Pacote de benefícios: como otimizar o processo de recrutamento

8/6/2021

Por

Aline Oliveira

Pacote de benefícios: como otimizar o processo de recrutamento

Como entrar na disputa por profissionais qualificados pelo mercado e se tornar uma empresa realmente valiosa? Será que uma boa remuneração e benefícios tradicionais são suficientes para sair à frente da concorrência? Pois saiba que um bom pacote de benefícios é tão importante quanto os salários.

As vantagens para os colaboradores que vão além do vale-alimentação e vale-transporte, por exemplo — benefícios tidos como básicos —, atualmente, representam uma verdadeira ajuda em momentos de instabilidade financeira como o que vivemos. 

Por isso, os benefícios têm sido objetos de desejo e até critério de desempate na hora de escolher uma vaga. Veja quais são os mais valorizados pelos profissionais e como torná-los relevantes no seu processo de recrutamento e seleção.

Neste artigo, você encontra:

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são as vantagens que as empresas oferecem aos colaboradores como plano de saúde, vale-alimentação, Participação nos lucros e Resultados (PLR), auxílio educação, plano odontológico, vale-cultura, entre outros.

Percebeu que aqui não citamos direitos do trabalhador, como o vale-transporte, como benefícios? Fizemos isso para você perceber que os benefícios são aquilo que a companhia disponibiliza como um diferencial para o seu time e não como uma obrigação.

Ou seja, ela facilita o acesso à vantagens que visam promover o bem-estar, a saúde financeira, mental, entre outros benefícios reais e que podem ser usufruídos pelos trabalhadores. Isso nos leva a distinguir a diferença entre as vantagens corporativas e os benefícios garantidos por lei. Entenda a seguir.

Benefícios assegurados pelo regime CLT

Quem contrata colaboradores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho deve assegurar direitos, também chamados de benefícios, ao trabalhador para que ele possa cumprir suas atividades todos os dias, a exemplo do vale-transporte.

Afinal, sem dinheiro para se deslocar até o trabalho, o profissional não terá como comparecer à empresa, certo? E esse custeio não deve ficar a cargo do trabalhador, sendo determinado por lei como uma obrigação paga pela organização.

Além do vale-transporte, destacamos alguns outros direitos do trabalhador, de maneira geral:

  • férias remuneradas;
  • FGTS;
  • 13º salário;
  • adicional noturno.

Quais os benefícios mais desejados pelos colaboradores?

Um estudo realizado por uma empresa especializada em pesquisa de opinião já revelou que 61% dos entrevistados mudariam de emprego para trabalhar em uma empresa que oferecesse seguro de saúde

Outra pesquisa, ainda mais recente, também constatou que os benefícios voltados para a saúde dos colaboradores, seja física ou mental, estão entre os serviços mais valorizados por eles. Na lista dos mais desejados, temos:

  1. seguro ou plano de saúde extensível aos familiares;
  2. bolsas de estudos;
  3. horário flexível;
  4. auxílio-creche;
  5. plano ou seguro odontológico;
  6. planos de previdência para aposentadoria;
  7. home office;
  8. seguro de vida;
  9. tempo livre remunerado. Essa é uma forma de valorizar o tempo livre para recuperação de uma doença, enfrentamento de um luto, mesmo após o período previsto pela legislação.

Quais as vantagens de oferecer benefícios adicionais?

Iniciamos este artigo abordando o fato de benefícios tradicionais (apesar de também serem necessários) não serem benefícios que realmente brilhem os olhos dos profissionais durante o recrutamento, se lembra? Por isso, podemos dizer que os benefícios adicionais são a cereja do bolo no mercado de trabalho.

Isso acontece, pois quem é preparado e tem alto potencial de crescimento costuma ser cobiçado pelo mercado e, muitas vezes, têm a chance de escolher entre duas ou mais ofertas. 

Certamente, essa pessoa escolherá aquela que atribuirá mais valor no seu dia a dia, ou seja: a empresa que oferece, voluntariamente, serviços realmente vantajosos e que, sem a sua ajuda, provavelmente o colaborador não teria acesso. 

As vantagens retornam para a empresa por meio de:

  • profissionais que se sentem mais valorizados e, com isso, tendem a retribuir e se esforçar para entregar um bom trabalho;
  • colaboradores cada vez mais qualificados, principalmente quando a empresa oferece incentivo aos estudos;
  • menos trabalhadores doentes, pois os planos de saúde e as atividades da medicina preventiva promovem o acesso e a agilidade tanto para o tratamento quanto para a prevenção;
  • redução da rotatividade, já que os funcionários estarão mais satisfeitos e isso aumenta as chances de permanecerem na organização.

Como montar um bom pacote de benefícios?

Gostou da ideia de sair à frente dos concorrentes e oferecer a melhor percepção de valor para os profissionais? Vem com a gente, pois vamos mostrar passos básicos para montar um pacote de benefícios para ninguém colocar defeitos:

Garanta, de início, o essencial

Que os adicionais são as estrelas do seu pacote de benefícios você já sabe. Porém, é importante ter muita atenção para não cometer o erro de não garantir o básico tão necessário

Por exemplo: os colaboradores estão recebendo a recarga do vale-transporte da data certa? O valor do auxílio-alimentação está coerente com o mercado e, principalmente, com os valores gastos com alimentação na região onde a empresa fica? 

Os colaboradores só tiram férias no limite do prazo? Tudo isso deve ser observado para garantir que o beabá esteja sendo feito e, a partir disso, pensar em vantagens ainda mais interessantes.

Entenda os perfis existentes na empresa

Aqui vale analisar o perfil predominante na organização: são pessoas mais jovens ou mais velhas? Existem muitas mães e pais? A maioria dos colaboradores é escolarizada? São pessoas que valorizam a cultura?

Todas essas perguntas são fundamentais para se ter uma ideia de quais tipos de benefícios serão mais vantajosos. Se os times são compostos por pessoas com pouca escolaridade, uma medida é oferecer auxílio para estudarem. Por isso, é importante conhecer bem quem são essas pessoas e o que é importante para elas.

Faça uma pesquisa interna

Além de conhecer seus times a fundo, é essencial traçar um planejamento para realizar uma avaliação interna a fim de entender os apontamentos feitos pelos próprios profissionais. Afinal, são eles os beneficiados e nada mais justo do que ouví-los.

Pesquise os benefícios das empresas concorrentes

O principal foco é se tornar mais relevante no mercado de trabalho e atrair os melhores talentos para o processo de recrutamento, certo? 

Nesse sentido, uma boa medida é avaliar o que seus concorrentes estão fazendo, quais tipos de benefícios oferecem, qual a faixa salarial praticada, entre outros. O Glassdoor é um site que ajudará muito a colher informações nesse sentido.

Opte por uma gestão de benefícios próxima e inteligente 

Gerir os benefícios vai muito além de implementar as melhores vantagens; um bom gerenciamento requer proximidade dos gestores. Os líderes de áreas são os primeiros a serem procurados quando os colaboradores querem tirar dúvidas, por isso, eles precisam estar cientes das políticas de benefícios adotadas pela empresa.

Por esse motivo, é importante realizar reuniões com eles antes de implementar as melhorias e novidades do pacote de benefícios. Nesse momento, todas as dúvidas devem ser sanadas, pois isso ajudará a empresa a ter aliados para difundir as vantagens que os serviços oferecem.

Escolha bons parceiros

Tão importante quanto ter os líderes de áreas ao lado do RH, é escolher a dedo os parceiros para melhorar a gestão interna de benefícios. Não adianta, por exemplo, instruir os times se, ao precisar fazer qualquer alteração, a prestadora do serviço te deixa na mão e não resolve. 

Por isso, saiba que uma avaliação criteriosa das empresas que oferecem os benefícios que você pretende implantar é um passo estratégico para ter os melhores serviços e um bom atendimento

Tenha em mente que essa é uma ajuda fundamental para você conseguir implementar bons pacotes de benefícios, valorizar quem mais precisa e atrair os talentos com vantagens que poucas empresas oferecem. E a sua pode ser uma delas!

Já conhece a Pipo? Somos parceiros de empresas que buscam promover a saúde para seus colaboradores, por meio de uma gestão humanizada. Acesse nosso site e entenda melhor!

Estudo de caso: Pipo Saúde + Escola Vereda
Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Inscreva-se na Newsletter da Pipo!

Imagem de um brilho.

Pronto para simplificar a  gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma cotaçãoImagem de uma estrelinha.

Posts recomendados