefícios em saúde.

O que é seguro saúde empresarial?

Já o seguro saúde empresarial funciona como um seguro particular: a pessoa beneficiária arca com o valor do prêmio e, quando precisa de serviços médicos, os contrata na rede particular e solicita reembolso da operadora.

Vale dizer que o valor do prêmio costuma ser mais baixo do que a mensalidade do plano de saúde. Além disso, o reembolso pode ser integral ou parcial, conforme condições definidas em contrato.

O prazo para reembolso varia de acordo com a negociação e o tipo de plano feito. O seguro de saúde costuma ser personalizável, ou seja, a empresa pode adicionar ou excluir coberturas que são mais interessantes para ela e para os colaboradores.

Importante: o reembolso garantido pelo seguro é diferente do reembolso dos planos de saúde, que só acontece em situações bastante específicas.

Como funciona o seguro saúde empresarial?

Como indicamos, o seguro saúde empresarial também funciona mediante pagamento de um valor mensal. Ao usar serviços de saúde, a pessoa não precisa ficar restrita a uma rede credenciada, embora a operadora possa indicar profissionais de diversas especialidades.

Isso significa que quando a empresa opta pelo seguro empresarial, as pessoas beneficiárias têm mais liberdade para escolher com quem e onde buscar atendimento em saúde.

Depois, basta apresentar documentos que comprovem as despesas e solicitar o reembolso à seguradora. Esse processo, conforme explicamos, acontece com base nos termos definidos em contrato.

Quais as vantagens do seguro saúde empresarial?

Para entender ainda melhor sobre esse serviço de assistência em saúde, vamos às principais vantagens que o seguro de saúde empresarial oferece.

Para as pessoas beneficiárias:

  • custo mensal reduzido;
  • mais flexibilidade na escolha de prestadores de serviços de saúde (médicos, hospitais, laboratórios e outros);
  • possibilidade de não precisar abandonar um médico que esteja fora da rede conveniada, como pode acontecer com o plano de saúde.

Para as empresas:

  • atração e retenção de talentos;
  • indivíduos e equipes mais saudáveis e, consequentemente, em melhores condições para manter o alto desempenho;
  • variedade de serviços, considerando que a operadora avalia os riscos mais comuns aos colaboradores da empresa para oferecer seguros adequados.

Quais as diferenças entre seguro de saúde e plano de saúde empresarial?

Para compreender melhor as diferenças entre seguro saúde e plano de saúde, também é importante saber que ambos benefícios garantem cobertura médica e são ótimas vantagens oferecidas pelas empresas. Isso porque facilitam o acesso à saúde, uma vez que os atendimentos não costumam ser baratos.

Tanto o plano quanto o seguro de saúde empresarial são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Outro ponto que devemos destacar é que ambas as assistências podem solicitar o cumprimento do prazo de carência

A carência é o período em que o cliente deve aguardar para começar a utilizar os serviços médicos de forma integral. Nesse caso, mesmo pagando em dia, o usufruto só será liberado após a data estipulada pela operadora. 

Entendidas as principais similaridades, continue para saber quais são as diferenças entre plano de saúde e seguro de saúde empresarial:

Cobertura

A cobertura é uma das diferenças mais relevantes e deve ser avaliada com atenção antes de escolher o melhor benefício. No plano de saúde, os pagamentos são antecipados e mensais, isso garante que a pessoa tenha atendimento quando precisar, pois já estará arcando com as parcelas previamente.

Já no seguro saúde empresarial, é preciso ter uma reserva para custear as despesas médicas do próprio bolso e, após o período estipulado em contrato, receber o ressarcimento sobre os gastos com consultas, exames e demais procedimentos.

Apesar de o seguro, geralmente, ter um custo menor, ou seja, o valor do prêmio ser mais vantajoso financeiramente, nem sempre as pessoas beneficiárias terão essa reserva para pagar e depois serem reembolsados.

Atendimento

Ao contrário do plano, o seguro de saúde oferece mais liberdade de atendimento uma vez que as pessoas beneficiadas podem escolher o profissional de saúde, hospital ou qualquer instituição de sua preferência.

Nos planos de saúde, há uma rede credenciada própria, pré-estabelecida para atendimento. Sendo assim, não existe flexibilidade para escolher clínicas, laboratórios e médicos como acontece no seguro. Esse é outro ponto importante a ser avaliado antes de fechar o contrato empresarial.

Se, por exemplo, a organização conta com vários colaboradores que sempre viajam a trabalho e o plano contar apenas com cobertura regional, ou seja, limitada por cidade ou região, o serviço poderá não atender as necessidades.

Custos

Esse também é um dos pontos mais avaliados pelas empresas: os custos dos benefícios de saúde. Apesar de o valor do prêmio do seguro ser relativamente mais baixo, na maioria dos casos, esse é um valor individual que a empresa paga por cada colaborador.

Isso quer dizer que, geralmente, a companhia arca com custos de cada funcionário e não costuma haver variação de preço de acordo com o porte da organização.

Já nos planos coletivos, por exemplo, existe a possibilidade de o valor ser mais acessível, pois é um tipo de serviço que costuma oferecer mais modalidades à escolha das empregadoras.

Qual é o ideal para a minha empresa?

Entender o que funciona melhor e escolher entre seguro saúde ou plano de saúde requer uma análise cuidadosa. Tudo depende das necessidades de cada organização ― e de suas pessoas.

Por exemplo, se você sabe que as pessoas da empresa não têm condições de arcar com os custos para depois serem reembolsadas, o seguro pode não ser uma alternativa interessante.

Da mesma forma, se você precisa de mais economia e de serviços que possam ser customizados de acordo com as demandas pontuais, nesse caso, o seguro de saúde pode ser a melhor opção. Por isso, é importante entender bem a realidade do negócio, os objetivos da empresa e sempre ter em mente as seguintes condições: 

  • contexto da organização: o tamanho da empresa, o tipo de negócio, se os colaboradores viajam com frequência, o quanto ela está disposta a desembolsar, entre outros fatores;
  • abrangência dos serviços: em quais localidades os colaboradores contarão com os serviços, se há cobertura ampla ou mais restrita, quais serviços estão inseridos nos planos, entre outros.
  • perfil dos funcionários: a realidade econômica dos times, se preferem pagar menos nas parcelas e mais após os procedimentos médicos ou o contrário, se eles costumam realizar check-ups anuais, fazem tratamentos específicos, e demais fatores específicos de cada quadro de colaboradores.

Você percebeu que tanto o plano quanto o seguro de saúde contam com vantagens e desvantagens, certo? Avalie todos os prós e contras e faça a melhor escolha!

E, para seguir se informando sobre benefícios e saúde e outros assuntos relevantes para o seu RH, assine a newsletter da Pipo!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados