Código de conduta: o que é e como desenvolver um para a sua empresa

Por

Larissa Reis

Por

Publicado em

21/11/22

Que tipo de comportamento é incentivado e que tipo é repreendido em sua empresa? Talvez, você tenha uma noção disso, mas isso não basta; é preciso ter clareza e, mais do que isso, documentar na forma de código de conduta.

Mais do que uma mera formalidade, a criação e disseminação desse código é uma decisão estratégica capaz de influenciar o dia a dia da organização, sua relação com clientes e fornecedores, e com a sociedade.

Continue a leitura para entender melhor e, se preferir, oriente-se pelos tópicos listados abaixo:

Definindo código de conduta

O código de conduta é um documento que reúne diretrizes sobre o comportamento esperado por parte das pessoas colaboradoras da organização.

Esse código é um instrumento que divulga os valores, missão e visão da empresa como sendo a base para o comportamento esperado. Por isso, pode contribuir para o fortalecimento da cultura, uma vez que ajuda a esclarecer que posturas são buscadas e quais são rechaçadas.

A diferença para código de ética

Pegando gancho na definição do conceito de código de conduta, vale dizer que é a mesmíssima coisa do código de ética. O que muda é o nome e, com base nisso, a compreensão do que o documento significa.

Ética é um conceito bastante abstrato. Por isso, as pessoas colaboradoras podem se deparar com esse termo e considerar que o documento tem a ver com alguma definição feita sobre a empresa e para a empresa. Quase como uma burocracia.

Por sua vez, conduta é algo que indica ação ou comportamento de forma mais clara. Com isso, sugere melhor que se trata de uma orientação voltada para as pessoas, tendo mais chances de atrair sua atenção.

Os princípios de um código de conduta

O código de conduta de uma empresa se baseia em princípios da própria organização ― seus valores, missão e visão ― e também em outros três princípios básicos que devem ser sempre considerados:

  • O respeito às leis;
  • A revisão por partes competentes;
  • A clareza na comunicação.

Pode ser óbvio, mas é bom reforçar que um código de conduta precisa respeitar a legislação e não pode incentivar comportamentos que violem as leis trabalhistas, penais ou a Constituição Federal.

Um exemplo? O código de conduta não pode colocar como aceitável um comportamento que discrimine colegas por sua raça, gênero, orientação sexual ou qualquer outro motivo.

Para tanto, é importante que o documento seja revisado pela equipe jurídica da empresa. Outros especialistas, como os de RH e compliance, também podem conferir as orientações para garantir o alinhamento com os valores da empresa e a coerência do texto.

Por fim, é fundamental que o código de conduta tenha uma linguagem simples, clara e objetiva para que as orientações sejam facilmente compreendidas por todas as pessoas da organização.

Do contrário, as pessoas podem falhar em seguir comportamentos adequados simplesmente por não compreender o que é incentivado ou não.

A importância do código de conduta e ética nas empresas

É comum esperarmos que as pessoas saibam como se comportar porque é um entendimento que parece ser senso comum, mas só parece. Para evitar dúvidas e favorecer a unicidade, o código de conduta entra em cena.

Quanto a isso, tenha em mente que empresas são formadas por profissionais com origens diversas, que têm vivências únicas, suas próprias crenças e visões de mundo.

Nesse cenário, o código orienta uma convivência harmônica com base no que é valor moral para a organização. Assim, cada pessoa, em sua individualidade, saberá como se comportar para os objetivos comuns da empresa.

Para quem é comunicado?

O código de conduta de uma empresa deve ser comunicado para todas as pessoas que fazem parte da organização, podendo também ser compartilhado com o público.

Para tanto, o RH deve focar em ações de comunicação interna. É interessante que o documento seja apresentado como parte do processo de onboarding e que seja distribuído para quem já está na empresa há mais tempo.

Também é importante avaliar a necessidade de um seminário ou outra ação focada nos temas abordados no código para que se tenha mais garantias de que todas as pessoas vão, de fato, ter contato com as orientações.

Para que serve o código de conduta em uma empresa?

O código de conduta serve para disseminar os valores, a missão e a visão de uma organização de forma a contribuir para o fortalecimento da cultura organizacional e incentivar boas práticas.

Por exemplo, o código é um reforço a regras como o cumprimento do horário previsto para a jornada de trabalho, sem atrasos e sem faltas injustificadas. E vai além, dando a gestores e lideranças uma ferramenta capaz de ajudar na mediação de conflitos.

Ainda, o código de conduta é um suporte para a cultura da empresa que, por sua vez, é definida pelo conjunto de valores, crenças, comportamentos e regras que orientam a postura das pessoas no dia a dia e tomada de decisões em diversos níveis.

Os benefícios do código de conduta nas empresas

Com tudo o que apresentamos, já é possível entender que ter um código de conduta é uma decisão estratégica para qualquer organização. Mas, que tal conhecer melhor seus principais benefícios? Confira:

Favorece uma postura profissional

Muitos ambientes de trabalho têm se tornado mais leves e há vários pontos positivos nisso. Porém, sem um código de conduta, especialmente em ambientes menos rígidos, várias decisões de natureza moral recaem sobre os trabalhadores.

Isso pode causar dúvidas, levar à dilemas e conflitos e tirar o foco da realização de tarefas. Assim, o código garante um direcionamento que permite que as pessoas foquem mais em seu trabalho, aumentando o nível de profissionalismo na empresa.

Melhora o clima organizacional

Atrelada à vantagem que acabamos de mencionar, o código de conduta promove um ambiente mais harmônico e tranquilo porque orienta quais são os princípios que devem reger as relações de trabalho.

Vamos a um exemplo. Se o código da empresa é favorável à diversidade e inclusão, as pessoas têm as orientações de que precisam para respeitar umas às outras em sua individualidade e criar um ambiente mais seguro e acolhedor.

Ainda, como mencionamos antes, as lideranças passam a contar com um instrumento que contribui para coibir comportamentos antiéticos e reforçar condutas positivas.

Simplifica a gestão de pessoas

Uma vez que o código de conduta orienta o comportamento e favorece o clima organizacional, o RH tem menos trabalho para criar um ambiente positivo para o trabalho.

O setor tem a tarefa de contribuir para que as demandas das pessoas da empresa sejam atendidas, aumentando sua satisfação e, consequentemente, seu desempenho.

A gestão de pessoas está mais focada no lado humano, na promoção do bem-estar e na construção de relações positivas no trabalho e com o trabalho, e o código de conduta contribui para que esses objetivos sejam alcançados.

Melhora a imagem e fortalece e marca empregadora

Empresas que têm um bom código de conduta fortalecem sua cultura e criam ambiente e imagem mais positivos. Isso tem vantagens para a relação com as pessoas que trabalham na organização, com seus stakeholders e com o público.

Internamente, o código contribui para que os profissionais compreendam e reconheçam os valores da empresa. Isso impacta na relação da organização com seus fornecedores e clientes, e também embasa ações de relacionamento com o público.

Criando o código de conduta em uma empresa

O código de conduta é um instrumento importante e poderoso que precisa ser desenvolvido com atenção e foco naquilo o que a empresa pretende alcançar com a disseminação do documento.

Para começar, há quatro pontos básicos que precisam ser considerados para a criação desse código:

  1. Ter um objetivo de fácil compreensão;
  2. Ser pensado para o dia a dia da empresa;
  3. Ser um documento acessível;
  4. Ter o respaldo das lideranças.

Um objetivo de fácil compreensão vai ao encontro de algo que já mencionamos antes, a clareza na comunicação.

Como temos indicado, o código de conduta considera muitas questões sérias, como valores, regras e até leis. Assim, o desafio é fazer com que essas questões não levem à criação de um documento complexo e confuso.

O código deve evitar termos técnicos e jargões jurídicos, devendo ser de fácil entendimento para que as pessoas da organização logo entendam o que têm em mãos e saibam orientar seus comportamentos.

Para que isso funcione, outro ponto é que o documento considere a realidade e contemple as questões que realmente fazem parte do cotidiano da empresa. Se preciso for, ouça as pessoas antes de elaborar o código.

Do contrário, há o risco de que elas não se identifiquem com os valores e orientações, fazendo com que o documento não tenha impacto real no dia a dia.

Lembre-se também de que o código precisa ser conhecido e internalizado. Portanto, permita que seja facilmente acessado sempre que as pessoas quiserem.

Outra dica é criar uma versão mais dinâmica do documento, seja em uma apresentação leve e envolvente ou em um vídeo, por exemplo.

Por fim, é fundamental que o código de conduta da empresa seja aprovado por suas lideranças. Afinal, essas pessoas devem ser as primeiras a internalizar as regras para que sirvam de exemplo para as demais.

Confira a seguir dicas importantes para criar o documento:

Crie um comitê dedicado

A empresa precisa definir quem serão as pessoas focadas na elaboração do documento. É importante contar com a presença de membros da alta-gestão, com as lideranças dos principais setores, com o jurídico e com o RH.

Elabore o conteúdo

O conteúdo inicial deve ser esboçado considerando os valores, missão e visão da empresa, seus objetivos e as regras que gostaria de ter para que as relações de trabalho se desenvolvam de forma ética e positiva.

É preciso detalhar esse conteúdo de forma clara e objetiva e, para tanto, cabe contar com a contribuição de todo o comitê dedicado, e uma revisão jurídica para assegurar a legalidade do documento.

Promova a discussão do documento

Uma vez escrito, o código de conduta precisa ser discutido pelo comitê, ou seja, precisa passar por uma revisão crítica. A ideia é evitar falhas, indefinições ou qualquer outro problema que prejudique sua compreensão e efetividade.

Caso a empresa seja de grande porte, pode ser válida a contratação de uma consultoria terceirizada para mediar essas reuniões.

Publique e divulgue o código da empresa

Por último, o documento precisa ser publicado oficialmente e divulgado para todas as pessoas da organização. É importante buscar formas de garantir que o código seja lido, talvez com a emissão de algum tipo de comprovante de confirmação.

Um adendo importante: eventualmente, o código de conduta da empresa pode ser revisto e atualizado para fazer ajustes que se façam necessários com o tempo.

As empresas pequenas também precisam de código de conduta?

Idealmente, sim. A recomendação é que qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento de atuação, tenha um código de conduta.

Como vimos, é um documento poderoso e estratégico, capaz de influenciar o dia a dia da organização, suas relações de negócios e reputação. Assim, o tamanho da empresa não deve ser um impeditivo para que o documento seja desenvolvido.

2 exemplos de código de conduta em empresas

Selecionamos dois exemplos de códigos de conduta para mostrar, de forma mais prática, tudo o que apresentamos aqui e ajudar você e sua empresa na elaboração do próprio documento:

Código de conduta da Vivara

O documento criado pela Vivara começa com uma mensagem da administração, o que é uma boa ideia para comunicar o porquê do código, incentivar a leitura e o respeito às regras.

Claramente, o documento se baseia na missão, visão e valores da empresa, apresentados logo no início. O motivo é simples: como explicamos, o comportamento esperado se baseia nesses conceitos.

Do objetivo em diante, as regras do código aparecem de forma clara e objetiva ― tanto em relação ao texto quanto à diagramação. Isso favorece a compreensão e a assimilação dos pontos levantados.

Por fim, há um termo de compromisso a ser preenchido e assinado para atestar a leitura e compreensão do documento.

Código de conduta da Vale

Em linhas gerais, o documento desenvolvido pela Vale tem uma estrutura similar ao feito pela Vivara, e que concorda com o que apresentamos aqui.

Há duas diferenças importantes: esse segundo código de conduta que buscamos como exemplo é mais detalhado e, portanto, mais extenso. Algo que pode ter a ver com a complexidade das operações da empresa e da sua proximidade maior com a sociedade civil.

Ainda, o documento da Vale é disponibilizado em pdf para a leitura, tal qual o da Vivara, mas também está disponível em áudio e em diferentes idiomas. Uma estratégia que pode aumentar o engajamento das pessoas colaboradoras com o material.

Para fechar…

O código de conduta não é meramente uma formalidade que algumas empresas desenvolvem só porque é de praxe.

Diferente disso, é um instrumento estratégico para que a realidade da organização contribua para o respeito aos seus valores e para a conquista dos objetivos de negócios.

Esperamos que a leitura deste artigo, bem como os exemplos que compartilhamos, sejam úteis e fazemos um adendo: inspire-se, mas dê atenção às particularidades da sua organização para criar um documento original e realmente adequado à empresa.

Ainda, lembre-se de que o código de conduta é um instrumento a favor da gestão de pessoas, assim como diversas outras ferramentas disponíveis para o RH, como é o caso do nosso Guia de Treinamento Para Profissionais do Futuro! Fica a dica de leitura!

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