O que é RH digital e quais suas vantagens para a empresa

10/8/2021

Por

Carolina Lais

O que é RH digital e quais suas vantagens para a empresa

Os avanços tecnológicos dos últimos anos já mudaram a sua rotina pessoal, mas você já parou para pensar no impacto de tudo isso no trabalho do RH? É quase impossível não observar como o papel e a atuação do setor mudou nos últimos anos e isso tem tudo a ver com o nosso assunto de hoje: o RH digital.

Muitos profissionais de RH ainda sentem dificuldade em adotar ferramentas tecnológicas e perdem ótimas oportunidades de otimizar processos. Seja qual for a sua relação profissional com a tecnologia, temos certeza que este conteúdo vai ser muito útil.

Vamos abordar os seguintes tópicos:

A evolução da área de recursos humanos

O RH não fica alheio às mudanças da sociedade. Desde o seu surgimento (no início do século XX) e até os dias atuais, existe uma intensa evolução do setor — que impacta diretamente na maneira como os colaboradores são entendidos e acompanhados pelo RH. 

No começo, o setor era extremamente operacional e encarregado apenas de questões administrativas, como o recrutamento e seleção de colaboradores, controle da folha de pagamento — muitas atividades que hoje são destinadas ao departamento pessoal. 

Por isso, muitos nomeiam essa fase como RH tradicional ou RH operacional. É um modelo de gestão pouco estratégico, que não utiliza os dados para promover mais produtividade, motivação e bem-estar aos funcionários. Além disso, como foca muito em questões operacionais, não consegue visualizar bem quais são os seus resultados, o que abre pouco espaço para melhorias.

Mesmo com todas as ferramentas e avanços do mundo moderno, muitos profissionais e empresas insistem em atuar com o modelo mais antiquado — seja por falta de conhecimento ou por acreditar que esse tipo de gestão é a mais econômica e eficiente.

A boa notícia é que isso está mudando. Segundo a pesquisa “Tendências globais de capital humano”, realizada pela Deloitte, 56% dos líderes de RH estão redesenhando seus processos para aproveitar ferramentas digitais.

Essa forte tendência de modernização foi impulsionada pela pandemia do coronavírus. Muitas empresas se viram obrigadas a digitalizar o setor de RH para conseguir manter as atividades em meio ao isolamento social e aumento do home office.

O RH digital faz parte do modelo de gestão conhecido como RH 4.0, uma nova era do RH impulsionada pela quarta revolução industrial. Essa fase atual tem como um dos focos a adoção de ferramentas tecnológicas e processos otimizados que são conquistados com a modernização, mas também envolve mudanças na liderança, na gestão de resultados, na jornada do colaborador, e vários outros pontos.

O que é o RH digital?

RH digital é um conceito ligado às mudanças nos processos e rotinas do departamento de RH a partir do uso de novas tecnologias. Como você sabe, inúmeras atividades que fazem parte do dia a dia de quem trabalha no RH podem ser automatizadas ou otimizadas por meio de ferramentas digitais.

No entanto, mais do que apenas adotar os avanços tecnológicos, ter um RH digital deve representar uma profunda mudança na cultura organizacional. Dessa forma, a modernização também precisa influenciar a mentalidade da empresa, que deve estar em constante alinhamento com as tendências do mercado para melhorar a gestão de pessoas.

Quais as vantagens do RH digital para a empresa

Se você ainda está se perguntando se a modernização de processos é realmente tão importante para o seu RH e como ele afeta a rotina dos colaboradores, dê uma olhada nos principais benefícios que separamos.

Melhora na comunicação interna

A tecnologia afetou profundamente a comunicação no mundo corporativo. Quando o RH investe em digitalização pode criar canais digitais de comunicação para evitar que a mensagem se perca no meio do caminho ou não chegue no tempo necessário. Afinal, aquele velho quadro de avisos não é a melhor forma ferramenta de comunicação hoje em dia.

Outro ponto positivo é que, por ter mais controle de dados dos colaboradores e suas necessidades, fica mais fácil escolher a abordagem certa e isso torna a comunicação mais eficiente.

Favorece o acompanhamento de resultados

É essencial mensurar a produtividade, o absenteísmo, a performance em treinamentos, a utilização de benefícios corporativos e vários outros indicadores do RH. Dessa forma, é possível monitorar ou com sorte.

O RH digital pode utilizar o People Analytics e outras ferramentas tecnológicas para coletar e analisar dados de candidatos e colaboradores. As informações podem trazer insights valiosos para o aprimoramento da estratégia do setor.

Proporciona economia de recursos

O RH cria e armazena uma grande quantidade de documentos. Quando a maioria deles é de papel, esse processo pode representar um custo considerável no orçamento do setor. A digitalização de documentos e o armazenamento em nuvem são peças importantes para o RH digital. 

Além de favorecer a economia, o uso dessas ferramentas aumenta a segurança da informação — o que evita violações à Lei Geral de Proteção de Dados. 

Aumenta a produtividade e a satisfação dos funcionários

Não adianta contratar os melhores talentos do mercado e não oferecer a estrutura que eles precisam para desempenhar suas funções. O RH digital é mais ágil, consegue atender às necessidades dos colaboradores com mais velocidade e qualidade. Os profissionais do setor param de gastar a maior parte do seu tempo na resolução de tarefas operacionais e podem concentrar esforços em tarefas estratégicas.

A satisfação dos funcionários também é impactada pela melhora no clima organizacional, na gestão dos benefícios e na comunicação interna. Tudo isso colabora para um ambiente mais saudável e produtivo.

Otimiza o recrutamento e seleção de colaboradores

Antigamente os processos de recrutamento e seleção eram longos, cansativos e consequentemente mais caros. Hoje em dia a inteligência artificial pode auxiliar (e muito) na hora de recrutar e selecionar os colaboradores ideias para a empresa. 

É possível recrutar candidatos pelas redes sociais e plataformas especializadas, fazer a triagem de currículos por meio de softwares de RH, fazer a entrevista online, entre outras facilidades.

 A tecnologia é uma aliada na hora de pré-selecionar candidatos que tenham fit cultural com a organização — o que favorece a assertividade nas contratações e a retenção de talentos.

Facilita o trabalho remoto 

O home office entrou na pauta de vez por conta da pandemia da covid-19. Com a necessidade de manter o isolamento social, muitas empresas se viram obrigadas a permitir que os funcionários trabalhassem de casa e isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos.

Para as empresas que já possuíam uma cultura tecnológica em todos os seus setores, essa mudança foi muito mais fácil. Ter um RH digital também é interessante para oferecer jornadas de trabalho flexíveis. Existem várias ferramentas de controle de ponto online que garantem que isso possa ser feito com segurança e eficiência.

Como implantar o RH digital?

Precisamos ser sinceros com você: implantar o RH digital não é fácil. Afinal, como já falamos no início, é uma mudança cultural e como tal exige planejamento, paciência, análise de resultados, correção de erros, adaptações e várias outras etapas.

Caso contrário, corre-se o risco dos investimentos não darem o retorno esperado e o setor ter as suas rotinas desorganizadas — o que não é a nossa intenção, certo? Então, veja alguns passos fundamentais para que a implantação do Rh digital seja um sucesso:

Faça uma pesquisa interna 

Quais processos precisam ser automatizados? Como essa modernização vai ajudar a empresa? É importante analisar essas questões e ouvir os membros da equipe para dar o primeiro passo.

Pesquise soluções

Depois de verificar quais processos podem ser otimizados com ferramentas tecnológicas, é necessário pesquisar quais soluções existem no mercado, quais são os seus valores, formas de funcionamento.

Defina prioridades

Existem inúmeros sistemas para facilitar as rotinas do RH, entre elas:

  • plataformas para controle de ponto;
  • softwares de RH;
  • plataformas de People Analytics;
  • plataformas de gestão de benefícios de saúde (como a Pipo).

Com tantas opções incríveis, é importante priorizar quais sistemas vão ser contratados primeiro (considerando o planejamento do primeiro passo) para não comprometer o orçamento do setor e também para não dificultar o período de adaptação. É melhor ir com calma! 

Envolva os colaboradores

É super possível que toda a empresa seja afetada logo na primeira ação de modernização do RH. Portanto, é interessante envolver todas as equipes no processo e permitir que os funcionários possam dar sugestões. 

Conclusão 

O mundo é dinâmico e o RH digital é influenciado por essas mudanças. É uma realidade: a tecnologia faz parte da nossa vida pessoal e profissional e, caso seja aproveitada de forma consciente, pode ser revolucionária. Modernizar a gestão do setor é uma tarefa complexa, mas traz inúmeros benefícios para profissionais, colaboradores e empresas. 

Então, se quiser conhecer algumas ferramentas tecnológicas que podem ser úteis na transformação digital do seu RH, leia gratuitamente o nosso e-book “Tecnologias e serviços indispensáveis para RHs em 2021”.


Tecnologias e serviços indispensáveis para RHs em 2021


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados