O que é medicina preventiva e qual a sua importância para empresas

17/8/2021

Por

Carolina Lais

O que é medicina preventiva e qual a sua importância para empresas

Quem nunca ouviu a frase “Prevenir é melhor do que remediar”? Quando se trata de saúde ela se encaixa muito bem, pois prevenir é a melhor forma de buscar qualidade de vida e conquistar a melhor saúde. Nesse contexto, a medicina preventiva é uma aliada das empresas para ter equipes cada vez mais saudáveis e dispostas.

As pessoas têm entendido, cada vez mais, que não estar doente nem sempre é sinônimo de estar saudável, e que não é preciso consultar o médico apenas quando uma enfermidade aparece. O processo deve ser reverso.

Ou seja: é preciso adotar medidas para prevenir as doenças, tanto do corpo quanto da mente, e não apenas buscar amenizar os efeitos e o avanço da enfermidade depois que ela surge. Veja como funciona essa abordagem na medicina, por que a sua empresa deve ter atenção e como adotar medidas práticas.

Neste artigo vamos passar pelos seguintes pontos:

O que é medicina preventiva?

Com o avanço da medicina, pesquisas e estudos científicos provaram que a prevenção de doenças é a estratégia mais eficiente para controlar patologias do que esperar que a doença se manifeste e assim tentar impedir a sua evolução.

A partir disso, surgiu a medicina preventiva, focada em cuidados antecipados e integrados à mente e ao corpo do indivíduo, com o objetivo principal de evitar o surgimento de enfermidades, especialmente provocadas por causa de maus hábitos. 

Essa prática da medicina é composta por quatro áreas de atuação:

  1. prevenção primária: atua antes da ocorrência da doença;
  2. prevenção secundária: age com foco em tratar estágios iniciais e prevenir o avanço da doença;
  3. prevenção terciária: tem por objetivo diminuir o impacto negativo da enfermidade na vida do paciente e de seus familiares e reduzir complicações;
  4. prevenção quaternária: atua na prevenção de intervenções e medicações desnecessárias. Exemplo: tratar o paciente com terapias em vez de fazer uma cirurgia da qual podem surgir sequelas graves.

Medicina preventiva x medicina curativa

A diferença entre a medicina preventiva e a medicina curativa é que a primeira é focada em promover a saúde, e não lida, necessariamente, com o foco em curar uma doença específica. 

Ou seja: ela busca equilibrar a saúde da mente e do corpo do paciente e, com isso, evitar que as doenças se manifestem. Exemplos de ações da medicina preventiva são a vacinação contra determinada anomalia e a prática de exercícios físicos para pessoas que já estão saudáveis ou no seu peso ideal.

Já a medicina curativa é aquela focada na cura de algo que já se manifestou no indivíduo, assim como em conter o avanço ou agravamento da doença. Em outras palavras, são tratados os sintomas já evidentes por meio de medicações, terapias e até cirurgias.

Check-up periódico: o principal aliado da medicina preventiva

Se o foco da medicina preventiva é antecipar os cuidados com a saúde para evitar doenças ou agravamento delas, fica fácil entender a razão do check-up periódico ser tão importante para ela, não é verdade?

Geralmente, a checagem médica é feita anualmente, mas existem casos em que o médico pode solicitar um retorno em um período mais curto para acompanhar melhor o paciente.

Durante o check-up, além da entrevista clínica, o médico pode solicitar exames para investigar se existe algum problema de saúde. Exames de fezes, urina, sangue, mama, colo de útero e urológico, por exemplo, são comuns.

Ter o hábito de ir ao consultório médico, mesmo sem sentir nenhuma dor ou incômodo, é importante para:

  • identificar o surgimento de doenças silenciosas;
  • ter mais tranquilidade e segurança sobre o seu estado de saúde;
  • manter um histórico atualizado sobre os seus dados de saúde;
  • ter a oportunidade de conversar e tirar dúvidas sobre a sua saúde com um especialista.

Diante disso, empresas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários precisam incentivá-los a realizarem o check-up periódico.

Por que é importante se atentar à saúde dos seus colaboradores

Quando as pessoas estão doentes, em geral, costumam dar sinais quando algo não está bem no corpo e na mente. Isso impacta consideravelmente no seu bem-estar e na sua performance no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Um colaborador que não está bem de saúde tende a:

  • faltar mais;
  • produzir menos — mesmo estando presencialmente na empresa;
  • não ter a mesma disposição para desempenhar as atividades;
  • apresentar oscilações de humor, fator que reflete no restante da equipe, e pode ocasionar em desavenças internamente.

Porém, até chegar nesse ponto mais crítico, muitas atitudes poderiam ter sido tomadas antes, como forma de prevenção do estágio. 

Por isso, além de preservar a saúde do seu time, aspecto que é mais importante, é preciso ter atenção à prática da medicina preventiva para que os resultados da própria empresa não sejam impactados.

Principais indicadores de medicina preventiva

Faltar ao trabalho por motivo de doença, perder produtividade, trabalhar sem energia e disposição são fatores que, como citamos anteriormente, refletem não só na vida do colaborador, como também de toda a empresa. Mas como identificar esses sinais? Veja só!

Sinistro da empresa

Taxas de sinistro ou sinistralidade em um plano de saúde indica a quantidade de vezes que os funcionários estão procurando médicos ou os serviços de saúde. Quando essa taxa está alta na empresa, pode ser um indicador de que a equipe não está com a saúde em dia. Esse é um motivador para pensar em ações para prevenção de doenças.

Taxa de utilização de emergência

Quando percebe-se que os colaboradores utilizam muito os atendimentos de urgência e emergência é hora de a empresa ter atenção à saúde das pessoas que atuam na organização. Por que a taxa de utilização está tão alta? Qual é o estilo de vida dos funcionários? O que a empresa pode fazer para reduzir esses números?

Presenteísmo e absenteísmo

O presenteísmo ocorre quando o colaborador está na empresa de corpo presente, mas seus pensamentos estão em outro lugar. Isso acontece muito quando estão enfrentando algum problema e, por causa disso, não conseguem se concentrar nas atividades.

Já o absenteísmo é quando o funcionário se ausenta do trabalho, seja por motivos de saúde ou para resolver questões pessoais. No entanto, já se sabe que as doenças são os principais motivos de afastamento do trabalho, e isso pode prejudicar a performance e os resultados da organização. 

Principais medidas para praticar a medicina preventiva na empresa

  1. Faça uma pesquisa dos hábitos e do estilo de vida dos colaboradores e entenda as diferentes realidades;
  2. implemente atividades de relaxamento. Isso ajuda a evitar o estresse no dia a dia e o surgimento de doenças como depressão e crises de ansiedade;
  3. incentive a realização de check-ups todos os anos;
  4. ofereça benefícios que estimulem na realização de atividades físicas, como desconto em academias, aulas de dança, entre outros.

Teleconsulta de medicina preventiva funciona?

Sim! A teleconsulta pode ser uma boa alternativa para aproveitar os benefícios da medicina preventiva, principalmente em tempos de pandemia. Graças aos recursos tecnológicos que temos hoje, é possível ter uma consulta médica a distância. 

É claro que ela não substitui o atendimento tradicional, mas a modalidade é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pode ser útil para pessoas que não tem muito tempo, ficam receosas por conta do coronavírus ou não se sentem confortáveis no ambiente hospitalar.

Durante a consulta o paciente pode tirar dúvidas, receber orientações ou até mesmo a prescrição de receitas médicas e pedido de exames.

Benefícios de investir em cuidados de saúde na sua empresa

Ao identificar os sinais de que a saúde dos colaboradores precisa de atenção e promover melhorias em prol desse objetivo, a empresa conta com times muito mais enérgicos e engajados com o trabalho, sendo capazes de produzir e entregar muito mais. Além dessa vantagem, percebe-se:

  • redução de custos com plano de saúde, já que a sinistralidade é reduzida;
  • diminuição do absenteísmo, pois as pessoas estarão mais saudáveis e tenderão a faltar menos;
  • maior previsibilidade em relação aos custos com os benefícios de saúde.

O impacto de ações de saúde na sinistralidade do plano de saúde empresarial

Como já citamos, um dos benefícios da medicina preventiva é a redução nos custos com o plano de saúde e isso acontece por conta da redução na sinistralidade. Para entender melhor como isso funciona, vamos relembrar esse conceito?

Sinistralidade é qualquer ação realizada por um beneficiário de plano de saúde, como um exame, cirurgia ou consulta, que gera custo para a operadora. Ou seja: quando os funcionários utilizam muito o plano, a sinistralidade aumenta. 

Como a operadora tem que desembolsar mais dinheiro para atender aquela população (que são os funcionários no caso dos planos empresariais), é bem provável que isso influencie o valor do reajuste do serviço.


Investir em medicina preventiva é uma das principais medidas para que isso não aconteça. Afinal, quanto mais saudáveis os funcionários estiverem, menor vai ser o número de atendimentos — o que vai ser bom para o bolso de todo mundo.

A medicina preventiva é a melhor forma de promover a saúde dos colaboradores, evitar altos custos para a empresa e mantê-la funcionando de forma eficiente e produtiva. Não é preciso esperar o pior acontecer. Aproveite as dicas e veja como melhorar o seu time!

Se a sua empresa ainda não oferece plano de saúde para os colaboradores, não deixe de baixar o nosso guia gratuito:

Como escolher o primeiro plano de saúde da sua startup


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados