Ferramentas de gestão de pessoas: 6 opções essenciais

Por

Carolina Lais

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Publicado em

21/3/22

Fazer um bom gerenciamento do capital humano da organização é uma tarefa complexa, mas indispensável para que a empresa alcance o sucesso. Para isso, o departamento de recursos humanos deve aplicar as ferramentas de gestão de pessoas.

Se forem utilizadas estrategicamente, essas técnicas podem ajudar a construir um ambiente de trabalho saudável, com times motivados e produtivos. Existem várias opções disponíveis e é necessário entender as necessidades do negócio para definir quando e quais ferramentas serão utilizadas.

Ao longo do conteúdo você entenderá melhor as seguintes ferramentas:

1. Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho permite uma análise individual e coletiva dos funcionários, além de relacionar as competências técnicas e comportamentais deles com a cultura da organização. 

O ideal é que ela aconteça de forma periódica para que a empresa consiga entender o que está funcionando e melhorar os pontos de atenção. Existem vários tipos de avaliação de desempenho (escala gráfica, 360º, da equipe, do líder) e a escolha do modelo também precisa ser feita de maneira estratégica.

Se feita adequadamente, a ferramenta pode ajudar o RH a:

  • identificar pontos que precisam ser melhorados no desempenho de um profissional ou time;
  • melhorar a qualidade dos feedbacks;
  • criar metas mais eficientes;
  • compreender se os resultados do profissional estão dentro do esperado;
  • otimizar processos seletivos internos.

Após a aplicação do questionário, é interessante que as respostas sejam comparadas com outros indicadores do RH, como a satisfação de clientes, a taxa de absenteísmo, a entrega de resultados, para aprofundar a análise.

2. Feedback contínuo

Ter uma boa política de feedbacks é indispensável para conseguir alinhar expectativas com o colaborador, reconhecer o trabalho que está sendo desenvolvido e pontuar o que precisa ser melhorado.

Isso precisa ser realizado regularmente para que o funcionário e a liderança acompanhem as melhorias e, se for necessário, corrijam os erros de maneira mais rápida. Existem várias técnicas para oferecer feedbacks de forma eficiente. Veja algumas dicas:

  • planeje quando, onde e como o feedback vai acontecer; 
  • seja profissional (deixe as impressões pessoais de lado e foque nos objetivos da empresa);
  • estabeleça uma rotina;
  • dê exemplos para facilitar o entendimento.

3. Pesquisa de clima organizacional

A empresa precisa entender como os colaboradores estão enxergando as rotinas, objetivos e valores da organização. Isso é importante para conseguir criar estratégias para desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A questão é que só observar o dia a dia dos funcionários não é suficiente para fazer essa análise.

Por isso, a pesquisa de clima organizacional é uma grande aliada para quem deseja compreender o nível de satisfação (ou insatisfação) dos colaboradores. Durante a aplicação, os profissionais são convidados a responder questões sobre diversos fatores, entre eles:

  • a política de remuneração e benefícios;
  • o relacionamento com as lideranças;
  • a organização e a infraestrutura do trabalho.

4. Plano de carreira

Você sabia que o brasileiro valoriza mais a chance de crescer na empresa do que o salário? Pois é. Ter um plano de carreira bem estruturado, que detalha a trajetória profissional que cada colaborador pode trilhar dentro da empresa, faz toda a diferença na gestão de pessoas.

O colaborador se sente mais motivado a produzir sabendo que os resultados estão sendo notados e vão ajudá-lo a conquistar níveis hierárquicos mais altos. Além disso, o plano de carreira, o plano de salário, e outras ferramentas de desenvolvimento de carreira, podem ajudar a reduzir a rotatividade de pessoal e a atração de bons talentos.

5. Programa de treinamento e capacitação

Investir no treinamento dos colaboradores é essencial para desenvolver uma equipe engajada e especializada, refletindo o compromisso da empresa com o crescimento de seus funcionários. A realização de um Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) é fundamental para identificar áreas de melhoria e garantir o uso eficaz dos recursos. 

Nesse contexto, a Twygo se apresenta como uma solução eficiente, facilitando a comunicação e colaboração dentro da organização, além de oferecer uma plataforma de treinamento adaptável e análises detalhadas que permitem aos gestores monitorar o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. Essa abordagem não só maximiza o retorno sobre o investimento em treinamento, mas também fortalece a cultura organizacional, tornando a Twygo um parceiro valioso na gestão de recursos humanos.

6. Mentorias 

Os profissionais que acabam de chegar na empresa precisam de ajuda para conseguir absorver um grande número de informações, além de se adaptar à rotina e ao ambiente de trabalho. Então, que tal deixar esse processo mais tranquilo e eficiente?

A mentoria é uma prática organizada pelo RH com o auxílio de um profissional mais experiente, com mais tempo na empresa e boas habilidades de comunicação. Esse colaborador mais antigo “apadrinha” a pessoa recém-chegada —  tira as suas dúvidas no dia a dia, explica processos internos. 

Além de acelerar o desenvolvimento, a mentoria é uma forma de incentivar a troca de experiência entre os colaboradores e melhorar a comunicação interna.

O impacto das ferramentas de gestão de pessoas pode ser gigantesco, especialmente se elas forem utilizadas com estratégia e empatia. O processo deve ser contínuo, acompanhar as necessidades dos funcionários e as inovações do mercado.

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