RH 4.0: o que é, vantagens e qual a importância

24/9/2021

Por

Carolina Lais

RH 4.0: o que é, vantagens e qual a importância

A tecnologia impactou todas as relações da sociedade e o Recursos Humanos precisa acompanhar essa tendência para continuar cumprindo o seu papel. Diante disso, surge um novo conceito que merece a sua atenção: o RH 4.0. 

Muito além de adotar tecnologias no dia a dia, essa nova era do RH exige uma profunda mudança de mentalidade e coloca o setor em uma posição ainda mais estratégica nas empresas. Vem entender melhor como isso funciona!

Você vai ver neste artigo:

O que é RH 4.0?

RH 4.0 é o conceito que explica a influência da quarta revolução industrial, que afeta todas as áreas da sociedade, no trabalho dos setores de Recursos Humanos. Ele representa uma revolução digital do RH, com tarefas automatizadas e uso estratégico de ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, para alcançar melhores resultados.

O objetivo do RH 4.0 é aproveitar as inovações tecnológicas para aprimorar a gestão de pessoas, melhorar a implementação da cultura organizacional, bem como tornar os times mais produtivos e engajados.

É comum que as pessoas acreditem que, para adotar um RH 4.0, basta investir em tendências tecnológicas e otimizar processos. No entanto, como vamos mostrar ao longo do artigo, trata-se de um conceito mais amplo, que precisa ser colocado em prática por meio de um alinhamento entre a tecnologia, a estratégia e o capital humano da empresa.

Qual a importância de transformar o RH?

Por muitos anos o RH foi visto como um setor burocrático e tradicional, no entanto, muitas empresas já perceberam que um RH moderno e estratégico é bom para todos os envolvidos.

Inclusive, segundo dados do Future of HR 2020 insights, 3 em cada 5 lideranças do setor acreditam que o RH se tornará irrelevante caso o setor não se modernize

O mundo está cada vez mais dinâmico, conectado com a tecnologia e atento às questões sociais, como a diversidade e a inclusão nos ambientes. Para conseguir atrair e reter talentos o RH precisa se adaptar às novas necessidades e a tecnologia tem um papel indispensável nisso.

Uma das principais vantagens do RH 4.0 é a possibilidade de usar tecnologias para analisar as informações dos colaboradores e facilitar trabalhos administrativos. Com os dados adequados e profissionais menos sobrecarregados, fica mais fácil contribuir para os objetivos da empresa, auxiliar os profissionais e deixar o ambiente de trabalho mais saudável.

Veja alguns dos impactos dessa transformação:

  • foco na gestão de pessoas;
  • redução da burocracia;
  • mais conhecimento sobre o capital humano e melhoria na tomada de decisões;
  • aumento na atração e retenção de talentos;
  • melhora da comunicação interna;
  • recrutamento e seleção mais rápidos e eficientes;
  • melhora no clima organizacional e no absenteísmo;
  • automação de tarefas e aumento da produtividade.

Principais desafios do RH 4.0

Deixar o modelo tradicional para trás e incorporar as modernidades no dia a dia não é uma tarefa simples. Confira alguns desafios que o setor pode ter que enfrentar para implementar o RH 4.0:

Mudança de mentalidade

A transformação do RH só vai acontecer se os colaboradores do setor estiverem focados na inovação. Você já ouviu falar em mindset? Pois é! É indispensável trabalhar cuidadosamente a mentalidade de lideranças e colaboradores para introduzir as novas rotinas do RH 4.0. 

Não adianta apenas contratar vários softwares se ninguém compreende a importância desse investimento e o que pode ser feito com essa tecnologia.

Necessidade de investimentos

No início, é possível trabalhar a mentalidade dos funcionários e aproveitar da melhor forma possível as ferramentas tecnológicas que já existem no departamento. Entretanto, é natural que novas soluções tecnológicas apareçam ao longo do tempo e é interessante que a empresa se mantenha atualizada. 

Além de investimentos em tecnologias, a empresa vai precisar investir em treinamentos e cursos para que os colaboradores consigam modernizar os processos. Afinal, nem todo profissional de RH tem facilidade para lidar com tecnologia e é importante que a empresa ofereça os recursos necessários para que ele consiga se desenvolver adequadamente.

Período de adaptação 

O RH 4.0 não é incorporado em um passe de mágica. Como tudo que envolve uma mudança cultural, a modernização do RH precisa ser feita de maneira estratégica e isso requer um período de implementação e adaptação.

Além disso, as rotinas precisam ser atualizadas constantemente. Novas necessidades, desafios e oportunidades podem surgir pelo caminho. Empresas que decidiram adotar o home office no período pandêmico, por exemplo, precisaram acelerar a modernização do RH e quebrar novos paradigmas para manter a produtividade.

A tecnologia no RH 4.0

Na nova era do RH, a tecnologia faz parte do dia a dia e é aproveitada para melhorar a gestão de pessoas e otimizar o trabalho dos profissionais do setor. Existem inúmeros recursos tecnológicos e é impossível e desnecessário investir em todos eles.

Mas para conseguir escolher as opções que melhor atendem às necessidades da empresa, é importante ficar de olho nas principais tendências tecnológicas para o RH. Veja algumas delas:

Inteligência artificial

A inteligência artificial, conjunto de tecnologias que simulam o raciocínio humano, ajudam o RH a analisar comportamentos, cruzar dados, armazenar informações e fazer relatórios com mais eficiência.

De maneira prática, softwares de inteligência artificial podem ser usados para:

  • acompanhar indicadores (como taxa de absenteísmo e turnover);
  • cálculos de folhas de pagamento;
  • identificar candidatos mais aderentes ao perfil da vaga;
  • fazer o controle de jornada de trabalho.

People Analytics

People Analytics é uma metodologia que usa a tecnologia para coletar e analisar dados dos colaboradores. É um recurso muito importante para embasar a tomada de decisões do setor. 

Com o People Analytics, o RH:

  • conhece a fundo o perfil dos funcionários;
  • consegue  explorar os pontos fortes e trabalhar os pontos de dificuldade de cada colaborador;
  • verifica melhor o perfil dos candidatos e o fit cultural;
  • identifica quais benefícios corporativos fazem mais sentido para os times.

Armazenamento em nuvem

Se os dados são tão importantes para o trabalho do RH, é necessário garantir que os envolvidos possam visualizar e editar os documentos com facilidade. O armazenamento em nuvem garante que as informações possam ser acessadas remotamente, além de garantir mais segurança. 

Se um computador estragar, por exemplo, os dados dos colaboradores armazenados em nuvem não vão ser perdidos.

Ações para aproximar o setor de Recursos Humanos do RH 4.0

Agora que você já sabe o que é RH 4.0, seus benefícios e desafios, deve ter percebido que não é possível implementá-lo num piscar de olhos. O processo de transformação deve ser gradual e as etapas precisam ser adaptadas com cuidado.

Separamos algumas ações que podem deixar o seu RH mais próximo da quarta revolução industrial:

  • Identifique e otimize os processos de automação que o RH já utiliza;
  • Reconheça quais rotinas podem ser aperfeiçoadas com o uso da tecnologia;
  • Analise as tendências tecnológicas e invista nos recursos que forem mais interessantes para a estratégia da empresa;
  • Desenvolva a mudança de mentalidade dos envolvidos, principalmente das lideranças;
  • Engaje e estimule os colaboradores sobre os benefícios da transformação do RH.

Conclusão 

Com a implantação do RH 4.0, o fluxo de atividades do setor tende a ser desburocratizado e isso faz com que os profissionais da área tenham mais tempo para focar em questões estratégicas (que não podem ser resolvidas pela tecnologia).

Como vimos ao longo do conteúdo, o uso de dados é um dos pilares dessa nova era do RH. Se quiser se aprofundar nessa ferramenta poderosa, separamos um material incrível para você: Dados para RHs: como tomar decisões e otimizar gastos. Aproveite!

Dados para RHs: como tomar decisões e otimizar gastos


Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados