Reembolso do plano de saúde: como funciona e como solicitar?

Por

Thiago Liguori

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Thiago Liguori

Publicado em

29/1/21

Solicitar o reembolso de planos de saúde é uma prática comum, afinal, nem sempre conseguimos ou queremos realizar determinado procedimento médico com profissionais, hospitais e clínicas definidos pelo plano.

Principalmente se o beneficiário tiver preferência por um especialista que não atenda ao seu plano de saúde, a devolução dos custos deve ser requisitada. Porém, vale a ressalva de que existem regras e elas devem ser seguidas para que o reembolso aconteça.

Como profissional de RH, é muito importante que você conheça todos estes detalhes para orientar da melhor maneira possível os colaboradores e evitar ônus desnecessário para a empresa! 

Neste artigo, você vai entender quais regras são essas, quando solicitar, como funciona o processo de modo geral e para planos específicos, além de entender em quanto tempo terá o dinheiro de volta. Continue a leitura e fique por dentro!

O que significa reembolso em planos de saúde?

É importante entender o conceito de reembolso em um sistema complexo como é o de planos de saúde.

Ele define a situação em que o beneficiário arca com as despesas médicas quando não há a prestadores de serviços pelo plano e a operadora deve restituir uma parte ou 100% do que foi pago.

Existem diversos casos em que essa restituição é possível. Veja abaixo para orientar melhor os colaboradores!

Quando o colaborador pode solicitar o reembolso?

Existem diversas situações que podem fazer com que o paciente tenha de pagar pela assistência médica e ser ressarcido depois. 

Estes são alguns dos exemplos mais comuns fora do período de carências:

  • emergências que implicam no risco de lesão irreparável ou de morte do paciente, como acidentes, paradas cardíacas, processo gestacional, entre outros;
  • quando há recusa de atendimento ou procedimento por parte de um hospital ou profissional de saúde da rede credenciada;
  • quando o cliente tem um médico de sua confiança e ele não faz parte da rede coberta pelo plano;
  • nas situações em que não houver profissionais disponíveis para atendimento e o produto atende a localidade do cliente.

O que é prévia de reembolso?

A prévia do reembolso de plano de saúde é uma prática comum em vários planos de saúde.

Ela nada mais é do que oferecer uma simulação (com base nos procedimentos descritos) da quantia que será reembolsada diante da necessidade de realizar consultas e exames não contemplados pelo plano. 

Como solicitar reembolso no seu plano de saúde?

Tenha em mente que cada operadora conta com políticas específicas para o processo de reembolso junto dos seus clientes. Porém, a Lei 9.656/98 estabelece algumas diretrizes que são comuns a todos os planos de saúde. 

Exemplo disso é que todo processo de restituição está subordinado às normas e fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Agora, confira como funciona o reembolso em algumas das maiores empresas de planos e seguros de saúde.

Reembolso na Amil

Na Amil o próprio colaborador deve preencher um formulário online para ter direito ao reembolso do plano de saúde. Ao clicar na área exclusiva para pacientes, caso o usuário já seja cadastrado, é só digitar o CPF e a senha de acesso. 

Caso não tenha se cadastrado ainda, basta seguir as instruções da plataforma e anexar os documentos indicados. 

Reembolso na Bradesco

O Bradesco Saúde também conta com uma plataforma exclusiva para solicitação de reembolso de procedimentos médicos. O pedido pode ser feito pelo próprio site ou ainda pelos app Bradesco Seguros e Bradesco Saúde.

Entre os documentos necessários estão: nota fiscal ou recibo, relatório médico, relatório das sessões (em caso de terapias). Não é necessário apresentar os comprovantes físicos quando a solicitação é feita pelo app, apenas anexá-los na ferramenta. 

Você encontra todas as informações necessárias para pedir restituição pelo Bradesco no link acima. Por isso, leia atentamente os detalhes, separe os documentos e faça o procedimento com cuidado para não impactar o seu prazo para recebimento.

Reembolso na Care Plus

A Care Plus também conta com um processo dinâmico para restituição de procedimentos médicos pelo portal da operadora. É preciso cadastrar uma senha para acessar a plataforma, veja como é fácil neste link

Se preferir, confira um tutorial da própria empresa explicando o passo a passo no site

Reembolso na Omnit

Se você usa o WhatsApp para resolver tarefas básicas do dia a dia, também poderá solicitar o reembolso do plano de saúde da Omnit pelo app. É uma forma prática de pedir a restituição do seu dinheiro por meio de uma ferramenta que você já tem familiaridade. 

Acessando o link, você vai conferir o passo a passo do procedimento que se resume em: reunir os comprovantes, abrir uma conversa com o número do WhatsApp (11) 99935-1140, digitar “reembolso” no campo do bate-papo, ler as condições, dar o aceite e indicar os dados bancários para restituição.

Reembolso na SulAmérica

Se você é cliente da SulAmérica acesse este link e confira todas as informações para pedir a restituição do dinheiro, pois cada procedimento requer uma documentação específica

Reembolso na GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica conta com uma página em seu site que tem um passo a passo explicando tudo o que os clientes precisam fazer para solicitar o reembolso. Não deixe de acessar e conferir todas as informações. 

Oriente os colaboradores sobre reembolso assistido

O reembolso assistido é uma prática que se popularizou indevidamente. 

Nesta, uma clínica de saúde promete uma consulta, exame ou procedimento gratuito. Porém, um profissional de lá - que pode ser a secretária ou o próprio médico - usa o login e a senha do paciente, ou seja, o colaborador beneficiado pelo plano, para pedir o reembolso.

Ele é assim chamado justamente porque tem a assistência de outra pessoa. Acontece que, como você pode imaginar, essa é uma ação fraudulenta e que pode trazer muito prejuízo para as empresas.

Afinal, a consulta não é de graça, como prometido, e ainda gera gasto extra para as operadoras. Se um colaborador faz isso, talvez não gere muito impacto na sinistralidade, mas já pensou se 20, 50, 100, 500 colaboradores começam a aderir ao golpe?

Por isso, é fundamental que você os oriente em relação à prática! Além de prejudicar a empresa, ela pode gerar demissão por justa causa. 

Vale a pena mencionar a Lei n.º 9.656/98 e dizer que qualquer prática não regulamentada ali, como a do reembolso assistido, é fraudulenta e criminosa. 

FAQ dos colaboradores

Reunimos aqui algumas das principais dúvidas que os colaboradores podem ter sobre o assunto com resoluções simples e práticas!

Veja a seguir:

Quanto tempo demora o reembolso de planos de saúde? 

Entenda que, normalmente, o período para as operadoras devolverem o dinheiro custeado com despesas médicas é de até 30 dias, após a aprovação do valores pela mesma

Porém, isso também pode variar de acordo com cada requerimento, pois se faltar algum documento por parte do beneficiário, a operadora pode estender esse prazo.

Por fim, saiba que tão importante quanto a contratação do plano ou seguro de saúde, é a correta gestão deste serviço. Isso ajuda até mesmo a evitar que o paciente precise procurar alternativas além do seu plano para ser atendido. 

O compromisso da Pipo é zelar não só pela saúde, mas também pelo bem-estar de todos os seus clientes.

Como declarar reembolso de plano de saúde? 

Essa é uma tarefa muito simples, mas existe um detalhe que requer atenção: ele não deve ser declarado no mesmo campo do Imposto de Renda

Veja este passo-a-passo:

  1. Acesse a aba “Pagamentos efetuados”;
  2. Insira o código do procedimento realizado;
  3. Adicione os dados do colaborador: nome e CPF ou CNPJ;
  4. Coloque o valor total em “Valor Pago”;
  5. Por fim, insira o valor a ser reembolsado em “Parcela não dedutível” ou “Valor reembolsado”. 

Qual é o valor que vou receber? 

A quantia a ser recebida pelo colaborador depende de cada operadora. Normalmente, isso vem descrito no contrato do plano e existe um valor máximo. 

Mesmo assim, enquanto algumas restituem o valor total, outras podem garantir apenas 30%. 

Por isso é importante que o colaborador se informe antes de realizar procedimentos que estejam fora do plano de saúde se não quiser ter custos extras. 

Como saber se o plano de saúde tem reembolso?

Esta informação, via de regra, também vem no contrato. Caso ela não esteja no documento, é necessário entrar em contato diretamente com a operadora de saúde

O que fazer quando o plano de saúde se recusa a restituir o valor?

Aqui é preciso lembrar que se o procedimento não estiver no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, não há obrigatoriedade de reembolso. Porém, se estiver dentro das situações que listamos acima, esse valor deve, sim, ser restituído.

Caso a operadora se negue ou simplesmente não responda, você pode reportar o caso para a ANS e, se ainda assim não conseguir, há a possibilidade de pedir uma liminar judicial. 

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