Gestão de relacionamento com stakeholders: 6 hacks para gerar valor!

Por

Camila Lacerda

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Camila Lacerda

Publicado em

28/9/22

No mundo dos negócios, é impossível crescer sozinho. Por isso, manter um bom relacionamento com seus stakeholders é um dos principais desafios que uma empresa precisa superar para alcançar o tão almejado sucesso

Funcionários, acionistas, clientes, todas as pessoas que atuam e são afetadas pelas atividades da organização fazem parte do stakeholders da empresa. 

Construir um relacionamento de confiança com esses grupos é indispensável para manter a reputação do negócio, solucionar conflitos, conhecer ideias inovadoras e muito mais. A questão é: como fazer isso?

Confira os tópicos que preparamos para te deixar por dentro do assunto:

Quem são os stakeholders da minha empresa?

Em tradução livre para o português, stakeholders significa partes interessadas. Em 1980, o termo foi incorporado no universo corporativo pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman e está relacionado a qualquer pessoa física ou jurídica que é impactada pelo negócio — internamente ou externamente.

O primeiro impulso da maioria das pessoas é pensar nos clientes, funcionários e fornecedores, mas o conceito é amplo e é preciso refletir sobre a realidade de cada negócio para descobrir quais são os stakeholders da sua empresa. De modo geral, eles podem ser:

  • acionistas;
  • clientes;
  • comunidades locais;
  • sindicatos e ONGs;
  • imprensa;
  • associações, secretarias e outros órgãos públicos;
  • fornecedores.

Após mapear quais são os stakeholders, é importante classificá-los de acordo com a sua relevância para a empresa. Afinal, será impossível manter o mesmo nível de dedicação e comunicação com todos esses grupos.

Vale dizer que essa configuração deve ser flexível. Em determinado momento, pode ser necessário fortalecer o relacionamento com uma determinada comunidade para evitar conflitos, por exemplo, e isso pode fazer com que ela mude de lugar na classificação.

Qual é a importância de ter um bom relacionamento com stakeholders?

Não tem mistério: os stakeholders são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. É uma relação de troca. Assim como eles são impactados pela atuação da empresa, o nível de satisfação desses grupos influencia diretamente a saúde do negócio.

Por exemplo: sem clientes satisfeitos é impossível manter os lucros a longo prazo, certo? Da mesma forma, é importante que os acionistas estejam contentes para que o negócio continue recebendo investimentos de capital e mantenha uma boa imagem no mercado.

De modo geral, os principais benefícios de ter um bom relacionamento com os stakeholders são:

  • melhora na reputação da empresa;
  • aumento da produtividade;
  • mais criatividade e inovação na solução de problemas;
  • melhora na resolução de conflitos.

6 hacks de gestão de relacionamentos com stakeholders

Gerenciar os stakeholders da empresa está longe de ser uma tarefa fácil. Empatia, poder de negociação e equilíbrio, são algumas palavras-chaves que podem ajudar o negócio a manter esses relacionamento de forma saudável, sem perder os resultados de vista. 

Não sabe por onde começar? Separamos alguns dos principais hacks de gestão de relacionamentos com stakeholders para te ajudar:

1. Pense além do lucro imediato

Pensar apenas no lucro é insustentável e certamente vai trazer graves problemas de relacionamento para o negócio. É necessário investir em melhorar a experiência das pessoas que são impactadas pelas ações da empresa.

Inclusive, em alguns casos, vale a pena tomar decisões estratégicas para aumentar o seu valor de mercado e crescer — ainda que isso signifique a redução de ganhos em curto prazo. 

2. Desenvolva uma cultura de feedback

Estabelecer uma política de feedback ajuda a empresa a reconhecer o bom desempenho de funcionários, fornecedores e parceiros comerciais, assim como a pontuar para eles aspectos que podem ser melhorados.

Da mesma forma, é necessário solicitar feedbacks dos stakeholders para conseguir medir a satisfação, identificar o que pode ser feito para aperfeiçoar a parceria e traçar novas metas.

3. Seja transparente e assuma os erros

Alinhar as expectativas é essencial para evitar conflitos desnecessários e ter uma comunicação mais eficiente. Além de ter visibilidade de todas as informações que cada grupo de stakeholder necessita, a empresa precisa estar disposta a assumir os seus erros.

Afinal, todo mundo erra e isso não é diferente nas relações corporativas. Para que esses problemas não se alonguem, o melhor a ser feito é reconhecer o erro, corrigir a situação da melhor forma possível e adotar estratégias para evitar que ele aconteça novamente.

4. Adapte a comunicação

Depois de traçar o perfil de cada parte interessada, é importante criar mecanismos para adaptar a comunicação levando em consideração valores, necessidades, e preferências de cada uma.

Afinal, “falar a mesma língua” que o stakeholder é indispensável para fomentar a troca de ideias, estreitar os relacionamentos e evitar ruídos. A mesma lógica vale para os canais que vão ser escolhidos para transmitir as mensagens.

5. Invista em tecnologia e inovação

Não é exagero dizer que a tecnologia é uma aliada indispensável da gestão de pessoas. Existem softwares especializados em uma série de demandas da rotina empresarial e, é claro, eles impactam a experiência das pessoas envolvidas com o negócio. 

É possível aproveitar a tecnologia e a inovação de forma estratégica na:

  • organização e análise de dados;
  • distribuição de tarefas e metas;
  • mensuração de resultados;
  • agilidade em atividades operacionais;
  • entrega de produtos e serviços mais eficientes;
  • descentralização da informação.

Além de reduzir custos a longo prazo e  facilitar processos internos, investir em tecnologia ajuda a empresa a tomar decisões mais assertivas e, consequentemente, a atrair mais parceiros, clientes e investidores. Ou seja: todo mundo sai ganhando.

6. Ofereça recompensas e benefícios

O relacionamento pode ser fortalecido com ações práticas de reconhecimento. Uma ótima forma de fazer isso é oferecendo recompensas e benefícios às pessoas e empresas que ajudam o negócio a crescer. 

No caso dos colaboradores, construir uma boa Employee Value Proposition (EVP), ou seja, disponibilizar benefícios que façam real diferença na vida deles, ajuda a proporcionar uma série de benefícios, entre eles:

Como vimos, existem várias estratégias que podem ser adotadas para melhorar o relacionamento com stakeholders. Na dúvida, vale pensar nas premissas básicas que devem ser norteadoras de qualquer relacionamento: respeito, empatia, educação e honestidade.

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