Como funciona o reembolso nos planos de saúde?

29/1/2021

Por

Aline Oliveira

Como funciona o reembolso nos planos de saúde?

Solicitar o reembolso de planos de saúde é uma prática comum, afinal, nem sempre conseguimos ou queremos realizar determinado procedimento médico com profissionais, hospitais e clínicas definidos pelo plano.

Principalmente se o beneficiário tiver preferência por um especialista que não atenda ao seu plano de saúde, a devolução dos custos deve ser requisitada. Porém, vale a ressalva de que existem regras e elas devem ser seguidas para que o reembolso aconteça.

Neste artigo, você vai entender quais regras são essas, quando solicitar, como funciona o processo de modo geral e para planos específicos, além de entender em quanto tempo terá o dinheiro de volta. Continue a leitura e fique por dentro!

O que significa reembolso em planos de saúde?

É importante entender o conceito de reembolso em um sistema complexo como é o de planos de saúde.

Saiba que o termo define a situação em que o beneficiário arca com as despesas médicas quando não há a prestação de serviços pelo plano e a operadora deve restituir uma parte ou 100% do que foi pago.

Quando solicitar o reembolso?

Existem diversas situações que podem fazer com que o paciente tenha de pagar pela assistência médica e ser ressarcido depois. Veja alguns exemplos mais comuns:

  • emergências que implicam no risco de lesão irreparável ou de morte do paciente, como acidentes, paradas cardíacas, processo gestacional, entre outros;
  • coberturas regionais e nas quais o paciente está longe da área de abrangência. Dependendo o plano, vale também para coberturas nacionais quando o paciente está em viagem internacional; 
  • quando há recusa de atendimento ou procedimento por parte de um hospital ou profissional de saúde da rede credenciada;
  • quando o cliente tem um médico de sua confiança e ele não faz parte da rede coberta pelo plano;
  • nas situações em que não houver profissionais disponíveis para atendimento na localidade do cliente.

Como solicitar reembolso no seu plano de saúde?

Tenha em mente que cada operadora conta com políticas específicas para o processo de reembolso junto dos seus clientes. Porém, a Lei 9.656/98 estabelece algumas diretrizes que são comuns a todos os planos de saúde. 

Exemplo disso é que todo processo de restituição está subordinado às normas e fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Agora, confira como funciona o reembolso em algumas das maiores empresas de planos e seguros de saúde.

Reembolso na Allianz

Para solicitar o reembolso de despesas com procedimentos médico-hospitalares cobertos, é necessário que o segurado encaminhe para o RH da empresa que, posteriormente, encaminhará para a Allianz:

  • o formulário de reembolso devidamente preenchido;
  • o recibo (contendo CPF ou CNPJ do médico ou da clínica) ou a nota fiscal, ambos  originais. 

É possível que o colaborador também envie os documentos para a matriz da Allianz Saúde. O reembolso das despesas será calculado conforme as regras contratuais e creditado na conta corrente do segurado.

Vale ressaltar que cada procedimento tem um valor diferente para reembolso, pois varia de acordo com o plano do paciente. Isso vale para todos os planos de saúde. Selecionamos alguns exemplos de preços da própria Allianz na tabela abaixo: 

Tabela de reembolso da Allianz

Reembolso na Amil

Na Amil o próprio colaborador deve preencher um formulário online para ter direito ao reembolso. Ao clicar na área exclusiva para pacientes, caso o usuário já seja cadastrado, é só digitar o CPF e a senha de acesso. 

Caso não tenha se cadastrado ainda, basta seguir as instruções da plataforma e anexar os documentos indicados. Aproveite e confira alguns valores praticados pela Amil até julho de 2020.


Tabela de reembolso da Amil

Reembolso na Bradesco

O Bradesco Saúde também conta com uma plataforma exclusiva para solicitação de reembolso de procedimentos médicos. O pedido pode ser feito pelo próprio site ou ainda pelos app Bradesco Seguros e Bradesco Saúde.

Entre os documentos necessários estão: nota fiscal ou recibo, relatório médico, relatório das sessões (em caso de terapias). Não é necessário apresentar os comprovantes físicos quando a solicitação é feita pelo app, apenas anexá-los na ferramenta. 

Você encontra todas as informações necessárias para pedir restituição pelo Bradesco no link acima. Por isso, leia atentamente os detalhes, separe os documentos e faça o procedimento com cuidado para não impactar o seu prazo para recebimento.

Confira alguns dos valores de procedimentos praticados pelo Bradesco:

Tabela de reembolso da Bradesco

Reembolso na Care Plus

A Care Plus também conta com um processo dinâmico para restituição de procedimentos médicos pelo portal da operadora. É preciso cadastrar uma senha para acessar a plataforma, veja como é fácil neste link

Se preferir, confira um tutorial da própria empresa explicando o passo a passo no site. Além disso, saiba que até maio de 2020, a empresa praticava os seguintes valores para as consultas, exames e procedimentos médicos:

Tabela de reembolso da CarePlus

Reembolso na Omnit

Se você usa o WhatsApp para resolver tarefas básicas do dia a dia, também poderá solicitar o reembolso da Omnit pelo app. É uma forma prática de pedir a restituição do seu dinheiro por meio de uma ferramenta que você já tem familiaridade. 

Acessando o link, você vai conferir o passo a passo do procedimento que se resume em: reunir os comprovantes, abrir uma conversa com o número do WhatsApp (11) 99935-1140, digitar “reembolso” no campo do bate-papo, ler as condições, dar o aceite e indicar os dados bancários para restituição.

Alguns dos valores praticados pela operadora até maio do 2020 constam abaixo:

Tabela de reembolso da Omnit


Reembolso na SulAmérica

Se você é cliente da SulAmérica acesse este link e confira todas as informações para pedir a restituição do dinheiro, pois cada procedimento requer uma documentação específica. Você pode aproveitar e conferir alguns dos valores praticados pela empresa na tabela abaixo:

Tabela de reembolso na SulAmérica

Reembolso na GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica conta com uma página em seu site que tem um passo a passo explicando tudo o que os clientes precisam fazer para solicitar o reembolso. Não deixe de acessar e conferir todas as informações. Se você preferir, acompanhe os valores dos procedimentos da empresa na tabela abaixo:

Tabela de reembolso da GNDI


Quanto tempo demora o reembolso de planos de saúde?

Entenda que, normalmente, o período para as operadoras devolverem o dinheiro custeado com despesas médicas é de até 30 dias. Porém, isso também pode variar de acordo com cada requerimento, pois se faltar algum documento por parte do beneficiário, a operadora pode estender esse prazo.

Por fim, saiba que tão importante quanto a contratação do plano ou seguro de saúde, é a correta gestão deste serviço. Isso ajuda até mesmo a evitar que o paciente precise procurar alternativas além do seu plano para ser atendido. O compromisso da Pipo é zelar não só pela saúde, mas também pelo bem-estar de todos os seus clientes.

Gostou das informações que abordamos aqui e viu que a solicitação de reembolso é um direito seu? Então, aproveite e compartilhe este conteúdo com seus familiares e amigos!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados