Fazer um bom gerenciamento do capital humano da organização é uma tarefa complexa, mas indispensável para que a empresa alcance o sucesso. Para isso, o departamento de recursos humanos deve aplicar as ferramentas de gestão de pessoas.
Se forem utilizadas estrategicamente, essas técnicas podem ajudar a construir um ambiente de trabalho saudável, com times motivados e produtivos. Existem várias opções disponíveis e é necessário entender as necessidades do negócio para definir quando e quais ferramentas serão utilizadas.
Ao longo do conteúdo você entenderá melhor as seguintes ferramentas:
- Avaliação de desempenho
- Feedback contínuo
- Pesquisa de clima organizacional
- Plano de carreira
- Programa de treinamento e capacitação
- Mentorias
1. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho permite uma análise individual e coletiva dos funcionários, além de relacionar as competências técnicas e comportamentais deles com a cultura da organização.
O ideal é que ela aconteça de forma periódica para que a empresa consiga entender o que está funcionando e melhorar os pontos de atenção. Existem vários tipos de avaliação de desempenho (escala gráfica, 360º, da equipe, do líder) e a escolha do modelo também precisa ser feita de maneira estratégica.
Se feita adequadamente, a ferramenta pode ajudar o RH a:
- identificar pontos que precisam ser melhorados no desempenho de um profissional ou time;
- melhorar a qualidade dos feedbacks;
- criar metas mais eficientes;
- compreender se os resultados do profissional estão dentro do esperado;
- otimizar processos seletivos internos.
Após a aplicação do questionário, é interessante que as respostas sejam comparadas com outros indicadores do RH, como a satisfação de clientes, a taxa de absenteísmo, a entrega de resultados, para aprofundar a análise.
2. Feedback contínuo
Ter uma boa política de feedbacks é indispensável para conseguir alinhar expectativas com o colaborador, reconhecer o trabalho que está sendo desenvolvido e pontuar o que precisa ser melhorado.
Isso precisa ser realizado regularmente para que o funcionário e a liderança acompanhem as melhorias e, se for necessário, corrijam os erros de maneira mais rápida. Existem várias técnicas para oferecer feedbacks de forma eficiente. Veja algumas dicas:
- planeje quando, onde e como o feedback vai acontecer;
- seja profissional (deixe as impressões pessoais de lado e foque nos objetivos da empresa);
- estabeleça uma rotina;
- dê exemplos para facilitar o entendimento.
3. Pesquisa de clima organizacional
A empresa precisa entender como os colaboradores estão enxergando as rotinas, objetivos e valores da organização. Isso é importante para conseguir criar estratégias para desenvolver um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A questão é que só observar o dia a dia dos funcionários não é suficiente para fazer essa análise.
Por isso, a pesquisa de clima organizacional é uma grande aliada para quem deseja compreender o nível de satisfação (ou insatisfação) dos colaboradores. Durante a aplicação, os profissionais são convidados a responder questões sobre diversos fatores, entre eles:
- a política de remuneração e benefícios;
- o relacionamento com as lideranças;
- a organização e a infraestrutura do trabalho.
4. Plano de carreira
Você sabia que o brasileiro valoriza mais a chance de crescer na empresa do que o salário? Pois é. Ter um plano de carreira bem estruturado, que detalha a trajetória profissional que cada colaborador pode trilhar dentro da empresa, faz toda a diferença na gestão de pessoas.
O colaborador se sente mais motivado a produzir sabendo que os resultados estão sendo notados e vão ajudá-lo a conquistar níveis hierárquicos mais altos. Além disso, o plano de carreira, o plano de salário, e outras ferramentas de desenvolvimento de carreira, podem ajudar a reduzir a rotatividade de pessoal e a atração de bons talentos.
5. Programa de treinamento e capacitação
Investir no treinamento e na capacitação dos colaboradores é uma excelente forma de contar com uma mão de obra mais especializada e engajar os profissionais. Afinal, quem não gosta de perceber que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento?
Antes de contratar uma empresa ou plataforma, vale a pena fazer um LNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento) para conseguir mapear quais pontos precisam ser aprimorados e evitar desperdício de tempo e dinheiro.
6. Mentorias
Os profissionais que acabam de chegar na empresa precisam de ajuda para conseguir absorver um grande número de informações, além de se adaptar à rotina e ao ambiente de trabalho. Então, que tal deixar esse processo mais tranquilo e eficiente?
A mentoria é uma prática organizada pelo RH com o auxílio de um profissional mais experiente, com mais tempo na empresa e boas habilidades de comunicação. Esse colaborador mais antigo “apadrinha” a pessoa recém-chegada — tira as suas dúvidas no dia a dia, explica processos internos.
Além de acelerar o desenvolvimento, a mentoria é uma forma de incentivar a troca de experiência entre os colaboradores e melhorar a comunicação interna.
O impacto das ferramentas de gestão de pessoas pode ser gigantesco, especialmente se elas forem utilizadas com estratégia e empatia. O processo deve ser contínuo, acompanhar as necessidades dos funcionários e as inovações do mercado.
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