Por que é importante fazer um check-up anual?

Por

Dr. Thiago Liguori

Publicado em

18/1/21

Atualizado em

10/1/2022

Você costuma incluir o check-up anual como meta para o ano que se inicia? Tem o hábito de falar sobre a importância desse procedimento na sua empresa? Se não, que tal começar agora?

O início do ano é um ótimo período para analisar o que foi feito e repensar o futuro. Geralmente, é um momento em que começamos a fazer planos e traçar metas profissionais e pessoais. 

Nesse sentido, procurar médicos e refazer exames deve ser um dos primeiros passos para encarar um novo ano com saúde e disposição para atingir os objetivos.

Afinal, saúde é coisa séria e cuidar dela não é o tipo de tarefa que podemos adiar. Então, que tal colocar isso na lista de prioridades da sua empresa? Não sabe como? 

Não se preocupe, pois vamos explicar a importância do check-up médico e apresentar dicas de como tratar da importância desse procedimento com seus colaboradores. Você verá que só existem benefícios para todos os lados. Acompanhe!

O que significa check-up anual, afinal?

Quais são os exames mais comuns de serem realizados no check-up geral?

Por que é importante fazer o check-up médico?

Quais as vantagens de incentivar o check-up anual na empresa?

O plano de saúde cobre o check-up médico?

Qual o papel das empresas na promoção e incentivo do check-up geral?

O que significa check-up anual, afinal?

Check-up anual, também conhecido como check-up geral, é um termo muito utilizado popularmente, mas o seu significado pode não ser claro a todo mundo. Esse é um check-up médico e consiste em um processo de checagem da saúde, geralmente feito todo ano, e que é realizado por meio de uma bateria de exames. 

Porém, é importante esclarecer que nem sempre é necessário fazer exames tão completos caso o médico não veja a necessidade. Por isso, o profissional de saúde só deve solicitar as avaliações depois de analisar cuidadosamente vários critérios, entre eles o gênero, a idade, o histórico familiar e estilo de vida do paciente. 

Além disso, exames feitos sem fundamento médico geram custos e podem até prejudicar a experiência do paciente. Por isso, saiba que um bom check-up já começa pela avaliação clínica e uma conversa transparente entre o paciente e o médico, a fim de conhecer seu estilo de vida.

Quais são os exames mais comuns de serem realizados no check-up geral?

Mesmo não sendo necessário realizar todos os exames em todos os pacientes, existem alguns tipos que são os mais indicados nesse tipo de procedimento. Acompanhe a seguir.

Exames de fezes e urina 

Esses costumam ser os tipos de exames mais conhecidos e amplamente realizados pela população, e isso acontece pelo fato de detectarem doenças em órgãos importantes do paciente, ou ainda, rastrearem início de algumas enfermidades.

A avaliação das fezes serve para identificar problemas no sistema digestivo, tais como infecções no intestino, estômago e reto, avaliar se há verminoses, entre outros. 

Por meio da coleta do material, feita pelo próprio paciente, o exame detecta a presença de parasitas ou outros fatores que podem apontar anomalias, mesmo que em estágios iniciais, nessas áreas do paciente.

Já o exame de urina é solicitado para detectar problemas renais e urinários, desde as infecções mais comuns até as mais graves. Por meio desse tipo de avaliação, é possível verificar presença de sangue na urina, além dos valores de proteína, glicose, níveis de minerais, entre outros.

Esses são exames indicados para todas as idades e devem ser feitos todos os anos, mesmo que o paciente não apresente sintomas. Porém, o acompanhamento é ainda mais importante quando a pessoa já tem histórico de alguma dessas doenças.

Hemograma completo

Problemas no sistema imunológico, anemia, infecções, inflamações no organismo e até alguns tipos de câncer, como leucemia, podem ser rastreados por meio de um hemograma completo. Esse exame consiste na análise das hemácias, dos leucócitos e das plaquetas.

O hemograma é outro tipo de exame que pode ser feito anualmente por todas as idades, durante o check-up geral, pois é um procedimento importante para identificar doenças em vários órgãos de maneira geral. 

Exames de mama e colo de útero

Avaliações do colo do útero e da mama estão entre os exames médicos mais importantes para as mulheres e no check-up anual elas não podem ficar de fora. 

O de mama é fundamental no diagnóstico de enfermidades como câncer de mama, assim como para identificar nódulos na glândula mamária, ainda que benígnos — e isso será determinado a partir do resultado de uma biópsia.

Já o exame de colo do útero, também conhecido como Papanicolau, é a avaliação essencial para detectar lesões e alterações no útero, bem como o Papilomavírus Humano (HPV), tipo de infecção sexualmente transmissível. Esse é o principal agente causador do câncer de colo de útero.

Examinar o colo do útero é uma atividade que deve ser feita todos os anos por mulheres adultas que já iniciaram a vida sexual. Já o de mama, de acordo com o Ministério da Saúde, é indicado a partir dos 40 anos, nos casos gerais, e ainda mais cedo para quem já tem histórico da doença na família.

Exames urológicos

De maneira geral, ainda existe muito tabu e desinformação quanto à necessidade de realizar exames específicos para pessoas do sexo masculino. Nesse caso, o exame de próstata é o mais comum, sendo ideal para identificar anomalias que podem levar ao câncer desse órgão. 

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2021, somente em 2020 houve ocorrência de mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata entre os brasileiros. Esse é um dado importante para a população estar cada vez mais atenta à importância desse exame, certo?

Além disso, também é possível avaliar a saúde do trato urinário e órgão sexual masculino por meio de outros exames como a avaliação urodinâmica, a urofluxometria e a cistoscopia. Em geral, são testes indicados a partir dos 40 anos.

Exames respiratórios e cardiológicos

Esses são tipos de exames que avaliam as condições de órgãos vitais, como pulmão e coração. Entre os cardiológicos, podemos citar o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico, essenciais para detectar doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, taquicardias e arritmias.

Entre os exames respiratórios podemos destacar a espirometria, indicada para avaliar o volume respiratório, o fluxo de ar e sangue nos pulmões, e identificar o nível de saúde desse órgão.

Por que é importante fazer o check-up médico?

Ir ao hospital apenas quando está doente não é a melhor forma de lidar com a saúde. Para ter mais tranquilidade a longo prazo, não basta fazer exercícios físicos e se alimentar bem, também é essencial passar por uma avaliação médica completa. 

A seguir, acompanhe algumas vantagens de separar um tempo na agenda — e na rotina organizacional — e fazer um check-up anual.

Acompanhamento da sua saúde a longo prazo 

Contar com um acompanhamento médico regular faz com que você reúna dados importantes sobre a sua saúde ao longo dos anos. Essas informações podem ser úteis para que os médicos consigam identificar e tratar mais facilmente determinados problemas, evitando complicações no futuro.

Previsibilidade e diagnóstico precoce de doenças 

Nem sempre o corpo dá sinais claros de que algo está errado. As consultas e os exames médicos podem ser essenciais para identificar precocemente o surgimento de doenças, o que garante um tratamento mais eficiente e amplia as possibilidades de cura. 

Mais tranquilidade e segurança para a saúde do paciente

A correria diária não pode ser desculpa para deixar a saúde em segundo plano. Cuidar do bem-estar físico e mental precisa ser uma prioridade. Afinal, se não estivermos saudáveis, não conseguimos resolver outros problemas e nem cuidar do próximo. 

O check-up é uma maneira de evitar dores de cabeça e surpresas desagradáveis, além de termos mais segurança e tranquilidade para lidar com possíveis enfermidades. 

Quais as vantagens de incentivar o check-up anual na empresa?

Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores deve ser um objetivo constante de empresas que almejam o sucesso e isso está diretamente relacionado à saúde do time. Ter funcionários doentes, estressados e com pouca energia influencia diretamente nos resultados da empresa. 

Confira alguns dos motivos pelos quais a saúde do colaborador deve estar sempre em primeiro lugar e isso deve ser bem gerido na sua organização:

  • as equipes são mais dispostas e se tornam mais produtivas;
  • há redução do absenteísmo causado quando os colaboradores precisam se afastar por conta de doenças, sejam físicas ou mentais;
  • melhor controle da sinistralidade — que é elevada quando o colaborador utiliza o plano em demasia por conta de problemas de saúde;
  • economia com os custos com o plano de saúde, que pode ser impulsionado pelo fator acima;
  • melhora do clima organizacional, pois contar com pessoas mais saudáveis internamente é um ponto de partida para trabalharem mais felizes e satisfeitos com as atividades.

O plano de saúde cobre o check-up médico?

Depende. Primeiro, é preciso que você procure a rede conveniada ou própria do plano de saúde para fazer o check-up. Também é necessário verificar se os exames solicitados pelo médico estão na lista de procedimentos cobertos pelo plano

Se sim, você não terá nenhum custo além do que já costuma pagar mensalmente pelo plano de saúde. Caso contrário, pode ser necessário pagar para realizar os exames não cobertos. 

Entretanto, não precisa se preocupar! A maioria dos planos de saúde realiza a cobertura do check-up médico e a lista de exames oferecidos é atualizada regularmente.  

Além disso, quando um exame está na lista de cobertura obrigatória, mas a rede não consegue realizá-lo por algum motivo, o beneficiário pode realizar o procedimento em outra instituição e solicitar o reembolso

Qual o papel das empresas na promoção e incentivo do check-up geral?

Para colher todos esses benefícios listados anteriormente, a organização deve promover uma boa gestão da saúde corporativa, incentivar o check-up anual e ter o procedimento como um item fundamental na lista de estratégias do RH para promover o bem-estar dos colaboradores.

Elaboramos algumas dicas de ações importantes a serem implementadas, além de exemplo adotado pela própria Pipo. Não deixe de conferir!

Fomentar ações de medicina preventiva e bem-estar laboral

No dia a dia organizacional é possível promover ações relativas à medicina preventiva como estimular a alimentação saudável, a prática diária de atividades físicas, o bem-estar mental e até as ginásticas laborais, essenciais para evitar lesões que podem resultar em complicações no futuro.

Criar um canal de escuta ao colaborador

É importante que o colaborador se sinta acolhido na empresa para que possa contar suas dificuldades e anseios. Se ele estiver passando por problemas de saúde, isso pode ser refletido no seu trabalho e, principalmente, no comportamento.

Por isso, uma boa medida é criar um canal de escuta em que os funcionários sintam-se à vontade para procurar o RH sempre que sentir necessidade de algum tipo de ajuda, em especial, nos casos que envolvem sua saúde.

Me Ajuda - Canal da Pipo Saúde

O Me Ajuda é um canal da Pipo que auxilia os colaboradores com dúvidas sobre questões relativas à saúde. Por meio do canal — que funciona tanto pelo WhatsApp quanto por e-mail — os funcionários podem ter informações sobre o uso da carteirinha, pedidos de reembolso, indicação de especialistas, entre outros.

Além disso, no próprio canal são divulgadas orientações para promoção da medicina preventiva, sendo assim, o check-up não é excluído desse escopo.

Por fim, saiba que o check-up anual deve fazer parte das estratégias do seu RH caso a empresa deseje ser referência em employer branding, contar com times mais felizes e produtivos e demonstrar o quanto seus colaboradores são importantes para o seu sucesso.

A Pipo Saúde é uma plataforma que ajuda empresas a contratar e gerenciar benefícios de saúde. Com a nossa ajuda vai ser muito mais fácil para o setor de Recursos Humanos encontrar os serviços mais indicados para a realidade de cada time. 

Sem papelada e sem complicação — utilizamos a tecnologia para oferecer benefícios que tragam melhorias reais para todos os envolvidos. Sendo assim, a empresa faz um investimento inteligente e os funcionários ganham a oportunidade de cuidar melhor da saúde. 

Afinal, o que é melhor do que um bom plano de saúde para motivar os colaboradores a fazerem check-up anual? Conheça a Pipo Saúde!


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados