Gamificação no RH: benefícios e como aplicar

Publicado em

30/11/2021

Atualizado em

Por

Aline Oliveira

Gamificação no RH: benefícios e como aplicar

Já reparou como é comum as pessoas gostarem de jogos, competições e desafios? Por que não implementar esse tipo de diversão nas estratégias de gestão de pessoas da sua empresa por meio da gamificação? 

Isso significa fugir do trivial e aplicar atividades lúdicas, comuns aos jogos, nas ações que envolvem o desenvolvimento dos colaboradores, assim como para aumentar o engajamento e o sentimento de pertencimento à companhia. Quer entender melhor como isso funciona? Navegue pelo nosso conteúdo!

O que é gamificação, afinal?

Quais os benefícios da gamificação para as empresas?

Exemplos de gamificação na área de RH

Como aplicar a gamificação na empresa?

O que é gamificação, afinal?

Gamificação no RH não significa transformar qualquer coisa que envolve gestão de pessoas em um jogo e muito menos em competição. Ela consiste em utilizar elementos que compõem os jogos para transformar em mais dinâmicas e engajadoras atividades corporativas que poderiam ser monótonas sem esse tipo de abordagem.

É uma estratégia que mescla o entretenimento ao desenvolvimento de pessoas e que visa motivar, engajar, ensinar e promover a interação entre os funcionários de forma lúdica, mas sem desconsiderar o mundo real.

E que tais elementos são esses? Nessa espécie de jogo corporativo, as dinâmicas podem ser implementadas de diversas formas: do ganho de pontos a conclusão de cada fase da jornada profissional, à recompensas por cumprir determinadas tarefas.

Além disso, a gamificação pode ser aplicada nas ações planejadas com foco em desenvolver o time com treinamentos e capacitações e fase de onboarding.

Quais os benefícios da gamificação para as empresas?

Não há dúvidas de que uma turma estimulada com atividades dinâmicas sente-se muito mais à vontade e engajada com as atividades. Nesse sentido, a gamificação é vantajosa, pois reflete em melhorias no dia a dia organizacional. Confira algumas delas:

Times mais preparados para desafios

Quando a empresa estimula uma competição saudável internamente, os colaboradores começam a desenvolver um olhar mais apurado em meio aos desafios e sentem-se mais preparados para resolver os problemas.

Isso acontece porque eles são provocados a sair da zona de conforto diariamente e isso é positivo para ajudar a solucionar conflitos, exercitar outros pontos de vista e ter mais autonomia no dia a dia. Tudo isso também ajuda a estimular a criatividade dos funcionários.

Estímulo à produtividade 

Quem não gosta de vencer desafios ou estar no topo entre os melhores em resultados? Esse é um dos principais benefícios da aplicação da gamificação no RH, pois, como precisam apresentar boa performance, os colaboradores tendem a se esforçar para ganhar mais pontos e sair na frente.

Aumento do compromisso e do sentimento de pertencimento

Vez ou outra o mercado reforça a ideia de que salário não é tudo e nem sempre é o atributo que mais atrai os profissionais às vagas de emprego.

Oportunidade de progressão na carreira e bom ambiente de trabalho estão entre as qualidades mais valorizadas atualmente, e a gamificação é uma ótima forma de reforçar esses diferenciais na sua empresa.

Isso acontece porque profissionais de alta performance sentem-se estimulados a crescer em empresas que incentivam o seu desenvolvimento. 

Com isso, a organização conta com funcionários cada vez mais comprometidos, tanto com o desenvolvimento da empresa quanto com o seu crescimento, e com sentimento de pertencimento cada vez mais forte.

Economia nas atividades de gestão de pessoas

Um dos principais desafios de todo RH e DP é conseguir reduzir custos com os processos que envolvem a rotina dos funcionários. Novamente, a gamificação é eficiente para economia nesse sentido, pois é possível planejar as atividades em plataformas integradas e automatizadas.

Sendo assim, não é necessário, por exemplo, que o profissional se desloque para realizar um treinamento ou que a companhia alugue espaços para realizar as atividades com esse fim. 

Ao investir em sistemas automatizados, a gamificação pode acontecer em diferentes níveis e para processos distintos, em um único sistema que reunirá todos os dados dos colaboradores. Já parou para pensar no quanto seu RH pode ser mais estratégico e econômico com o uso da tecnologia?

Exemplos de gamificação na área de RH

A gamificação é uma estratégia ampla e que permite que o RH trace suas próprias atividades para aplicação. Para isso, basta entender o conceito e usar a criatividade a favor das necessidades da empresa. 

Veja alguns exemplos de como ela pode ser inserida no dia a dia organizacional:

  • atividades de conquista de novas habilidades profissionais e consequente ganho de pontos a partir da finalização de cada fase;
  • realização de onboarding que premia a cada conclusão de etapas e conquistas e à medida que o colaborador avança no treinamento;
  • simulação da realidade do negócio por meio de games, como fez a rede hoteleira Marriot;
  • treinamento de lideranças por meio de perguntas aplicadas à gestão de equipes com o objetivo de identificar novos gestores.

Como aplicar a gamificação na empresa?

Dissemos anteriormente que gamificação não é transformar qualquer coisa em jogo e isso acontece porque as ações do RH devem ser estratégicas e planejadas de acordo com a realidade da empresa e com foco em resultados. 

Não adianta, por exemplo, implementar games que envolvam apenas uma parte da equipe ou em que o objetivo das atividades se perca no dia a dia. Com isso em mente, acompanhe algumas ideias de como investir nesse recurso!

Tenha clareza dos objetivos e defina as políticas do jogo

Todo jogo tem uma finalidade e, para alcançá-la, também existem as regras. Nesse sentido, é preciso que o RH saiba exatamente quais são os objetivos de cada ação que envolva a gamificação e, da mesma forma, comunique à equipe.

Por isso, é necessário definir como será a política de pontos, quais serão os benefícios, premiações ou gratificações, os níveis a serem alcançados, se haverá uma tabela de pontos, além de divulgar as regras de forma clara e acessível a todos os colaboradores.

Invista nos gatilhos certos

Uma boa medida para estimular nos colaboradores a vontade de participação é usar gatilhos mentais — os de urgência e escassez podem ser ainda mais efetivos.

Podem ser utilizadas, por exemplo, frases como “você tem 48 horas para responder à pesquisa e ganhar pontos” ou “restam poucos dias para você finalizar seu treinamento e passar para o próximo nível na sua jornada profissional”.

Analise os resultados e dê feedback sobre o desenvolvimento

Investir na gamificação é uma boa maneira de melhorar os resultados da empresa a partir do engajamento e da interação dos colaboradores com os processos. Para isso, o desempenho individual deve ser analisado constantemente, do contrário, torna-se uma atividade sem sentido.

Além disso, é fundamental que os jogadores saibam como está sua performance e tenham um retorno contínuo das suas fortalezas e fraquezas para que possam aprimorá-las. 

Por fim, é essencial ter em mente que é preciso conhecer a fundo os desafios da empresa para que a gamificação seja implementada nas atividades certas e que todo o time colha os benefícios dessa estratégia tão importante para os resultados da organização.

Você percebeu que a tecnologia é uma das aliadas para tornar o RH cada vez mais eficiente e que ela é fundamental nas ações de gamificação, certo? 

Por isso, selecionamos um material complementar no qual abordamos as principais tecnologias que todo RH precisa conhecer para gerir pessoas com eficiência. Não deixe de conferir!


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