Qual a diferença entre Plano de Saúde Regional e Nacional?

9/12/2020

Por

Carolina Lais

Qual a diferença entre Plano de Saúde Regional e Nacional?

A lista de pontos que precisam ser analisados na contratação do plano de saúde é extensa e indispensável para quem quer encontrar o melhor custo-benefício. Uma das características que mais merece atenção é a abrangência geográfica do serviço. 

Afinal de contas, é melhor um plano de saúde regional ou nacional? Muita gente tem dúvidas na hora de responder a essa pergunta! 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para detalhar as diferenças, vantagens e desvantagens de cada opção. Vamos lá?

Entenda sobre a abrangência geográfica dos planos de saúde

A área de abrangência determina em que locais a operadora do plano de saúde se compromete a oferecer os serviços determinados em contrato ao beneficiário. Em outras palavras, são os locais em que a pessoa que contratou o plano de saúde pode receber atendimento. 

Sendo assim, uma operadora pode ter rede credenciada, referenciada ou própria para atender os beneficiários em:

  • um único município;
  • um determinado grupo de municípios;
  • um único estado;
  • um determinado grupo de estados;
  • todos os estados do país. 

Como o nome indica, o plano de saúde nacional permite que o beneficiário seja atendimento em todo território do Brasil. Já o plano de saúde regional se limita a uma região do país. Nesse caso, a configuração mais comum é que o serviço cubra atendimento na cidade de contratação e nos municípios vizinhos. 

Além da área de abrangência, também existe a área de comercialização do produto e a área de atuação da operadora. Para que você não confunda os termo vamos explicar, aqui está:

Área de comercialização: a operadora define, com base em suas estratégias, quais produtos vão ser comercializados nos municípios e estados da sua área de abrangência geográfica. 

Área de atuação: detalhamento dos municípios que compõe a área de abrangência geográfica. 

Plano de saúde com abrangência regional ou nacional: qual escolher?

Então, como saber se devo contratar um plano empresarial regional ou nacional? A resposta não é tão óbvia quanto parece e será preciso analisar alguns pontos para fazer a melhor escolha. 

Atendimento

Seja no plano nacional ou regional, o beneficiário terá direito ao atendimento completo. Ou seja, atendimentos, consultas, exames, procedimentos clínicos ou operatórios como outro plano de saúde qualquer.

Custo-benefício

Por conta da limitação geográfica, o plano de saúde regional é mais barato. Entretanto, para quem costuma viajar muito e precisa realizar consultas e outros procedimentos médicos em vários estados do Brasil, essa pode ser a opção menos econômica.

Por isso, é preciso entender o contexto para analisar o custo-benefício!

Contexto 

Vamos falar um pouco desse contexto?  Em uma empresa em que os funcionários viajam bastante a trabalho, um plano que garanta atendimento médico durante essas viagens é o ideal. 

Da mesma forma, uma pessoa que viaja muito deve preferir o plano nacional na contratação de um convênio individual. 

Agora, se a contratação for para uma empresa local, é muito provável que o plano de saúde regional seja a opção mais interessante.

Perguntas frequentes

Nós sabemos o quão confuso pode ser o processo de contratação e escolha de um plano de saúde. Por aqui, nós já ouvimos diversos questionamentos e, pensando nisso, separamos as perguntas mais frequentes sobre a área de abrangência de planos de saúde:

Posso utilizar meu plano em outro estado?

Se você optou por um plano nacional você vai conseguir atendimento em todos os estados do Brasil. Caso o plano seja regional, vai depender se o contrato abrange o estado em que você quer atendimento. 

Se eu precisar de atendimento de emergência fora da área de atuação, serei atendido?

Não. De acordo com a ANS, a operadora do plano não é obrigada a oferecer atendimento de urgência ou emergência fora dos locais estabelecidos em contrato.

É possível migrar de plano e aumentar a cobertura?

Sim! O beneficiário tem direito de solicitar alterações nas características do serviço. Sendo assim, você pode contratar um plano regional e, caso sinta necessidade, passar para o plano nacional. A mesma regra é válida para empresas.


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